sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Evolução das Histórias - Rapunzel

Tenho duas notícias para vocês:
A primeira é que hoje estou inaugurando uma nova categoria aqui no blog, a categoria "A Evolução das Histórias" que mostrará contos (principalmente os de fada) e as diferenças entre sua versão original e a versão atual
E a segunda é que eu fui ao cinema assistir ao novo filme da Disney, Enrolados.
O filme mostra a história de Rapunzel, contada de uma maneira diferente. Muito diferente!
Então vou mostrar as diferenças entre a versão original e a versão atual do conto de fadas "Rapunzel".
 Na versão original (Escrita pelos Irmãos Grimm, e que pode ser encontrada no livro Contos para a Infância e para o Lar), um homem invadira a casa da bruxa, para buscar uma fruta que sua mulher grávida tanto desjara. Por três noites ele conseguiu roubar as frutas, mas na quarta tentativa ele fora flagrado pela bruxa, que resolveu poupá-lo da morte com uma condição: Quando a criança nascesse, ele a entregaria a bruxa. Assim aconteceu, a bruxa criou a menina como sua filha e deu-lhe o nome de Rapunzel ( Segundo os Irmãos Grimm, a bruxa escolhera este nome porque era o mesmo nome da fruta que o pai biológico da garota roubara). Quando a garota completou doze anos, a bruxa a pôs em uma torre alta, sem portas ou janelas, somente uma janela no topo, que servia para Rapunzel jogar suas tranças (que não cortava nunca) para puxar a bruxa até seu quarto.
Foi daí a, até hoje famosa, frase:
 _Rapunzel, jogue-me suas tranças!

Um dia, um príncipe passeva pela floresta e ouviu Rapunzel cantando. Encantado pela voz, ele voltava lá todos os dias, para ouvir a doce voz de Rapunzel.  Em um dia desses, viu a bruxa subindo até a torre, aprendendo a chegar até Rapunzel. Ele resolveu subir, então em uma noite, ele foi até lá e pediu a garota em casamento. Ela aceitou imediatamente, pois nunca vira algo tão bonito quanto o príncipe. Todas as noites o príncipe ia até lá, e dava um tecido a Rapunzel, para que ela tecesse uma escada de pano e, assim, fugir com o príncipe. Mas um dia, sem notar, perguntou inocentemente a bruxa: porque meu vestido está me apertando em torno da barriga?
A bruxa soube imediatamente que Rapunzel estava grávida, e, como castigo, cortou suas tranças e a abandonou num deserto. Quando o príncipe apareceu, a bruxa o enganou com as tranças, e quando ele chegou ao topo da torre,a bruxa o empurrou. Ele caiu com o rosto em vários espinhos de rosas, , o que o cegou. Rapunzel, no deserto, deu á luz as crianças gêmeas. Para alegrar os filhos, ela cantou. SUa voz atraiu o príncipe, suas lágrimas curaram sua cegueira e juntos viveram no reino do príncipe.


Alguns anos depois da versão original ser publicada, ouve uma única mudança na obra. Em vez de Rapunzel perguntar á bruxa porque o vestido estava apertado, simplesmente exclamou "Nossa, não entendo como é tão mais difícil transportar mamãe quanto transportar o meu príncipe", o que negava qualquer fato de Rapunzel ter engravidado do príncipe. O motivo? Naquela época, gravidez antes do casamento era algo inaceitável, e por conta disso fizeram esta pequena mudança.

Mais cinquenta ou sessenta anos depois, fizeram maiores mudanças no conto de Rapunzel:
Rapunzel era filha de um rei e uma rainha ( e não de pessoas comuns, como na versão original), e nascera com os cabelos naturalmente compridos, o que despertara ira em uma bruxa careca. A bruxa quis sequestrar Rapunzel apenas para provar que se ela não pode ter belos cabelos compridos, ninguém mais pode. O resto da histórias nunca mudou.
Infelizmente,a versão acima (que eu acho muito melhor que a original) não fez muito sucesso fora dos Estados Unidos, e aqui no Brasil a versão original é tida como a única versão do conto de Rapunzel.


Recentemente, a Disney lançou uma nova versão da história da Rapunzel, em um filme chamado Enrolados. É a versão de Rapunzel mais original do que todas as outras juntas. Não é possível resumir em poucas palavras, então vou escrever uma pequena sinopse:
Uma bruxa velha usa uma flor mágica para se tornar jovem. Como? Cantando. Ela canta para a flor e rejuvenese. Só que a rainha deste reino, estava grávida e muito doente. Os guardas do rei acharam a flor mágica, e com ele fizeram um  remédio para a rainha, que se curou e deu a luz uma menina chamada Rapunzel, com longos cabelos (mágicos como a flor). A bruxa queria sua fonte da juventude de volta, e como não pode arrancar os cabelos de Rapunzel (porque se os separar de Rapunzel, eles perdem a magia e ficam castanhos), levou Rapunzel para si mesma, e a trancafiou na torre citada nas versões antigas, tendo assim juventude eterna. Só que, Flynn Rider, um ladrão procurado, se esconde na torre de Rapunzel e, junto com ela, bolam um plano para fugir dali. Não darei mais detalhes, porque posso me empolgar e contar o filme todo.
Gostaria de acrescentar duas pequenas críticas ao filme Enrolados:
1 - Poderiam cortar cenas com a Rapunzel cantando e colcoar no lugar, cenas das aventuras de Flynn Rider.
2 - Quem dubla o ladrão é Luciano Huck, e dubla super bem. Mas acho que a voz dele não combina com o personagem, e só o escolheram por causa das piadas com narizes que ocorrem durante o filme.
Então, é isso. Prestem atenção nas histórias de hoje, pois poderão haver novas versões dela, no futuro.

4 comentários:

  1. Muito feras as versões mais antigas da história! ^^ E gostei dos comentários a respeito do filme Enrolados! KKKKKKKKK Assisti e gostei muito dele! ^^ Vc podia tentar tirar a porkria da senha dos comentários..... Me ajudaria muito! KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaha, obrigado pelos elogios. Mas o esquema das senhas é coisa do blogger, não tenho como mudar.

      Excluir