segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dez Respostas - Um Conto de Natal e suas adaptações.

A história de Natal mais famosa de todas é com certeza "Um Conto de Natal" (do escritor Charles Dickens). Por mais que não a conheça pelo nome, você deve se lembrar da história do velho ranzinza que foi visitado por três espíritos (dos Natais passados, Natal presente e dos Natais futuros) e passou a amar mais a vida e o Natal.
Agora, dez respostas sobre essa obra e suas inúmeras versões e adaptações.

                               01 -"Um Conto de Natal" é a obra mais famosa de Charles Dickens?


Não. Dickens, assim como Shakespeare, tem várias obras conhecidas pelo grande público. Ou seja, até quem não se interessa por literatura pode conhecer as histórias de Dickens. Entre alguns livros de Dickens que são mais famosos que "Um Conto de Natal" estão "Oliver Twist", "David Copperfield" e "Um Conto de Duas Cidades".


                                    02 - Se traduzido corretamente, qual seria o nome da obra?

O nome original do livro é "A Christmas Carol", que, traduzido ao pé da letra, seria "Um Cântico de Natal" ou "Uma Canção de Natal", fazendo alusão aos cânticos natalinos que povoam as ruas de Londres na época  das festas. Mas mesmo com o "erro" da tradução, o livro continua sendo ótimo.


                              03 - Os personagens da obra já inspiraram o criador de algum personagem famoso?


Sim, o personagem principal da história, Ebenezer Scrooge, é um velho ranzinza, sovina e muito muito velho. E, talvez graças a essas características, serviu como modelo para que Carl Barks criasse seu personagem Scrooge McDuck em 1947, traduzido no Brasil como o famoso Tio Patinhas.


    04 - O fato de Patinhas ser inspirado em Scrooge foi explorado em algum filme ou HQ?


Sim. Em 1983, foi lançado o filme "O Natal do Mickey", que era uma versão em desenho animado de "Um Conto de Natal" tendo seus personagens sendo representados pelos personagens do universo Disney. E, como era de se esperar, Tio Patinha foi responsável por fazer o papel de Scrooge, sem esconder as raízes da criação do personagem.


          05 - Qual foi a primeira adaptação para o cinema de "Um Conto de Natal"?


Tudo indica que o primeiro projeto para o cinema baseado em "Um Conto de Natal" seja "Scrooge, or, Marley's Ghost", filme dirigido por Walter R. Booth em 1901. Como era comum no início da história do cinema, os cineastas sempre optavam por histórias conhecidas pelo público, para que não ocorresse o risco de reclamarem da história do filme. Então, assim "Um Conto de Natal" foi escolhido para ser filmado pela primeira vez, sem saber que haveriam mais inúmeras adaptações para o cinema.

                       06 - Houveram musicais baseados em "Um Conto de Natal" ?
Claro. Como todo bom clássico, Um Conto de Natal teve várias adaptações para musicais. Entre os mais famosos estão "The Northern Ballet Theatre presents a Christmas Carol" (2005), "Scrooge's Rock'n Roll Christmas" (1984) e "A Christmas Carol: The Musical" (2004) com a brilhante atuação de Kelsey Grammer.

                             07 - Houveram versões brasileiras para "Um Conto de Natal" ?


Sim. A versão brasileira mais famosa de "Um Conto de Natal" é "Uma Canção de Natal para a Mônica", aonde a Turma da Mônica (mais famosa HQ brasileira) representa "Um Conto de Natal", sendo Chico Bento o Fantasma dos Natais Passados, Jotalhão o Fantasma dos Natais Presentes e Astronauta o Fantasma dos Natais Futuros.


                                08 - "Um Conto de Natal" fez sucesso na época em que foi lançado ou só veio alcançar reconhecimento anos depois?


Boas histórias são sempre boas histórias, independente se for de 1843 ou de 2012, se a história merecer, ela realmente fará sucesso em qualquer época. Quando lançado, "Um Conto de Natal" fez sucesso imediato,  transformando-se instantaneamente em um dos melhores contos natalinos, alcançando a marca de seis mil cópias vendidas em uma única semana.



               09 - Existem adaptações para histórias em quadrinhos de "Um Conto de Natal" ?


Sim. Uma delas já foi citada acima como "Uma Canção de Natal para a Mônica", mas, desta vez, me refiro a HQs "sérias", HQs que realmente são histórias em quadrinhos, as famosas "comics de super-heróis". Em 2011 , a DC Comics lançou a graphic novel "Batman: Noel", escrita e desenhada por Lee Bermejo,  que é sobre um Batman amargurado e melancólico (como Scrooge), tendo a Mulher Gato como o fantasma do passado, Superman como o do presente e o Coringa como o fantasma do futuro.

                                       10 - Qual o filme mais atual de "Um Conto de Natal" ?
Fora algumas versões por desenhos animados (como "A Mansão Foster para Amigos Imaginários" e "Os Muppets"), o filme baseado em "Um Conto de Natal" mais recente é "A Christmas Carol" (traduzido como "Os Fantasmas de Scrooge), produzido pelos estúdios Disney de animação. O filme foi lançado com versões em 2D e 3D. Alguns dos detalhes que tornam o filme ótimo são as ótimas animações (parecidas com as de "A Lenda de Beowulf"), a história genial (totalmente fiel ao livro) e a espetacular atuação de Jim Carrey como Ebenezer Scrooge.

Espero que algumas (ou até todas) das dúvidas que vocês poderiam ter referente a "Um Conto de Natal" e suas adaptações tenham sido esclarecidas nesse "Dez Respostas" que tanto curti fazer.
Se tiverem dúvida sobre a história realmente ser boa, saibam que "Um Conto de Natal" é o quarto livro de que mais gostei, e "Os Fantasmas de Scrooge", foto acima, foi meu filme predileto durante algum tempo.
Totalmente recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário