quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Top V - Natal no Rock


 Parece tradição. Todo ano, uma pequena temporada antes do Natal acontece algo com meu computador e fico sem internet. Sem internet, não há possibilidade de publicar nada por aqui. E a internet volta a funcionar justamente em tempo de publicar o especial de Natal. Foi assim ano passado, foi assim esse ano e tenho certeza de que será assim no próximo ano. E pra não ficar devendo, já anuncio que três semanas antes do Natal de todo ano é meu período de férias aqui pelo blog.
 Tudo certo? E pra comemorar o Natal sem ficar de saco cheio das MESMAS MÚSICAS sobre Cristo ou espírito natalino, organizei uma pequena lista com cinco músicas (mas em que serão citadas bem mais do que cinco músicas) que, dentro do rock, homenageiam o Natal á sua maneira.
 Rock on....e Feliz Natal!!




 V - Garotos Podres com "Papai Noel Velho Batuta"


 É realmente muito difícil falar de canções de rock natalinas sem mencionar as clássicas de punk rock que, por ventura, acabam criticando o feriado.
 Nesse caso, a clássica e podre banda punk Garotos Podres tem esse conhecido hino que degrada a imagem do bom velhinho. De um gordinho generoso que presenteia as crianças que se comportam, o personagem é narrado pela canção como um porco capitalista que dá presentes aos ricos e despreza os pobres. Ou melhor, COSPE nos pobres. E na canção ,extremamente otimista, também é proposto um plano para acabar com a raça do velhinho - Sequestrá-lo e matá-lo.
 O mais engraçado é que esta não é a única menção ao Papai Noel nas músicas dos Garotos Podres. Na canção Nasci Pra Ser Selvagem (uma versão em português de Born to Be Wild do Steppenwolf), é mencionado que, mesmo que o personagem tenha nascido pra ser selvagem e não ache a escola legal, Papai Noel só vai lhe trazer um Velotrol se ele passar de ano.
 Isso só prova que mesmo sendo podres, a banda ainda é composta por garotos que acreditavam e pensavam muito no Papai Noel. 

IV - Ramones com "Merry Christmas (I Don't Want to Fight Tonight)"


 Ainda se mantendo no punk rock, os reis desse gênero não podem ser esquecidos.
 Em 1989, o Ramones lançou o álbum Brain Drain, seu maior sucesso comercial (afinal, continha sucessos como "I Believe in Miracles" e "Pet Sematary"). E pela primeira vez o punk não criticou o Natal por ser uma data comercial, capitalista ou nada de tão negativo como o Garotos Podres fez.
 Muito pelo contrário, o Ramones pregou com todo seu amor nessa canção que "o Natal não é época para quebrarmos os corações uns dos outros".
 Já no Brasil, todos sabem que o Ramones causou muita influência em uma banda de punk rock e hardcore que faz muito sucesso por aqui até hoje - o Raimundos.
 E como não poderia deixar de ser, Raimundos acabou fazendo um cover dessa mesma canção no seu álbum Cesta Básica em 1996. E pode até ser dito que a banda estava com um grande espírito natalino, pois neste mesmo álbum também há outra música sobre o feriado, chamada Infeliz Natal que reflete sobre as diferentes situações de vida e, consequentemente, de comemoração do Natal no Brasil.

 III - The Beatles com "Christmas Time is Here Again"


 Em 1995, no álbum "Free as Bird", a maior banda de todos os tempos também teve sua vez de prestar homenagens ao feriado favorito de todo mundo - o Natal, com uma canção gravada em 1965.
 Contando com a participação de todos os integrantes (Paul, Lennon, Ringo e George Harrison) e ainda a de duas participações especiais de George Martin e Victor Spinetti nos vocais.
 A canção em si não é grande coisa. Arranjos simples em uma guitarra acústica que se tornam agradáveis junto ás vozes da banda, é apenas um cântico comum que repete seu título durante a letra toda.
 No fim da música é que a mágica é revelada. Uma mensagem de Natal sendo dita por cada um dos Beatles, mostrando que "a época de Natal está aqui novamente" e é por isso que precisamos ouvir belas mensagens e desejos de felicidade. Este é o Natal dos garotos de Liverpool.
 Fora da banda reunida ainda houveram duas grandes músicas sobre o feriado. Vindo de John Lennon, em 1971, surgiu a música "Happy Xmas (War is Over)" que serviu de protesto contra a guerra de Vitename e contava com a participação do coral de crianças do Harlem. Mas Paul McCartney não ficou para trás e no Natal de 1979 também lançou o seu hit de Natal "Wonderful Christmas Time". 
 

 II - The Killers com TODAS as suas músicas de Natal.

 
A banda The Killers, já tem um tempo, é bastante lembrada pelas suas músicas natalinas.
 Em 2011 eles lançaram logo seis de uma vez, no Ep "(Red) Christmas EP". Neste EP o destaque vai para "Don't Shoot Me Santa" (vídeo acima) uma música estranhamente animada e extremamente perturbadora (tão perturbadora quanto um Papai Noel de barba ruiva).
 "Don't Shoot me Santa" se trata basicamente de um apelo do eu lírico da canção para que Papai Noel não o mate. Estranho, não? O mais estranho é que a música, no Natal de 2012, ganhou uma sequência.
 A fantástica "I Feel it in My Bones", de perfeita melodia, letra e vídeo-clipe.


 
A música trata do mesmo eu lírico de "Don't Shoot me Santa" conversando com o mesmo Papai Noel interpretado por Ryan Pardey. O clima sombrio se mantém mas a melodia é muito mais contagiante e a voz do vocalista  Brandon Flowers se coloca de uma maneira tão mais emocionante e envolvente...como o Natal deve ser.
Depois disso ainda vieram as duas músicas seguinte. Em 2013 veio "Christmas in L.A." com participação do ator Owen Wilson no vídeo-clipe e a canção natalina de 2014 se mostrou como "Joel, the Lump of Coal" que conta  a história de um carvão enquanto a banda toda se veste de duende no clipe da música.


I - Queen com "Thank God It's Christmas".


 No nível de The Beatles, Queen é uma das maiores bandas de rock que já existiram. O quarteto formado por Brian May, Roger Taylor, John Deacon e o genial Freddie Mercury que sempre foi conhecido por suas músicas bem elaboradas de letras que prezem pelo amor, pela paz e pela felicidade geral. 
 E se o assunto é amor, paz e felicidade geral...como que a banda poderia se esquecer do Natal?
 Entrando no espírito natalino mas ainda sim pensando em fazer uma música genial, Queen lançou em 1984 a música "Thank God It's Christmas" que traduz perfeitamente uma das funções dessa festa e celebração linda que acontece antes do fim do ano.
 "Oh meu amor, nós tivemos nossa parte de lágrimas.
 Oh meu amigo, tivemos nossas esperanças e medos.
 Oh, meus amigos, esse foi um longo e árduo ano.
 Mas agora é Natal."

 Menções Honrosas

 Duas músicas natalinas que se enquadram muito bem no Natal.
 A primeira extremamente realista.
 A segunda é uma fábula muito bem-humorada.
 E para vocês...um feliz Natal a todos! o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário