domingo, 22 de setembro de 2013

Quadrinhos - Chico Bento Moço Nº 1

Quando foi anunciado que a nossa amada e conhecida Turma da Mônica passaria pela singela mudança de que finalmente deixariam de ter seis anos para virarem adolescentes (ou jovens), toda a população do Brasil simplesmente vibrou.
Os mais leigos no assunto alegavam que seria fofo ver os personagens que os ensinaram a ler vivendo novas situações que não enfrentaram antes devido a sua pouca idade.
Os mais rebuscados em linguagem (como eu) alegavam que a Turma da Mônica Jovem seria uma ótima ideia por alguns fatores:

- As crianças que liam Turma da Mônica quando tinham seis anos, agora tem dezesseis anos e vão voltar a acompanhar a vida dos personagens que deixaram de acompanhar (possivelmente) por terem "crescido".
- Mauricio de Sousa é um gênio que pode criar histórias sobre qualquer tipo de tema. Porém, o fato da Turma da Mônica ser criança o limitava. Agora, a turma jovem abriria um grande leque de assuntos não tratados como drogas, sexo etc. 
- Ninguém pode negar o quão interessante é a ideia de vermos nossos ícones de infância crescidos e fazendo referências a animes e mangás. Além de estarem em um novo estilo de quadrinho.
- E por ultimo, mas não menos importante, a infinidade de personagens principais (Cebolinha, Cascão Magali etc) e secundários (Titi, Jeremias, Franjinha) na Turma impediria a temida falta de assunto pra ser abordado e também causaria a grande diversidade de material que o público poderia ter em mãos.

Mas se, por um lado, Turma da Mônica Jovem obteve tanto incentivo dos fãs Chico Bento Moço ( a versão crescida da turma da roça, também do Mauricio de Sousa) foi uma ideia muito rejeitada pelos fãs quando anunciada.


Muita gente reclamou que Mauricio de Sousa e sua equipe estavam querendo encher seus bolsos de dinheiro. Eles com certeza estão. Mas não é apenas isso. 
 Chico Bento Moço claramente não é apenas uma repetição do que fizeram com  Turma da Mônica Jovem. Claro que o conceito de "eles cresceram" é  o mesmo (até vemos uma referência a esta frase na capa acima), mas o conteúdo por trás (ou por dentro) deste conceito se altera bastante. 
 Pra começar, há um motivo para que o nome seja Chico Bento Moço e não Chico Bento Jovem. O tipo de realidade que será tratada em Chico Bento Moço será uma realidade totalmente diferente da de TMJ.
 Enquanto Cebolinha (o principal personagem masculino de TMJ) tem 15/16 anos e se preocupa em como conquistar a Mônica, Chico tem dezoito anos de idade e seu maior problema é enfrentar a vida na cidade e encarar a faculdade de agronomia. Um assunto tao diferente das referências a animes de TMJ que não poderia ter um nome como "Chico Bento Jovem". Este título faria parecer com que fosse tudo farinha do mesmo saco. E não é. 
 Chico Bento não é jovem, Chico Bento agora é moço!!


Outra queixa do público foi que o universo de Chico Bento não era rico e extenso o suficiente como o da TMJ para que houvesse exploração de conteúdo sem o risco de desgastar os personagens. 
Mas eu contrario esta ideia. Acho até que o universo de Chico Bento tem mais a oferecer do que o da Turma da Mônica. Enquanto a galera do Bairro do Limoeiro vive na mesma cidade de antes enfrentando novos tipos de aventuras, a turma da Vila Abobrinha tem a possibilidade de enfrentar novas situações com o passar da idade mas também levam vantagem em um quesito = O ambiente também é diferente do qual estávamos acostumados, criando mais personagens e ainda dobrando o número de possíveis novas aventuras. 

E, por falar em universo explorado, pode-se comentar que todo o potencial do Universo Chico Bento foi aproveitado. Pelo menos, na primeira edição, vemos referências a muitas coisas que conhecíamos dos gibis em que o Chico ainda era criança. Algumas são aparições de personagens e menções claras, outras já exigem um pouco mais de atenção (e conhecimento sobre a turma) para serem captadas.
Por exemplo, as principais referências encontradas na primeira edição de Chico Bento Moço se encontram na lista abaixo, por ordem de aparição:

A aparição mais bonita da revista. 

1 - Primeiramente, aparece Chico falando no seu clássico idioma ; O caipirês, enquanto conversa com sua amiga de infância, a vaca Maiada. 

2 - Enquanto Chico parte em direção a cidade de Nova Esperança para realizar uma prova, ele se lembra das pessoas que o apoiam. As presentes (enquanto abraça seu pai), as distantes (sua mãe rezando com velas e um terço) e as ausentes. Se tratando dos ausentes, Chico olha para o céu e observa uma estrela. De primeira vista, pode ser apenas uma estrela. Depois de melhor analisado, lembramos que aquela estrela pode ser a pequena Mariana, protagonista da historia "Uma Estrelinha Chamada Mariana", irmã mais nova do Chico que morreu ainda bebê e chegou a aparecer algumas vezes em forma de estrela para ajudar Chico e que, como mostrado na imagem acima, nunca o abandonou.

3 - Chico e Zé  Lelé fugindo de um exame de abelhas e pulam em um rio, assim como faziam na infância quando fugiam dos tiros de sal disparados pelo Nhô Lau. 

4 - Uma onça (o recorrente monstro que assombrava a turma quando criança) aparece e o pobre do   Zé  Lelé grita por socorro de um modo peculiar. "Oia a onça!". Quem se lembra dos antigos VHS com o filme do Chico que tenha este chamado como título. 

5 - Ao entrar na sala da Diretora Marocas (sua antiga professora) a turminha assume imagem de crianças aos olhos da mulher, o que nos passa uma bela sensação de nostalgia.

6 - Dois personagens clássicos aparecem. Primeiramente, o padre Lino da Vila Abobrinha dizendo para Chico que a fé move montanhas. Logo em seguida, o primo urbano de Chico, o Zeca, conversa com o pequeno caipira pelo telefone, mostrando que apenas mudou em tamanho e idade.

7 - Enquanto se despede de seu pai, Chico abraça também a galinha Giselda, seu favorito animal de estimação. 

8 - Um conhecido antigo do Chico aparece. Nhô Lau , que antigamente perseguia os garotos que roubassem suas goiabas, agora presenteia o rapaz com um saco cheio de suas goiabas.

9 - Provavelmente, o personagem que mais vibrei quando o reconheci na revista. Andando pela mata, Chico Bento encontra um homem negro e misterioso pedindo por fumo e que, também misteriosamente, some em um redemoinho. Revelando, assim, ser o Saci Pererê...personagem protagonista das historias que Chico ouvia de sua Vó Dita, que o encontra logo em seguida.


A única coisa que realmente daria motivos para os leitores reclamarem de Chico Bento Moço é o fato de terem sensualizado o pobre do Chico. Podemos aceitar que o público agora é  outro e que mudanças são aceitas na aparência dos personagens. Mas sensualizar o personagem que conhecíamos por sua ingenuidade e molecagem é quase inaceitável. Já colocá-lo sem camisa em três quadrinhos da página para que adolescentes histéricas gritem lendo, isso sim é  inaceitável. 

Porém, de resto, a revista parece bem completa. Claro que esta é  apenas a primeira ediçao, então nem podemos tomar nenhuma conclusão precipitada. Pode ser, claro, que quando o Chico finalmente chegar na cidade de Nova Esperança o roteiro se modifique e se distancie muito do que estamos esperando...gerando assim uma decepção. 
Mas se tudo for como na primeira ediçao, parece que Chico Bento Moço será uma ótima revista para colecionar. O que nos resta é  esperar e torcer pra que nos próximos meses, tenhamos material semelhante aos clássicos, como esse:


  

6 comentários:

  1. Chico é um moço da roça, que trampa pegando no PESADO, mesmo!..Não acho que ele foi sensualizado, só acho que como ele cresceu, e devido ao estilo de vida dele, seja natural ele estar meio musculoso na revista do bento moço.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ficar definido do jeito que ele ficou, só com academia e suplemento.
      Admito que ele deveria ficar forte pelo trabalho pesado que fazia. Mas uma força natural, e não essa de ex-BBB.
      Se fosse pelo trabalho pesado, o pai dele também estaria assim.
      Obrigado pelo comentário ^^

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Puxa vida, que chato, né? Sensualizaram "o pobre do Chico"!. Se sensualizassem o Cebolinha, ou o Cascão, ou qualquer outro personagem masculino, seria uma sacanagem dos produtores com eles. Homem não pode ser visto como objeto sensual.

    Mas a Monica poderiam sensualizar? "Aí, mano, como a dentucinha tá demais de biquíni!" E Se fosse com a Rosinha, a Magali, ou qualquer outra garota? Aí tudo bem, né? Não se pode mais mostrar rapaz sem camisa em nada que marmanjo chia.

    Para completar: marmanjinho quando vê garota em pose "legal" na tv, no cinema, na web, e sai por aí aos gritos e berros louco de apaixonado, todo mundo aplaude. "Garoto tem que ser assim, mesmo, aprender desde cedo a pegar as menininhas"!

    Mas as meninas não podem se manifestar que vem alguém (um marmanjo) e as chama de "adolescentes histéricas".

    ResponderExcluir