quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Por trás da letra de "Sugar" (System of a Down)

Observação: Fui obrigado a escrever o texto com diversas cores para que fosse possível lê-lo, devido a problemas técnicos do blogger.

Hoje, farei uma análise de uma letra complexa. System of a Down é uma banda com inúmeras letras diferentes, controversas, fazendo contraste entre si várias vezes, tornando quase impossível a tarefa de identificar opiniões dos músicos através das letras. Mas não farei uma análise da banda, e sim de uma única letra deles, uma de minhas favoritas: Sugar.
Mesmo sendo uma letra fácil de ser entendida (depois de lida várias vezes), é necessário relaciona-la com o clip da música, pra ver se o entendimento foi correto.
Abaixo, o vídeo com a música e a análise da letra.


Análise da introdução do clip:
O clipe começa com um telejornal iniciando, e um repórter (Eric Olas) dando três notícias.
A primeira : "As forças da NATO bombardearam Sérvia e Kosovo".
A notícia é cortada, e em seguida vem outra notícia: "Um homem não identificado está sendo interrogado pelo FBI por suspeita de ligações ás mortes do mês passado pelo vírus biológico".
E então, essa segunda notícia é cortada para abrir espaço a uma notícia irrelevante : " Um cão chamado Herói leva o prêmio anual..."
O repórter então interrompe a notícia e começa um discurso: Eu gostaria de poder dizer-lhe notícias mais pertinentes, mas estamos em um sistema de classificação aqui, e o fator chave é 'sensacionalismo'. Eles tem que correr em círculos, de 9 a 5 e 5 a 9 ... você é meu! Eu digo o que eles querem que você saiba, e você considera que a verdade. Ninguém está abrindo os seus olhos! Nossa economia global está acabando com o mundo de nossas vidas e recursos naturais! E você está feliz?! Qual é? Eu trabalho para o sistema! "
Claramente, uma crítica a imprensa e ao "sistema" que controla a liberdade de expressão...após isso inicia-se a música.

Abaixo, a execução da música no Rock in Rio do ano passado e a análise da letra a seguir:

As pessoas do chá de cogumelo
sentadas por aí o dia todo...
Quem pode acreditar em você?
Quem pode acreditar em você?
Deixe sua mãe rezar. 
(Açúcar) 2x

Aí começa a crítica a sociedade preconceituosa. As pessoas pensam muito no que a mídia massacra (como drogas) e se esquece de noticiar ou dar atenção a coisas mais importantes, como religião, injustiça do governo etc. A música começa com um tom irônico. "As pessoas do chá de cogumelo sentadas por aí o dia todo" soa como "os drogados ficam o dia todo sem fazer nada, apenas se drogando." Quem pode acreditar em um drogado? Ninguém dá atenção ás opiniões de alguém se ele for um drogado. Mesmo que suas opiniões sejam magníficas e corretas, se ele usar drogas, sua opinião passa a ser desconsiderada.
Esse trecho da música se refere a alguém que usa drogas e é ateu...quem pode acreditar ou dar ouvidos a um drogado? Pare de insistir e deixe sua mãe rezar, ela não vai te ouvir.
Açúcar, um pó branco e doce...relacionado com droga, o que vem a cabeça? Cocaína.


Bem, eu não estou lá o tempo todo, você sabe
Algumas pessoas, algumas pessoas, algumas pessoas,
Chamam isso de loucura. Sim, eles chamam de loucura. (Açúcar)

Nesse momento, o eu-lírico se rende. Ele admite que não está sempre nos locais onde se consomem as drogas, e que pode estar errado em defendê-la. Dando força a essa probabilidade, ele afirma que algumas pessoas chamam isso de loucura.

Eu jogo roleta russa todo dia, um esporte de homem,
com uma bala chamada vida. Sim, mamãe, chamada vida.

Roleta russa é um jogo que consiste em colocar apenas uma bala em uma das câmaras de um revólver e os participantes do jogo dão tiros em sua própria cabeça, até que um deles "acerta" e dispara a bala contra seu próprio crânio, causando assim sua morte.
Este trecho da música é uma metáfora muito bem construída...Assim como na roleta russa o que se teme perder é a bala, no uso de drogas os usuários temem perder sua vida.


Você sabe que toda vez que tento ir,
onde realmente quero estar 
é onde já estou.
Porque já estou lá!

Ele está viciado na droga. Tanto que está sempre drogado, chapado, sempre sob os efeitos da cocaína. Sempre que se droga com a finalidade de sentir os efeitos da droga, ele já está sentindo os efeitos...sempre tenta ir onde já está, de modo que nunca atinge um resultado satisfatório pra si mesmo, de um modo que vai continuar usando a droga até que obtenha o resultado esperado.

As pessoas do chá de cogumelo
sentadas por aí o dia todo...
Quem pode acreditar em você?
Quem pode acreditar em você?
Deixe sua mãe rezar. 
(Açúcar)

Eu peguei uma arma, outro dia, de Soko.
É bonitinha, pequena e cabe bem no meu bolso. 
Sim, cabe no meu bolso. (Açúcar)

Esse trecho dispensa interpretação. É a repetição do refrão da música (já analisado anteriormente), seguido por um relato simples. Soko, uma garota (Ou uma velha, como mostrado no clipe), o deu, ou vendeu, uma arma para que ele possa se defender daqueles que o atacam por ser usuário de drogas.

Minha garota, você sabe, ela se revolta comigo ás vezes.
E eu apenas a chutei. 
E, uuh, cara, ela está bem. (Açúcar)

Ele tem uma namorada que ás vezes o irrita,grita com ele, talvez até o agrida. E como consequência, ele a chutou. Mas não foi nada de mais, ela está bem. Mas ele não faria isso se não fossem os efeitos do  "açúcar" que usa.

As pessoas estão sempre me perseguindo,
tentando jogar minha cara no chão,
onde tudo que eles realmente querem fazer
é sugar a porra do meu cérebro.
Meu cérebro! (Açúcar).

É um desabafo. Ele usa cocaína e tem pensamentos lógicos sobre os mais diversos assuntos. Mas ignoram seus pensamentos e o perseguem por usar a droga, criticando-o e o ofendendo só pelo uso dessa substância química. Ainda se o perseguissem para ajudá-lo ou para oferecer conforto, mas não! Tudo o que eles querem é é humilhá-lo e agredi-lo, até que ele mude seus pensamentos e se torne igual a eles.

As pessoas do chá de cogumelo
sentadas por aí o dia todo...
Quem pode acreditar em você?
Quem pode acreditar em você?
Deixe sua mãe rezar. 

Eu me sento,
no meu quarto solitário.
Sem luzes,
sem música.
Apenas raiva.
Eu matei todos.
Eu estou longe para sempre,
mas estou me sentindo melhor.

Cansado de todas as injustiças cometidas contra si, de todas as pessoas que o perseguiam e o criticavam, ele perdeu a paciência e matou todos os que o julgavam, aniquilou suas preocupações e devastou todos os que o perturbavam. A culpa foi atribuída á droga que ele usa e, graças a isso, foi internado em uma clínica.
Sozinho, em seu quarto sem luzes e música ele se sente solitário, talvez até triste. Está longe de tudo e de todos para sempre, distante da civilização. Mas, entre tudo isso, ele se sente melhor, talvez por ter matado quem o perturbava e talvez por estar longe de novas pessoas que continuariam o perturbando.


Como eu me sinto?
O que eu digo?
Foda-se, tudo se vai.
Como eu me sinto?
O que eu digo?
Foda-se, tudo se vai.
Como eu me sinto?
O que eu digo?
No final tudo se vai.
Como eu me sinto?
O que eu digo?
No final tudo se vai.
Como eu me sinto?
O que eu digo?
No final tudo se vai.
Como eu me sinto?
O que eu digo?
No final tudo se vai
Como eu me sinto?
O que eu digo?
No final tudo se vai.
Como eu me sinto?
O que eu digo?
No final tudo se vai.
No final tudo se vai.
No final tudo se vai.
No final tudo se vai.
No final tudo se vai.

Sim, ele está internado, sozinho, livre de seus problemas. Mas, e o que acontece com seus ideais? Ninguém liga pra tudo que ele pensa? Ninguém liga pra tudo que ele sente? Então ele chega em uma conclusão. Foda-se, no final, tudo se vai. Ele não liga pra nada...no final tudo se vai, tudo vira cinzas, e ninguém se lembrará dele, que foi apenas mais um drogado com ideias sem sentido e sem importância.


26 comentários:

  1. loool muito boa a explicação realmente me ajudou muito a entender a letra vlw mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Thiago.
      Lembrando que esta é a minha visão sobre a letra. Sempre tem alguém que possa discordar e formular uma análise diferente.

      Excluir
  2. Fascinante sua visão da letra!!
    muito interessante :) .

    sou um grande fã do SOAD e admirei sua conclusão ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É gratificante ver fãs da banda concordando com a análise.
      Obrigado.

