domingo, 22 de dezembro de 2013

Dez Respostas - O Grinch

O Natal se aproxima e, como de costume, o Literatura do Guimarães se adéqua a época e um texto temático surge. Quando o blog era mais informativo, o texto de Natal era uma biografia do Papai Noel. No ano passado, quando eu tava mais filosófico saiu todo um artigo sobre pessoas que odeiam o Natal.
 Como nesse ano eu (e o blog, por consequência) estão MUITO mais cinéfilos e nostálgicos, nada mais justo que falar de um dos personagens do Natal que eu mais gosto (e do meu filme natalino favorito): O Grinch.
 Se você o conhece -é quase certeza que conhece- com certeza é por causa do filme de 2000, dirigido por Ron Howard (diretor que adora adaptar livros do Dan Brown para o cinema) e estrelado pelo nosso tão adorado Jim Carrey.
 No filme de 2000, conhecemos o Grinch; Uma criatura verde e peluda que detesta o Natal, diferente de todo o resto da cidade em que mora...com exceção da pequenina Cindy Lou Quem, que mesmo gostando do Natal não consegue entender seu real significado. Com um roteiro imaginativo, divertido e incrementado pelas expressões faciais de Jim Carrey, os dois personagens preenchem, uns nos outros, o que faltam em seu coração.
 Sem mais informações e curiosidades aqui, começa uma pequena sessão com dez respostas e curiosidades sobre este filme e também toda obra relacionada a este icônico personagem natalino.




 01 - Da onde veio a história do Grinch?


Como muitos filmes bons,vem de um livro!! Em 1957, era publicado e inventado "How the Grinch Stole Christmas", que deu início a este icônico personagem e sua linda história. Claro, era absurdamente diferente do que se tornou no filme de 2000. Escrito para crianças, o livro dos anos 50 era repleto de ilustrações, com apenas 64 páginas e, o mais interessante, escrito todo em rimas. Desde as frases do narrador até as falas dos personagens (as rimas se mantém mesmo na versão em português).
 Engraçado, infantil e educativo o livro segue uma linha de escrita divertida e semelhante a de autores brasileiros como Pedro Bandeira e Ruth Rocha, que divertem a criança e encantam o adulto.

 02 - Quem inventou essa grande mitologia?



  Theodore Seuss Geisel, mais conhecido como Dr. Seuss. Nascido em 1904 e morto em 1991, foi um dos maiores e mais importantes cartunistas e escritores de literatura infantil norte-americana e mundial.
 Além de "Como o Grinch Roubou o Natal", Seuss foi o responsável por "Ovos Verdes com Presunto" (livro que as mães, nos EUA, costumam ler para seus filhos enquanto os mesmos ainda estão em sua barriga), O Gato da Cartola (que inspirou um filme e um desenho animado do Discovery Kids), O Lorax (adaptado para uma animação com Zac Efron e Danny DeVito na dublagem) e Horton e o Mundo dos Quem (também adaptado em animação).
 Embora fosse um homem de muitos sucessos e grande moral (afinal, lutou na Segunda Guerra apenas por odiar nazistas), seu ápice foi mesmo em 1957, com a criação de Grinch, seu personagem mais lucrativo.
 As maiores características de Seuss são sua narrativa divertida e comparativa, suas rimas, suas lindas ilustrações simples e a mania de colocar mundos novos dentro de lugares minúsculos (como a Quemlândia que, em O Grinch, fica dentro de um floco de neve e, em Horton e O Mundo dos Quem, dentro de um cisquinho ínfimo).

 03 - Quais as diferenças do livro e do filme?

 Muitas. A começar pela aparência d'O Grinch. Enquanto no filme ele é verde, peludo e assustador, no livro vemos um Grinch branco, de olhos vermelhos e...tá bom, assustador.
 Além disso, o livro também é, como mencionado, todo em rima. No filme, apenas a narração é feita em rimas e os diálogos correm normais. Os monólogos também. Sim, há monólogos.
Os monólogos também são um exemplo de diferenças entre o filme e o livro. Enquanto a obra literária foca em só uma linha de história e repleta de ilustrações pra entreter uma criança em sessenta páginas, o filme de 2000 adiciona muitas coisas bônus como explicações para certos acontecimentos da trama e chega a apresentar até mesmo novos personagens e cenas que fortalecem a relação do monstro cinematograficamente verde com a pequena Cindy Lou Quem.
 Isso tudo sem mencionar a personalidade do protagonista. Se no livro ele é antipático, malvado, ranzinza e fechado...no filme o overactor Jim Carrey o torna tudo isso, só que com caretas, gritos, expressões faciais e vozes engraçadas.

04 - O filme foi premiado? 


Todo Natal, pelo menos uma pessoa no mundo tenta reproduzir a maquiagem vencedora de Oscar.

Pouco premiado, mas foi indicado para vários prêmios. Alguns ótimos, outros tristes.
No caso dos ótimos prêmios, pode-se citar o Globo de Ouro para Melhor Ator em Comédia ou Musical, onde Jim Carrey foi indicado...mas perdeu para George Clooney, com o filme "E aí,meu irmão, cadê você?"No não tão grandioso Saturn Awards, Grinch levou pra casa um troféu de melhor música, devido a quantidade de músicas natalinas do longa ou da clássica "You Are a Mean One, Mr. Grinch".
 Já para compensar o prêmio pequeno no Saturn Awards, o filme também levou três indicações ao Oscar. Uma pra melhor figurino, um pra melhor direção de arte (ambos perdidos) e um para melhor maquiagem (que ganhou, afinal deve ser muito difícil maquiar um Grinch).
 Já se tratando de prêmios tristes, a obra também foi indicada para dois Framboesas de Ouro (prêmio para os piores do ano) em Pior Remake ou Sequência (que, felizmente, perdeu para A Bruxa de Blair 2) e Pior Roteiro (que também foi derrotado por Campo de Batalha, ficção científica com John Travolta).
 Disso tudo, o que podemos retirar é: A maquiagem de Grinch sempre será muito valorizada.

05 - Há outras obras baseadas no livro?



Sim. O curta-metragem "Como o Grinch Roubou o Natal" foi lançado até mesmo antes do filme O Grinch.
 Com estreia em 1966, o curta foi dirigido por Chuck Jones (gênio responsável por boa parte das aventuras dos Looney Tunes) e obtém, entre os cinéfilos, mais prestígio do que o filme de 2000.
 O curta segue a mesma história do livro, porém de modo mais fiel e sem acrescentar novos artefatos em sua composição, apenas colorindo o Grinch de verde. Todos os anos, durante a época de Natal e feriados do fim de ano, este pequeno filminho é exibido nos Estados Unidos, exercendo valor cultural quase tão grande quanto o de O Mágico de Oz, que é exibido todos os anos no dia de Ação de Graças.

 06 - O que é O Grinch?


 - What is the Grinch?
 - He is a Who. Well, he is not exactly a Who...he is a...
 - What?
 - Yes. He is a What.

 Em um universo onde todos são Quem (humanos com feições de roedor e alguns pelos espalhados pelo corpo, além de cabelos extravagantes), fica até difícil de entender o que é o Grinch. Tanto que, em uma cena, o pai da pequena Cindy chega a comentar que ele não é um Quem, e sim um Quê.
 Mas a verdade apresentada pelo filme é que Grinch não passa de um Quem que, enquanto estava caindo do céu em sua tradicional cesta, foi atingido por um vento muito forte e estranho. Assim sendo, desde pequeno ele já se mostrava como o único Quem esverdeado e felpudo.

07 - Por que ele odeia o Natal?

Se formos pegar o livro de exemplo, não obteremos resposta. O livro infantil (e também boa parte do início do filme)diz que ninguém sabe os motivos ao certo. "Talvez sua cabeça seja grande demais, talvez seus sapatos sejam apertados demais".
Também na obra literária, afirma-se que a resposta mais provável é que o coração d'O Grinch é duas vezes menor que os normais.
Já em obras cinematográficas, há o roteiro...onde todas as pontas precisam ser amarradas e todas as frases precisam de um ponto final. Ou seja, a aversão ao Natal cultivada pelo Grinch é explicada com a seguinte história:
Na infância, o pequeno Quem esverdeado estudava na escolinha como todos os outros Quem. Talvez um pouquinho mais bagunceiro, mas ainda sim normal. Certo dia, chega a época de Natal e a professora diz que cada um deveria dar um presente pra pessoa que mais gostasse. Logo, o pequenino rabugento decide presentear a linda (nos padrões dos Quem) Martha May com uma linda (nos padrões de..bem...ninguém!) boneca feita por ele mesmo. Ao aparecer na escola com o presente, o pequenino sofre bullying pelos outros garotos, especialmente por Augustus May Quem (que mais tarde se tornaria o prefeito) que lhe diz a frase clássica "Você tem oito anos e tem barba!".
Ao sofrer tamanha humilhação, o Grinch se revolta e destrói, na pancada, o Natal de sua escola e desenvolve um ódio imensurável pela data....ódio esse que ele leva até a vida adulta.

08 - Afinal, como o Grinch roubou o Natal?


"Than he got an idea. An awful idea. The Grinch got a wonderful awful idea."

Cansado das músicas de Natal, de ouvir os Quem festejando e de ter que ser submetido a todo aquele clima de feriado que tanto detesta, o protagonista resolve acabar com a festa...roubando-a. Então, na véspera de Natal ele surge nas casas de todos os Quem vestido de Papai Noel (com seu adorável cachorro Max fantasiado de Rudolph, a rena do nariz vermelho) e leva o Natal deles para o topo de sua montanha.
"Ué? Como assim ele leva o Natal deles?"
Sim! O Grinch rouba tudo aquilo que ele pensa ser o significado do Natal. Rouba a comida, rouba a árvore,rouba os presentes, os enfeites, as luzes e por aí vai. Achando que isso vai impedir o Natal de vir, O Grinch gargalha em sua casa. Mas quão grande não é sua surpresa quando...ele vem. Sem presentes,comida ou enfeites...o Natal vem.

09 - O que houve com o elenco de O Grinch?


Jim Carrey, intérprete grandioso e overactor do personagem principal,continua fazendo milhares de filmes por aí, incluindo O Todo Poderoso, Sim Senhor!, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Desventuras em Série.
Já Anthony Hopkins (que fez a bela narração do filme mas não tão bela quanto a que o Antônio Fagundes fez na versão dublada) também aumentou sua carreira depois deste filme, fazendo ainda Dragão Vermelho, Hannibal e A Lenda de Beowulf.
Mas pra isso ninguém liga! Todo mundo sabe o que o Jim Carrey anda fazendo, e Hopkins também vive na mídia. O grande motivo desta pergunta ter sido selecionada pra estar aqui é: Taylor Momsen, a intérprete da pequenina Cindy Lou Quem...o que houve com ela?
Ela cresceu, obviamente. Alisou as tranças bizarras e colocou maquiagem como um panda, trocou as roupas absurdamente coloridas por pretas e brilhantes...e virou vocalista de uma banda de rock.
Taylor Momsen dos anos 2000 - A garotinha de oito anos que se encantou com O Grinch e ria ao escorregar por um túnel coberto de neve.
Taylor Momsen em 2013 - A loira sexy e bissexual vocalista de The Pretty Reckles.
O que, é claro, te faz lembrar que a primeira música da banda é um solo vocal de "Where Are You Christmas?"

10 - Por que O Grinch é tão bom?
Ok, talvez esta seja a pergunta mais pessoal entre essas dez. Como mencionado, é o filme de Natal favorito deste blog porque o blog é meu e só meu e isso tem alguns motivos. Primeiramente, a mensagem que o filme passa é sensacional. É sabido por todos que a história de um personagem ranzinza detestar o Natal e depois começar a amá-lo é clichê e nem um pouco original. Mas com O Grinch é diferente, pois mesmo com criaturas peludas, esverdeadas e com feições de rato...vemos algo realista. O personagem, ao descobrir o verdadeiro significado do Natal, não apenas passa a gostar da data...mas vê seu coração crescendo e se torna uma pessoa melhor. E por falar em verdadeiro significado do Natal, O Grinch é DE VERDADE um filme para toda a família. Enquanto sua filha bebê dá gostosas gargalhadas com as caretas do monstro ranzinza, seu avô de oitenta anos deixa lágrimas escaparem com as rimas singelas e a engraçada, porém emocionante, história do mesmo monstro ranzinza que é imitado por todos que o assistem. E todo o público vai admirar o significado do Natal. O público religioso vai admirar o Grinch por perceber que Natal não é sobre presentes (e muito menos vingança), e o público não religiosa vai admirar o Grinch por notar que o Natal não se trata sobre consumismo ou também nenhuma outro acontecimento bíblico, e sim a união,a festa...o amor exigido e pregado pela data. O que importa é que além de ser um filme que se passa durante a época do Natal, O Grinch é um filme que te ajuda a entender o Natal. A entender que talvez o Natal não venha de uma loja. O Natal, talvez, signifique um pouco mais.


Um feliz Natal para todos que acompanham o blog! E cuidado com o Papai Noel...aposto que ele mora lá em cima só pra fugir do imposto de renda ;).

Nenhum comentário:

Postar um comentário