sábado, 28 de maio de 2011

A Evolução das Histórias - Vampiros

Não. Não vou falar nesta postagem sobre como os vampiros sedentos por sangue e viciados em causar dor de antigamente se tornaram (com o perdão da palavra) as fezes brilhantes de hoje em dia.
Não.
Este texto é sobre como os vampiros surgiram, como surgiu o mito destas criaturas abomináveis (que estão ficando piores com o passar do tempo, seja isso um elogio ou crítica).
Bom, vamos começar remetendo a outro tipo de texto que 7% da população brasileira crê que seja outro tipo de mito, só que acreditado por um número maior de pessoas: A Bíblia.
Quem leu a bíblia sabe quem são Adão e Eva. Até quem não leu a Bíblia sabe quem são esses.
Adão foi o primeiro homem do mundo, e Eva foi a segunda mulher do mundo
Se você estiver se perguntando porque ela é a segunda mulher, sendo que Adão era casado com ela...Eu lhe respondo, que antes de Eva, Deus criou Lilith. Primeira esposa de Adão, primeira mulher do mundo, e primeira vampira...
Lilith foi criada a partir de fezes, poeiras e excrementos de Adão, fazendo alusão a inferioridade feminina, que era existente na época em que esta versão da história de Lilith foi criada. Em outras versões, ela foi criada da mesma maneira que Eva ( a partir de uma costela de Adão).

Lilith foi a primeira mulher, e mulher é mulher! Começou a reivindicar seus direitos, questionando por que deveria ficar em baixo de Adão durante o ato sexual, por que deveria respeitar as decisões de seu marido sem expor sua opinião . E como Deus era (segundo esta versão) machista, ele a expulsou do Éden, forçando-a a morar com anjos caídos, na beira do Mar Vermelho. Segunda outras versões, ela não foi expulsa, e sim saiu do Éden por vontade própria
Lilith tornou-se uma demônia. Até agora você está esperando os vampiros aparecerem na história.
Bem, anos depois( eu diria atê milênios depois, ou décadas, pois não tenho números certos), a Babilônia foi atacada. O povo babilõnico tinha  Lilith como sua deusa.
"Lilith sugará em dobro cada gota de sangue que você derramar de cada devoto dela." Foram as palavras de um babilônico que espalharam pelo exército inimigo e por todo o resto do mundo, o mito de que Lilith sugava o sangue de anjos caídos e em seguida os transformava em morcegos. Lilith virou a primeira vampira da história.
Para os hebraicos, Lilith tinha 100 filhos por dia, e durante o ato sexual  sugava o sangue de seus parceiros. Já que seus parceiros eram demônios, Lilith foi a responsável por reproduzir e espalhar os vampiros pelo mundo, já que tais criaturas sempre são comparadas com demônios.
Fugindo da Bíblia, a mitologia grega conta que o primeiro ser vampírico também fora uma mulher. Estrige era uma bruxa, e a noite se transformava em coruja para sugar sangue humano (Hã? Coruja sugando sangue humano? A religião grega tem histórias tão bizarras quanto...a nossa!). Na Índia, a primeira vampira foi mulher, e também a única vampira. A deusa Kali matava e depois servia em banquetes o sangue das pessoas que seus devotos queriam mal.
Até aí, podemos perceber duas coisas: Os vampiros sempre foram associados ás mulheres, por que os criadores destas lendas (se é que são mesmo lendas) sempre quiseram fortalecer a mulher, já que, naquela época, a mulher sempre era retratada como um ser frágil e indefeso. Outra coisa que podemos perceber, é que os vampiros eram únicos. Nasciam com seus poderes, e só eles tinham esses poderes. Não contaminavam a ninguém, somente a seus filhos ( isso, só no caso de Lilith, pois não há registros de filhos de Kali ou Estrige).