      Excluir
  3. na verdade é Sako, que é o técnico de bateria da banda :)

    ResponderExcluir
  4. Está errado. O Sugar Que ele se refere vem do sentido "Doçura" ou "Docinho" , um apelido carinhoso. E não ao pé da letra o próprio açúcar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk viaja não lek .. tá assim pra não ficar explícito .. pó se acha que eles vão falar cocaina na música assim .. e tds lá nos usa sabe que ele se refere a coca

      Excluir
    2. Então vamos lá dono da verdade, o inglês nem sempre se traduz ao pé da letra, o Sugar referido na música é um "apelido carinhoso" dado para chamar alguém de docimho ou doçura, não é porque o açúcar doce te faz lembrar cocaína que você deve confirmar que a música foi escrita com esse propósito. Deve ser aqueles caras do "ah se ta na internet é porque é verdade." Bom, é só uma música, então interprete do jeito que interpreto do meu.

      Excluir
    3. Ué, não sei pra que tanta discussão se o autor da interpretação deixou bem claro que é a visão dele.

      Excluir
  5. Você poderia fazer uma análise da letra da música Johnny do SOAD, vlw

    ResponderExcluir
  6. Não querendo me prolongar, mas acredito que nem de longe a música fala sobre vício em droga. eles usam esses termos na música para falar sobre a industria cultural, de que forma que a imprensa cria a notícia e como ela faz as pessoas ficarem entorpecidas se comportando da maneira necessária para manter o sistema econômico funcionando sem que percebamos seu prejuízo. sabemos que o sistema financeiro é o que controla tudo e estamos acabando com os recursos naturais através da produção desenfreada de artefatos para consumo cujo valor lucrado nesse mercado é utilizado apenas, na manutenção do próprio sistema e na produção de armas que podem destruir o próprio homem (daí o termo cogumelo, que também é um apelido do formato da bomba atômica ao ser explodida, e também a parte da roleta russa, e da vida).

    Então temos o seguinte quadro:
    1-precisamos mantar as pessoas produzindo.
    2-precisamos fazer as pessoas consumirem.
    3-precisamos desviar a atenção das pessoas. (então criamos o meio de comunicação em massa, para convencer, iludir e esconder a realidade, mantendo-as distraídas) <---essa parte aqui é a que fica visível onde entra a forma criada pelo sistema para manter as pessoas letárgicas para o que acontece ao seu redor, como um vicio.
    4-para podermos lucrar mais e investir em armamento que pode destruir a todos nós.

    Se pesquisar um pouco sobre liberalismo econômico, crise de capital e industrial cultural, junto com o vídeo poderá interpretar de uma forma mais critica e mais coerente com a premissa da banda.

    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazendo uma junção de sua análise com a análise de Guimarães é possível chegar mais próximo do verdadeiro significado da letra. Sua visão está correta, exceto quando diz que "de longe a letra fala sobre o uso de drogas", eu diria que, o uso de drogas não é o principal tema da letra como cita o autor, de todo modo, as drogas são um meio muito bem usado pelo sistema para manter o quadro que você colocou em seu comentário. Com o uso de tantas metáforas mencionando drogas para falar de conspirações, é possível que estariam ligando, mesmo que indiretamente, uma coisa a outra.

      Excluir
    2. De longe sua análise foi melhor que a do autor. Kombucha Murshroom não refere-se ao chá de cogumelo, isto é um medicamento usado no tratamento contra a AIDS(muito comum entre usuários de drogas injetáveis), mas não é aí que drogas são mencionadas, sim na pequena arma que cabe em seu bolso. O Açúcar pode ter vários sentidos, dois são mais evidentes cocaína e industria.

      Excluir
  7. "Nós não gostamos muito de explicar as letras das nossas músicas, cada forma de arte deve ser interpretada pela pessoa que observa, ouve ou vê, e se nós explicarmos a nossa definição de arte, que nem sequer é a mesma para cada um de nós, então isso poderia dificultar a concepção de uma ideia própria"
    Jhon Dolmayan

    ResponderExcluir
  8. Cada um ver de uma maneira, o importante é pegar um pouco de cada é ir fabricado a sua própria explicação.

    ResponderExcluir
  9. O repórter então interrompe a notícia e começa seu discurso: eu sou obrigado a falar que esse programa aqui tá uma poha

    ResponderExcluir
  10. Acabei de conhecer a banda é... Essa explicação da letra me deixou curioso... Mais curioso ainda. Obrigado pela explicação!

    ResponderExcluir
  11. Acho bacana interpretar uma letra e expor !

    Parabéns pela iniciativa ,respeito a sua interpretação ,mas acho que ele não fala de drogas .


    Na real ,eu acho que essa letra é para ser confusa e muitas vezes não há uma puta crítica por trás .Ela é irônica ,o Sugar expressão significa docinho ,querido como se ele estivesse vomitando seus sentimentos mas sem perder a compostura .

