sábado, 28 de maio de 2011

Você vê racismo em tudo?

Racismo é o ato de de discriminar alguém que não tenha a mesma raça que ele. Muitos acham que racismo é quando um homem branco discrimina um homem negro (Ou vice-versa). Racismo é quando um homem de um raça discrimina outro de outra raça dos seguintes modos: Se recusando a ser amigo dele ; recusando que seus filhos, amigos e parentes se misturem com pessoas da raça oposta; deixando de dar empregos e outros tipos de oportunidades de crescimento para pessoas da raça oposta e etc.
Racismo é crime e idiotice. Se você é racista, é trancado em uma cela tão fechada quanto sua mente.
Racismo é coisa séria. Racismo não é só racismo, é preconceito, bullying e muitas outras coisas.
Mas esta crônica não é para descrever o racismo, e sim para dizer que existem pessoas que assistem filmes, lêem livros, lêem notícias somente com o intuito de procurar racismo em tudo...
Estas pessoas são os verdadeiros racistas, que sempre associam qualquer tipo de  personagem negro ou notícia de afro descendente preso ou condenado a morte (isso apenas no exterior) com racismo.

Por exemplo, vamos começar com  o livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl.
Muito antes de virar filme pela primeira vez, A Fantástica Fábrica de Chocolate foi um livro lançado em 1964 pelo escritor Roald Dahl.
Na tal fábrica de chocolate citada no título do livro, os funcionários se chamam Oompa-Loompas, e são pigmeus de trinta centímetros que op dono da fábrica encontrou em uma tribo africana chamada Loompalândia, e que trabalham fielmente em troca de cacau (o alimento preferido destes seres).
Aí você me pergunta: O que os Oompa-Loompas tem a ver com o assunto inicial da crônica?
E eu lhe respondo:
Na versão original, os Oompa-Loompas eram descritos como  pigmeus negros da parte mais oscura da África, que trabalhavam em troca de cacau e nada mais.. Devido a isso, Roald Dahl foi acusado de racista, pois alguns editores, revisores e produtores gráficos arrumaram um jeito de relacionar os Oompa-Loompas com os escravos. Como o racismo não era considerado algo muito sério naquela época, apenas modificaram os Oompa-Loompas, os descrevendo como seres de pele rosada e cabelos castanho-dourados.
 Roald Dahl até já disse á imprensa que seu intuito fora dar a idéia de que os Oompa-Loompas eram feitos de chocolate, e não que eram escravos.
Agora me diga, você já viu alguma tribo africana em que todos tivessem a pele rosada e os cabelos dourados?
Não foi Roald Dahl que foi racista, ele foi realista! Os verdadeiros racistas foram os que relacionaram trabalhadores africanos e fiéis com os escravos de antigamente!
Mas, infelizmente, esse não é o único caso em que os negros são associados com racismo o tempo todo. Vamos falar do Brasil.
No cinema brasileiro, a história geralmente gira em torno de temas criminais ou humorísticos. Normalmente, os vilões (bandidos, cafajestes, golpistas) são interpretados por negros, e o papel de mocinho ( policias, heróis e personagens politicamente corretos) são interpretados por atores brancos.
Muitos brasileiros e estrangeiros (que enxergavam o Brasil como uma selva perigosa onde o crime reina até o lançamento do filme Rio) acham que isto é racismo. Mas eu digo que não.
Ninguém neste mundo pode negar que o papel de bandido, psicopata, cafajeste e inescrupuloiso é um papel muito difícil e delicado e que deve ser interpretado por um ator talentoso e que saiba se expressar corretamente.
