terça-feira, 19 de junho de 2012

Eva, Isaac Newton, The Beatles e Steve Jobs realmente mudaram o mundo?

Já tem algum tempo que uma imagem bem polêmica (pelo menos entre os trolls que adoram arrumar confusão na internet) vem circulando pelas redes sociais. A imagem apresenta as quatro "maçãs" (usadas, claro, simbolicamente) que mudaram o mundo.
A imagem é essa a seguir:

A imagem apresenta a opinião de que Eva (primeira mulher criada por Deus, segundo a Bíblia), Isaac Newton (famoso cientista que viveu entre 1643 e 1727, que elaborou a teoria da lei da gravidade e as três leis de Newton que ajudaram a desenvolver a mecânica clássica), a banda The Beatles (famosa banda de rock dos anos 60 considerada a maior banda de todos os tempos) e Steve Jobs ( empresário, inventor e magnata americano responsável por várias invenções usadas hoje em dia como o IPhone, Ipad e o famoso sofwtware Itunes) mudaram o mundo.
Muitas pessoas questionaram isso, alegaram que Beatles não era bom o suficiente para ser comparado com Isaac Newton e que Eva não tinha patente para estar na mesma "lista" que Steve Jobs. Protestaram em vão, pois é completamente correto alegar que essas quatro personalidade realmente mudaram o mundo. A seguir,  a explicação detalhada de como cada um dessas personalidades mudou o mundo.


                                                       Eva - A Primeira Mulher


Relação com a maçã - Segundo os contos bíblicos, Eva foi a primeira mulher a ser criada por Deus, e foi expulsa do Éden (jardim conhecido como Paraíso) por ter comido e oferecido a seu marido o fruto que Deus os havia proibido de consumir. Esse fruto é interpretado muitas vezes pelos cristãos como sendo uma maçã.

Mudou o mundo ou não? - Sim. Antes de começar a explicação de minha opinião tenho que deixar claro que não possuo nenhuma crença ou religião em específica, respeito a todas elas e não sigo nenhuma, mas não posso ignorar que elas existem e que praticamente todos seguem ao menos uma. Então, Eva e sua maçã mudaram o mundo por dois motivos. O primeiro é que, segundo a Bíblia, Eva foi a primeira mulher de toda a história, e isso é um título digno de reconhecimento. E o segundo motivo para alegar que Eva tenha mudado o mundo é se lembrar de que, além de ter sido o segundo ser humano a ser criado, ela foi também uma das primeiras pessoas a serem punidas por seus pecados. Eva e "sua" maçã são a representação do pecado e da punição, sendo assim o primeiro "exemplo" de punição que Deus poderia proporcionar que a Bíblia ofereceu aos cristãos. O cristianismo se baseia, em geral, em respeitar e obedecer a Deus, e muitos efetuam essas tarefas com medo da punição, que foi apresentada logo no começo da bíblia com Adão, Eva e a primeira das quatro maçãs que mudaram o mundo.


                                                         Isaac Newton - Cientista


Relação com a maçã - Isaac Newton foi o grande cientista que formulou a teoria da lei da gravidade. Segundo mitos, Newton teria descoberto a lei da gravidade enquanto estava sentado debaixo de uma macieira e uma maçã acertou sua cabeça e, após esse acontecimento, Newton teve conhecimento da lei da gravidade. Embora seja um mito, essa história é o que, atualmente, faz com que as crianças entendam a lei da gravidade de modo mais simples.

Mudou o mundo ou não? - Sim, mais do que qualquer um nessa lista. Newton fundamentou um "estilo próprio" de mecânica, tendo em base as três leis que documentou, que, anos depois, foi chamada de "mecânica newtoniana" que finalizou o trabalho de Galileu e deu início á física. Além de isso já ter mudado o mundo por meio da ciência, houve outro modo que Newton mudou o mundo. Ainda focando na "mecânica newtoniana", essa mecânica se uniu a mecânica lagrangeana e mecânica hamiltoniana, fundando assim a mecânica clássica, muito útil a ciência atual.