    O Kambucha é uma bebida probióticos ,uma espécie de chá com bastante cafeína .É uma bebida de origem chinesa ,entenda ,Serj é descentes de Armênios ,uma outra cultura ,essa bebida é tipo um café pra eles.

    Porém quem vai dar ouvidos a um Armênio na América ? Deixa a mãe rezar ...é tipo ,tua cultura aqui pouco importa .....tem a ver com imigrantes que não sejam ocidental ...algo assim ...elemdeve ter sentido muito isso na pele .

    Na segunda parte elementar camuflar que ele não é tão inserido muito nesse role kambucha ,isso mostra ,já que a maioria das pessoas acham loucura o choque cultural da coisa .....

    Na sequência ele fala da roleta russa que a única bala que está lá é vida ,o quão difícil deve ser viver fora dos parâmetros ...

    Mas entenda isso é um cara falando ....um cara à beira de um ataque de nervos ...que não está inserido na cultura local e é tipo marginalizado ,mas por estar por fora disso ele consegue ver que os locais são alienados .

    Interessante dizer que a parte da arma ,a sako é uma loja de armas americana e os americanos são bélicos e numa dessa ele tratou com a mina dele ,deu uma bica nela mas tá tudo certo ....tipo um HEADNECK .....elesnesta criticando a cultura americana ...... na sequência ele mata todo mundo pq ele não aguenta mais se fuder na América .....mas ele se sente bem por ter posto um fim !!

    Ou seja ,os americanos acreditam que resolver na bala é a solução é nesse momento da música o nosso eulirico realmente se adaptou a cultura local ,desforma totalmente distorcida .....por trás dessa letra ele no fim crítica o American life style !!


    Enfim tem muitos detalhes está letra e se repararmos a música tem uma cadência Be Bop (jazz) e isso é irônico pq onJazz ê a música popular nos EUA .....

    No clipe tbm ,a uma bandeira americana de fundo ....


    Por fim ,SUGAR é a mais pura ironia americana !

    ResponderExcluir
  12. Acho bacana interpretar uma letra e expor !

    Parabéns pela iniciativa ,respeito a sua interpretação ,mas acho que ele não fala de drogas .


    Na real ,eu acho que essa letra é para ser confusa e muitas vezes não há uma puta crítica por trás .Ela é irônica ,o Sugar expressão significa docinho ,querido como se ele estivesse vomitando seus sentimentos mas sem perder a compostura .

    O Kambucha é uma bebida probióticos ,uma espécie de chá com bastante cafeína .É uma bebida de origem chinesa ,entenda ,Serj é descentes de Armênios ,uma outra cultura ,essa bebida é tipo um café pra eles.

    Porém quem vai dar ouvidos a um Armênio na América ? Deixa a mãe rezar ...é tipo ,tua cultura aqui pouco importa .....tem a ver com imigrantes que não sejam ocidental ...algo assim ...elemdeve ter sentido muito isso na pele .

    Na segunda parte elementar camuflar que ele não é tão inserido muito nesse role kambucha ,isso mostra ,já que a maioria das pessoas acham loucura o choque cultural da coisa .....

    Na sequência ele fala da roleta russa que a única bala que está lá é vida ,o quão difícil deve ser viver fora dos parâmetros ...

    Mas entenda isso é um cara falando ....um cara à beira de um ataque de nervos ...que não está inserido na cultura local e é tipo marginalizado ,mas por estar por fora disso ele consegue ver que os locais são alienados .

    Interessante dizer que a parte da arma ,a sako é uma loja de armas americana e os americanos são bélicos e numa dessa ele tratou com a mina dele ,deu uma bica nela mas tá tudo certo ....tipo um HEADNECK .....elesnesta criticando a cultura americana ...... na sequência ele mata todo mundo pq ele não aguenta mais se fuder na América .....mas ele se sente bem por ter posto um fim !!

    Ou seja ,os americanos acreditam que resolver na bala é a solução é nesse momento da música o nosso eulirico realmente se adaptou a cultura local ,desforma totalmente distorcida .....por trás dessa letra ele no fim crítica o American life style !!


    Enfim tem muitos detalhes está letra e se repararmos a música tem uma cadência Be Bop (jazz) e isso é irônico pq onJazz ê a música popular nos EUA .....

    No clipe tbm ,a uma bandeira americana de fundo ....


    Por fim ,SUGAR é a mais pura ironia americana !

    ResponderExcluir
  13. Nossa adorei a explicação estar de parabéns
    #soadparasempre

    ResponderExcluir