sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Por trás da letra de "Polly" (Nirvana)

Hoje, farei a análise da música "Polly" da famosa banda Nirvana. A música de hoje foi sugerida pela leitora Thamirys Pereira .
Polly, ao contrário de várias músicas de Nirvana, não é nem um pouco de se analisar, sendo que todas as suas ideias estão sendo expostas quase que por completo na letra, além do fato de existirem várias histórias sobre Kurt Cobain ter escrito a música após ter lido em um jornal sobre uma garota de quatorze anos que foi sequestrada e estuprada pelo sequestrador.
A seguir, o vídeo da música e a análise da letra da mesma.

Polly quer biscoito.

A primeira frase deixa meio que claro que, segundo os costumes estadunidenses, Polly é um papagaio. A frase "Polly quer biscoito", ao decorrer da canção, demonstra a figura de alguém submisso pedindo por algo, que poderia ser tanto um papagaio pedindo por biscoito (no literal) ou uma sequestrada pedindo por liberdade (o subliminar).


Acho que devo sair de cima dela primeiro

Antes de fazer qualquer favor por ela, o sequestrador antes precisa sair de cima dela, ou seja, ele estava abusando-a sexualmente.

Acho que ela quer água
Para apagar o maçarico

Agora ele demonstra que tem medo que ela fuja.E por estar tão paranoico quanto a isso, não concede seus desejos achando que ela irá dar um jeito de escapar.

Não sou eu
Pegue uma semente
Deixe-me cortar
Suas asas sujas

O sequestrador é louco, é uma vítima tanto quanto a própria garota raptada. Ele diz que não é ele o culpado pois ele sente que precisa fazer aquilo e que, por alguma espécie de obsessão romântica, ele quer ajudá-la, mas, mesmo assim, por ser louco, acaba sendo violentamente exagerado.

Deixe-me dar uma volta

A primeira frase da garota em toda a música. Ela está pedindo para que ele a deixe dar uma volta, para que ela possa passear, ver o mundo.

Corte-se
Quer ajuda?
Agrade-me
Tenho um pouco de corda
Você foi avisada
Eu te prometi
Era verdade

Ele foge do assunto, tentando distraí-la e a induzindo a ficar por ali. Ele é sádico, sente prazer em vê-la se ferindo, pedindo pra que ela se corte, se enforque etc. Se ela quiser ajuda vai ter que satisfazê-lo sexualmente, se ela não o fizer, ele irá agredi-la. E agrediu. O "era verdade" indica surpresa pela agressão tanto dele quanto dela.

Deixe-me dar uma volta

Novamente ela pede um pouco de liberdade.

Se corte
Quer ajuda?
Agrade-me

Novamente ele pede pra que ela se corte e diz que ela só irá sair dali ou conseguir o que pede se o satisfazer sexualmente.

Polly quer um biscoito
Talvez ela queira comer mais

Ele, finalmente, começa a considerar as vontades da raptada. O biscoito, no caso, representaria a liberdade, e Polly, o papagaio, representa o fato da garota ser submissa a ele.

Ela pediu para que a solte
Uma caçada seria legal para alguns

Novamente ele pense sobre soltá-la, pensando que poderiam se divertir juntos fora daquela casa. Mas ainda com a dúvida em sua cabeça, não toma uma decisão. 

Não sou eu
Pegue uma semente
Deixe-me cortar
Suas asas sujas
Deixe-me dar uma volta
Corte-se
Quer ajuda?
Agrade-me
Tenho um pouco de corda
Você foi avisada
Eu te prometi
Era verdade
Deixe-me dar uma volta
Se corte
Quer ajuda?
Agrade-me

Repetições.

Polly disse ...
Diz que suas costas doem
Ela está tão aborrecida quanto eu

A garota reclama de dor, continua dando motivos para o raptor a soltar. Ela demonstra tristeza por estar ali, e ele tão triste quanto ela, talvez por tê-la sem ela ter vontade de estar ali ou talvez por sua própria paranoia.

Ela me pegou desprevenido
Isso me surpreende, o instinto de sobrevivência

Eles foram dar uma volta, e a garota fugiu. O raptor se surpreendeu por ela ter fugido, o jeito como ela fugiu mesmo depois de ter conquistado a confiança dele. O jeito como ela foi embora sem se preocupar com os sentimentos dele. Isso o deixa surpreendido. Surpreendido e aborrecido.

Não sou eu
Pegue uma semente
Deixe-me cortar
Suas asas sujas
Deixe-me dar uma volta
Corte-se
Quer ajuda?
Agrade-me
Tenho um pouco de corda
Você foi avisada
Eu te prometi
Era verdade
Deixe-me dar uma volta
Se corte
Quer ajuda?
Agrade-me

Novamente repetições, só que essa, no final da canção, indica que o raptor continua sendo um raptor, raptando outra garota, tratando-a do mesmo jeito como tratava a outra, tratando-a como um papagaio, um reles animal de estimação. Tratando sua sequestrada como tratou Polly.


17 comentários:

  1. Por Deus, o Kurt era realmente muito sensível! E essa música, apesar dos rumores nunca terem sido comprovados, tem muito mesmo desse clima de sequestro/violência sexual.

    Só discordo um pouco quanto à "Polly wants a cracker". Acho que essa parte, bem como o resto, é literal. Acho que ela tava com fome. Também acho que ele se importava com ela, com o que ela pensava e queria. Assim, desde o início, ele sabia descrever os desejos de Polly.

    Acho que a música é o relato de quando ele começa a amenizar a situação, de quando ele vai se deixando levar por Polly. Ele estava cansado, "He's just as bored as Polly", e acabou "deixando" que Polly escapasse.