                                   The Beatles - A Melhor Banda de Todos os Tempos


Relação com a maçã - Os Beatles fundaram o selo fonográfico chamado Apple (maçã em inglês) que era uma divisão da gravadora Apple Corps feita apenas para publicar material dos próprios Beatles, em 1968. Baseado no próprio nome, uma maçã verde foi escolhida como logo da empresa e, consequentemente, da própria banda The Beatles.

Mudou o mundo ou não? - Sim, e de maneira estrondosa e totalmente perceptível. Primeiramente, mudaram o mundo por meio do rock, revolucionando o rock, transformando o que era apenas mais um baladinha romântica que passaria com o tempo em letras significativas com metáforas e protestos em forma de música (característica que o rock não pode viver sem). E, segundo, Beatles mudaram o mundo por meio das mensagens trespassadas pelos compositores (todos os quatro), os cantores (John Lennon e Paul McCartney), seu guitarrista (George Harrison) e baterista (Ringo Starr), que influenciaram gerações. O próprio John Lennon (primeiro Beatle a morrer em 1980), tinha vários sucessos em sua carreira solo que faziam crítica ao governo como "Imagine" e "Give Peace a Chance" . Realmente, The Beatles foi uma banda genial formada por quatro músicos geniais. E essa banda realmente mudou o mundo.

                                                      Steve Jobs - Gênio da Informática


Relação com a maçã - Steve Jobs for presidente e responsável pela grande expansão da grande empresa de informática Apple Computers ("Computadores Maçã" em inglês), cujo logotipo era uma maçã. Até hoje, mesmo depois da morte de Jobs, todo aparelho lançado pela Apple vem com um logotipo de uma maçã mordida atrás .

Mudou o mundo ou não? - Sim. Apenas o fato de você estar lendo este texto prova que os atos de Jobs realmente mudaram o mundo. É totalmente correto afirmar que se não fossem as invenções de Jobs, os computadores ainda estariam lentos, podendo armazenar pouca quantidade de documentos e gigantescos esteticamente. Não importa o aparelho que você use para acessar a internet ou ouvir músicas diariamente, ou eles são ou foram inspirados em obras de Jobs, como Iphone, Ipad, Ipod, Macintosh e etc. Agradeça a Steve Jobs, sem ele não haveria a tecnologia como conhecemos hoje. E se o mundo atual se centra na tecnologia, é óbvio afirmar que Jobs não apenas mudou o mundo como também moldou um novo mundo.

Então, depois de explicar detalhadamente como e por quê essas quatro personalidades conhecidas realmente criaram grandes e importantes modificações para o mundo, duas coisas podem ser afirmadas com certeza:
1 - A maçã deveria se tornar o símbolo do sucesso e do desenvolvimento mundial.
2 - Nem todo imagem apresentada na internet é de conteúdo enganoso!

3 comentários:

  1. Uma análise profunda sobre maçã não é ?!
    Gostei muito do seu texto, na verdade, devo dizer que seus argumentos são muito bem colocados.

    parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tudo no mundo tem pontos curiosos a serem levantados, e assim como analisei a maçã de forma tão profunda, outras coisas poderiam ser analisadas...até mesmo um abacate. :S
      Volte sempre ao blog, obrigado pelos elogios.

      Excluir
  2. Muito bonito! Os textos foram bem argentados, mas as únicas maçãs que eu admiro e respeito são as de Newton e do jobs o resto não é nada, pôs a da Eva é fruto da desobediência, as dos the Beatles é fruto do sucesso só para agariarem dinheiro e fama! Mas já a dos dois citados em cima;
    O Newton ensina e tem os porques e os porquês, da lei da gravidade, já o steve o grande steve jobs mudou e revolucionou o mundo das tecnologias escrevo apartir de um iPhone e te garanto esses homens têm o meu respeito.Gostei do teu texo parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir