sexta-feira, 27 de maio de 2011

Crítica Literária - A Viagem do Peregrino da Alvorada

Há poucos dias terminei de ler o livro A Viagem do Peregrino da Alvorada, da série As Crônicas de Nárnia, escrito por C.S Lewis. Em ordem cronológica, é o quinto livro da série, mas em ordem de escrita é o terceiro. Foi adaptado para o cinema há pouco tempo, pela Fox (diferentemente dos dois anteriores, que foram adaptados pela Walt Disney), mas ainda não tive tempo de assistir o filme, entretanto, li o livro, e vou dizer agora o que achei.

O livro fala da terceira vez em que os irmãos Pevensie vão a Nárnia, mas somente dois deles vão (Edmundo e Lúcia), e levam, sem querer, seu primo resmungão  Eustáquio. Vão parar em Nárnia por meio de um quadro, que os puxou para dentro de si, os jogando para dentro do Peregrino da Alvorada, um barco narniano, que está a procura dos sete fidalgos que Miraz, o ex-rei cruel de Nárnia, baniu do páis maravilhoso. Dentre os conhecidos de Lúcia e Edmundo presentes no barco estão Caspian X (Sobrinho de Miraz, e agora rei de Nárnia. Foi Caspian quem teve a idéia de procurar os set fidalgos utilizamdo-se de um dos melhores barcos de Nárnia.) e Ripchip (Um rato valente, corajoso, e pode ser comparado aos soldados patriotas da Europa e de outros cantos do mundo, que são capazes de fazer de tudo por seu país de origem. É um dos mais devotos a Aslam, o grande leão, que está a bordo.)
Um dos personagens que mais me chamou a atenção foi Eustáquio Clarêncio Mísero, primo de Lúcia e Edmundo, que no começo do livro ( e em quase metade dele) era muito resmungão, mal -educado e infantil. Depois de passar por uma difícil situação (que citarei qual é mais abaixo, no quadro de spoilers), Eustáquio vai mudando aos poucos de personalidade, se tornando uma pessoa educada, amigável e agradável. Mas não muda por completo, mostrando, ás vezes, somenta ás vezes, que seu lado irritante e mal-educado ainda não morreu completamente. Acho que foi com Eustáquio que Lewis( o autor) quis mostrar que não é fácil se livrar de um vício (que no caso de Eustáquio é a má-educação) e que recaídas pequenas são normais, mas, de um jeito ou de outro, o vício acaba morrendo.
Em minha visão, Eustáquio também é o retrato das milhares de crianças que desistem da infância para pensar em coisas sérias e adultas, esquecendo-se de coisas de criança como brincar, se divertir, e acreditar em magia.
Em um dos capítulos finais do Livro, Caspian (já mencionado acima) recebe, em seu camarote do barco, um aviso de Aslam, o grande leão, dizendo que já está na hora de Lúcia, Edmundo e Eustáqui voltarem para o nosso mundo. Depois disso Caspian fica muito arrogante e perturbador, assim como Eustáquio e Edmundo em suas primeiras aparições na série, mas logo depois se arrepende de ter tratado todos mal e cai na choradeira. Esse é um retrato de como nós ficamos furiosos quando recebemos uma notícia ruim (como a morte de um ente querido), de como ficamos desesperados procurando alguém para culpar, e de como ficamos arrasados quando finalmente entendemedos que as coisas acontecem porque devem acontecer, e não existe nenhum culpado.
Como quase todos os livros bons, termina com um final feliz , com todas as metas compridas e desejos realizados.
Além disso posso comentar que Lúcia, a Destemida, disse algo para descrevero cheiro dos lírios, mas que serve também para descrever o amor, e que vou levar para a minha vida toda.

                        Sinto que não posso mais aguentar isso e, no entanto, não quero que acabe.
Se você tem o livro As Crônicas de Nárnia, Volume Único, coloque na página 510 para ler esta bela frase com seus próprios olhos.


Quadro de Spoilers
Eustáquio se transforma em dragão, o que muda sua personalidade depois de se transformar novamente em humano.
O Peregrino da Alvorada, o barco, consegue encontrar os sete fidalgos, mas dois deles estavam mortos. Um foi morto por um dragão, e o outro morreu quando foi nadar em um rio mágico que o transformou em ouro.
Ripchip, o Rato, navegou sozinho até o Fim do Mundo, e até hoje vive saltitando e lutando felizmente no País de Aslam.
No livro seguinte a este, Lúcia e Edmundo não retornam a Nárnia, mas Eustáquio sim. Só que no último livro da série, todos retornam a Nárnia, exceto Susana, a Gentil.

3 comentários:

  1. Não leve a mal... O post é legal, mas tem uns errinhos na escrita! Acho q foi a pressa! KKKKKK Mas kem não erra, né?? Dê uma revisada! (dnovo, não leve a mal! só kero t ajudar a dar MAIS qualidade ao seu trabalho! mais do q já tem!) Continue com o incrível trabalho! ^^

    ResponderExcluir