O afro descendente geralmente é um ator melhor que o branco pois tem uma voz diferente (mais expressiva) 'e tem  a estrutura óssea mais acentuada, o que facilita os movimentos expresivos que caracterizam melhor o personagem. E o personagem mocinho, só quando é politicamente correto (nesse caso, atores como Selton Mello e Wagner Moura ficam de fora), normalmente é interpretado por um branco, pois os brancos não se expressam tão bem quanto os negros (que recebem o papel de vilão devido  a delicadeza com que o assunto  "mal-caráter" deve ser abordado, absolutamente nada a ver com racismo). Exemplo de ótimo ator negro e que no momento intepreta um personagem, de certo modo, cafajeste é Lázaro Ramos, e exemplo de outro bom ator branco que no momento interpreta um protagonista "do bem" e politicamente correto é Eriberto Leão.
Alguns atores que se salvam quando o assunto é papel de antagonista, estão Paola Oliveira, Reinaldo Gianecchini, Cauã Reymond, Patrícia Pilar, Mariana Ximenes e Gabriel Braga Nunes.
Colocar negros para interpretar antagonistas não é racismo, enxergar racismo nisso é que é racismo.
Bem, continuemos a falar de racismo, mas vamos sair da área de atores brancos e negros, e voltar a área da literatura, só que sem sair da área brasileira.
Vamos falar de Monteiro Lobato, mais especificamente de sua personagem Tia Nastácia.
Monteiro Lobato é considerado por muitos o pai da literatura brasileira e o melhor escritor do Brasil. Eu concordo apenas que ele seja o pai da literatura brasileira, porque o pai não precisa ser o melhor. Enfim, não é sobre isso que esse post fala.
Lobato é considerado racista por muitos, simplesmente por que, em seus livros, a única personagem negra era Tia Nastácia. Empregada do sítio, Nastácia é supersticiosa, resmunguenta e inculta.
Acham que Lobato é racista devido ao fato de Nastácia ser mais  inculta que a maioria dos outros personagens (inclusive as crianças) e ser a empregada do sítio.
Ridículo! Lobato a criou querendo ser realista, retratando que, naquela época, os negros tinham menos condições que os brancos, por isso não estudavam e trabalhavam desde cedo, o que os transformava em adultos sem muita cultura fazendo com que arranjassem empregos de empregados domésticos e etc.
Realismo não é racismo! 
E, a propósito, Lobato disse que Tia Nastácia fora inspirada em uma ama que teve m casa que ajudava a cuidar de seu filho Edgard, e que, devido a presença constante, tornou-se praticamente da família.
Talvez Lobato tivesse um "quê" de preconceituosoivesse um "quê" de preconceituoso, pois em seus livros já comentou que Tia Nastácia parecia uma "macaca de carvão". Mas racista ele não era, pois um racista não admitiria a presença de personagens negros em seus livros.
O verdadeiro racista é aquele que não pode ver algum personagem negro trabalhando em um "emprego baixo" e já relaciona isso com racismo.
Bem, e você?
Você relaciona qualquer personagem negro com racismo? Bem, tenho más notícias pra você.... Você é racista!
Ps: Selecione as frases que estiverem brancas para poder ler.




Post dedicado a Ana Gabriely, que está fazendo um trabalho sobre racismo, e acho que isso pode ajudar.

6 comentários:

  1. Kra....... Eu t vi GRITANDO comigo agora!!! Não q eu seja racista! Mas a forma como vc escreve, é como se estivessemos conversando lado-a-lado! Icrível!!! Continue o bom trabalho! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O propósito do texto é criar um relação próxima com o leitor, fico feliz que tenha funcionado. Obrigado e volte sempre.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O comentário removido me chamava de racista e burro.
      Mais uma vez, o tema "afrodescendência" foi mal aceito e foi visto racismo onde não existia.
      O próprio leitor excluiu seu comentário.

      Excluir
    2. Não se preocupe com esse tipo de pessoa. Não tem base em seus argumentos e por isso, se escondem e correm...

      Excluir
    3. Obrigado, Helena. Tenho plena certeza de meus argumentos, e aceito críticas..por isso que não apaguei nenhum comentário.

      Excluir