E foi no século XV que isso mudou, trazendo uma imagem de vampiros mais próxima do que a que nós conhecemos.
Se alguém teve uma vida obscura, foi triste, se suicidou, foi assassinado ou teve uma vida criminosa, normalmente ela morreria e voltaria para sugar o sangue todo de quem a havia feito sofrer. A pessoa assassinada normalmente se transformaria em um vampiro/zumbi também, pois morrera de modo obscuro.
Então, foi na Romênia, Hungria e todo o resto da Europa Ocidental que este tipo de vampiro foi criado. Nesta mesma época, a peste bubônica, febre amarela ( Uma das únicas coisas que Stephanie Meyer colocou em seu livro sobre "vampiros modernos" que realmente tem relação com vampiros de verdade.") viraram sinônimos de vampírismo. Quem tinha essa doença, era condenado a morte. Para vocês verem como sangue de Jeus tem poder as pessoas tinham tanta fé e no quanto cada mito era levado ao pé da letra.
Mas doenças e vida após a morte eram as únicas  coisas que te transformavam em vampiro, e o contato de dentes vampíricos com seu sangue não te transformavam em vampiro (Só se você morresse).
 Até porque, vamos analisar isso com uma suposição.
Se um cachorro te morde, você provavelmente se machuca ou pega raiva. Isso porque o cachorro tem os dentes afiados, que perfuram sua pele misturando o vírus da raiva com seu sangue ou carne. Mas se os cachorros não tivessem dentes afiados, e sim dentes retos e quadrados como os nossos, eles não conseguiriam perfurar nossa pele. Ou seja, nada de marcas de mordidas ou raiva.
Por isso que os vampiros não espalhavam seu vírus quando mordiam os humanos. Seus dentes eram retos e quadrados, como os nossos.



Tá, eu assumo que o cara que inventou essa de que vampiro deve ter dentes iguais aos dos humanos deve ser parente de Stephenie Meyer. Os dois devem ser tão queridos pela sociedade quanto...Jair Bolsonaro.

Mas, alguns anos depois, quando os vampiros começaram a espalhar o vírus através de mordidas... Finalmente essa porcaria de dentes iguais aos dos humanos fizeram sentido!
Com uma só mordida, um vampiro nunca conseguiria perfurar sua pele e espalhar os vírus.
Foi assim que os vampiros ficaram mais cruéis, precisando morder os pescoços de suas vítimas repetida e fortemetne para se deliciar com o sangue delas e reproduzir sua espécie.
Mas, cinco anos depois, a festa de mordidas acabou, quando nasceu o mito de que vampiros tem os caninos afiados, e com apenas uma mordida eles podem perfurar a pele dos atacados.
Acho que isso foi apenas para amenizar o mito, deixar os vampiros menos violentos, como nos contos de fadas. Sim, porque na versão original de Chapéuzinho Vermelho, há cenas em que ela se alimenta da carne de sua falecida avó, e bebe o sangue dela como se fosse vinho( Mas isso eu analisarei com mais calma em posts futuros).
Então, as lendas se juntaram, formando uma espécie de vampiro clássico, com as seguintes características:
Todo vampiro chupa sangue de humanos, morre á luz do Sol, tem poder de persuasão, é elegante, vive como um morto-vivo, foge de alho, objetos sagrados e água-benta, se transforma em morcego e possui força sobrenatural.


Bem, isso é um vampiro digno de ser chamado de vampiro.
Se bem que eles são personagens de domínio público, o que significa que qualquer um pode escrever sobre os vampiros e os modificar o quanto quiser, que isso não altera-rá em nada as idéias de outros escritores, desde que siga os conceitos básicos como "dentes afiados" e "morte no Sol".
Porque seria muito fácil criar um livro sobre jumentos alados que sugam sangue de esquilos cor-de-rosa  e chamar de vampiro só para conseguir mais compras da parte de nerds e fãs do terror. Mas seri anti-ético, e acabaria com a minha carreira de escritor que ainda nem começou.
 Se criar um ser novo e chamá-lo de vampiro fosse crime, Stephanie Meyer seria presa.
Vampiros aparecendo em espelhos, brilhando no Sol, bonzinhos ( de certa forma) , e preocupados com a moral? Isso é um absurdo!
Este "A Evolução das Histórias" serviu para mostrar que não tem nada de errado em você escrever sovre os vampiros  e fazer pequenas mudanças. Mas tirar o tom sombrio de uma das melhores criaturas da cultura pop e começar a descrever um vampiro como se fosse uma editora da Capricho ( que escreve muito bem, pois são obrigadas a escrever daquela maneira para tentar se igualar as garotas de verdade) de seis anos é ridículo.

Post dedicado ao site Twilight Haters Brasil, a minha amiga Aline, e aos meus desejos de que Stephanie Meyer leia isso e peça desculpas publicamente.

2 comentários:

  1. KAOSKAOSKAOSKAOSKAOSKAOS Adorei o post, principalmente a parte de a S. M. pedir desculpas publicamente! ^^ Muito boa essa! KKKKKKKKK

    ResponderExcluir