    Enfim... eu adoro muito o Nirvana. E, se puder, qualquer dia desses, tenta "Lithium" (pra passar no teste com louvor, hein?!). Fora o Nirvana, tenho outras sugestões, que vc pode ou não considerar:

    -The man who sold the world, de David Bowie
    -Jesus doesn't want me for a sunbeam, do The Vaselines
    -Rise, do Public Image Ltd.

    Beijos, Raphael!!
    Muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano ele não "deixou" ela escapar, ela fugiu, e bem imoral e errado você falar que ele se importava com ela, se não ele não teria sequestrado ela, estuprado ela e repetidamente espancado ela e obrigado ela a se machucar. No caso o que é óbvio que aconteceu é a preocupação dele dela morrer de fome ou sede e ele não poder mais fazer o que fazia com ela. Talvez não foi o que quis dizer, mas foi o que escreveu, mas presta atenção nas suas palavras.

      Excluir
  2. Obrigado, Thamirys, mas ainda acho que ele a tratava como um pet, sabe? O "Polly Wants a Cracker" continua sendo a prova disso pra mim, mas cada um tem seu ponto de vista, né? rsrs, e também não acho que ele tenha deixado ela escapar, ele acabou se deixando levar por ela, a tristeza e tédio dele era por sua própria paranoia, a meu ver. E pode deixar, adoro Nirvana e David Bowie, prometo analisar Lithium e The Man Who Sold the World, mas as outras duas ainda não ouvi. Valeu por tudo, Thamirys. =D

    ResponderExcluir
  3. Difícil analisar a complicada e controversa mente de um gênio adverso como Kurt Cobain... Polly mostra analogias ao funcionamento de uma mente perversa e sutilmente abrandada pelos apelos ou não de uma vítima... Fico imaginando o q o Kurt ficou pensando ao ver ou não essa noticia ou esse devaneio... sabe Deus o q foi... mas o fato, único talvez... é a "Pele q eu habito" q o Kurt criou tão magistralmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi uma tarefa difícil e simples ao mesmo tempo analisar esta letra, pois está tudo muito na cara, mas cheio de detalhes psicológicos próprios do Kurt, foi complicado decifrá-la. Sim, em tudo que fazia, Kurt era um mestre.

      Excluir
  4. Só foi um jumento em ter se matado... (se foi o caso de suicidio mesmo)... no restante foi um mago musical... conseguiu mudar prodigiosamente os caminhos do rock... problema foram os menos capacitados q acabaram destruindo o ritmo... o Kurt iniciou uma nova fase pós-punk... o grunge... é quase uma releitura de toda a reação q o punk gerou no rock... problema, como eu disse antes... foram alguns q se aproveitaram dessa onda e simplesmente destruiram o ritmo... num sou fã de fazer cenários... mas alguns monstros, como o próprio Kurt, o Renato Russo, Cazuza, Freddy Mercury, Hendrix, Mamonas... se ainda estivessem vivos... dariam um tempero muito maior pro cenário musical...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com você em número, gênero e grau...Kurt Cobain foi tão importante pra música internacional quanto Renato Russo foi pra música brasileira.

      Excluir
    2. Jumento é voce. O cara era depressivo, muitas pessoas tiram suas vidas por conta dessa doença. É facil julgar os outros, né

      Excluir
  5. Essa música foi feira baseada numa história real, na época da gravação do disco, foi noticiado q uma garota havia conseguido fugir de seu sequestrador, e isso deixou o Kurt mto sentido, ele fez a letra aos olhos do sequestrador, oq deixou mta gente puta

    ResponderExcluir
  6. Essa música foi feira baseada numa história real, na época da gravação do disco, foi noticiado q uma garota havia conseguido fugir de seu sequestrador, e isso deixou o Kurt mto sentido, ele fez a letra aos olhos do sequestrador, oq deixou mta gente puta

    ResponderExcluir
  7. Polly era uma mulher q ele nao conseguia satisfazer sexualmente. E à noite sozinho no seu sofá ele se sentia frustrado e expressava escrevento todo seu ódio tentando matá-la,mas ao mesmo tempo nao tinha coragem e pedia pra q ela se costasse ....mas tudo não passava de um desejo que ele botou no papel e fwz a música .

    ResponderExcluir
  8. Polly era uma mulher q ele nao conseguia satisfazer sexualmente. E à noite sozinho no seu sofá ele se sentia frustrado e expressava escrevento todo seu ódio tentando matá-la,mas ao mesmo tempo nao tinha coragem e pedia pra q ela se costasse ....mas tudo não passava de um desejo que ele botou no papel e fwz a música .

    ResponderExcluir
  9. Era fato que o sequestrador, embora fosse um sociopata com compulsividades sexuais ele tinha uma enorme frustração com sua impotência sexual....e a partir daí já não preciso dizer mais nada ....tudo se faz entender de forma bem mais palatável..... a maioria dos porquês da música Se esclarece pela sua impotência sexual..... sem dúvida kurt era um cara muito pirado ...não só por causa da letra desta música mas analisem as outras musicas também...o cara era louco....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara era um genio. Procura se informar antes de sair escrevendo bosta

      Excluir
  10. Esse anonimo falou muita bosta, um dos pontos que mostra que era sobre o caso da garota de 14 anos é a parte da agua pra apagar o maçarico, que foi uma das formas que o sequestrador usou para torturar ela

    ResponderExcluir
  11. nossa gente, eu tô meio que chocada com a tradução da música

    ResponderExcluir
  12. Kurt adorava Looney Toons, essa canção surgiu vendo o episódio A Day at the Zoo...

    ResponderExcluir