sábado, 2 de julho de 2011

Os finais de Harry Potter

Neste mês, mais especificamente no dia 15, será lançado o filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2", o oitavo e último  filme baseado nos livros da saga Harry Potter, de J.K. Rowling.
Quando forem vistos os  créditos descendo na enorme tela da sala de cinema, se terá certeza de que o filme acabou. Mas o final desse filme não é apenas um simples final de qualquer outro filme de Harry Potter, mas sim um final de filme que marcará o final de uma saga, o final de uma odisséia que criou toda  uma geração de fãs do mundo mágico por todo o mundo trouxa.
Avaliando o significado da palavra "final", é possível constatar que pessoas também podem ter seus "finais particulares". Como o fim de  um curso, fim de um namoro ou, o mais sombrio deles, o fim da vida. A morte.
Durante todos esses anos lendo e assistindo Harry Potter, qualquer fã percebe que inúmeros personagens da saga tiveram seus finais  particulares, ou seja, morreram.
No texto a seguir, citarei vários dos personagens de Harry Potter que morreram durante a saga.
Isso servirá para mostrar que, assim como os personagens de Harry Potter, a saga de aventuras do bruxinho terá um final nos cinemas como teve no mundo literário. Mas a magia nunca acaba, principalmente no coração de quem realmente é fã.


Comecemos com o texto, falando de alguns personagens que morreram antes dos acontecimentos do primeiro livro e filme, e que foram tendo suas histórias contadas durante o desenvolvimento da saga.

Mortes no Período Pré-Potter

                                                        Lílian e Tiago Potter

Pais de Harry Potter. Trabalhavam na Ordem da Fênix (organização criada para combater Lorde Voldemort, o mais poderoso mago das trevas de todos os tempos) juntos, e enfrentaram Lorde  Voldemort três vezes.  Isso fez com que o filho deles, Harry, fosse alvo de uma profecia que dizia que ele era o garoto que derrotaria Voldemort quando crescesse. Quando teve conhecimento dessa profecia, Lorde Voldemort começou a caçar os Potter e seu filho. Eles se esconderam e contaram o segredo de seu esconderijo apenas para Pedro Pettigrew, amigo do casal. Pettigrew traiu ambos, o que fez com que Voldemort encontrasse o casal.
Depois de assassinar Tiago, Voldemort disse a Lílian que pouparia sua vida se ele entregasse seu filho e fosse para o lado dele. Ela recusou e foi assassinada por Voldemort.
E esse sacrifício amoroso fez com que Harry sobrevivesse a Maldição da Morte e quase causou a morte de Voldemort.
Ambos morreram em 1981, quando Harry tinha apenas um ano de idade.

                                                  Mérope Gaunt
Mãe de Lorde Voldemort. Feia, pobre e de linhagem cruel, Mérope não tinha pretendentes até que resolveu usar seus dotes bruxos para conseguir um namorado. Com a ajuda de uma Poção do Amor, teve o jovem Tom Riddle como amante durante bastanto tempo, e logo engravidou de Tom. Grávida e ingênua, achou que o futuro filho criaria laços de amor verdadeiro  entre ela e Tom, e parou de lhe dar a Poção do Amor. Logo que ficou são, Tom fugiu. Então a desiludida Mérope foi para Londres e vendeu o Medalhão de Slytherin, sua única herança. Tempo depois, Mérope deu á luz em um orfanato de pessoas não-bruxas e morreu minutos depois de escolher um nome para seu filho: Tom Servolo Riddle, que mais tarde se tornaria o terrível Lorde Voldemort. Mérope morreu em 1926.


                                                         Ariana Dumbledore
Ariana é a irmã mais nova de Alvo Dumbledore, diretor da escola de Harry Potter. Além de Alvo, Ariana morava com seu outro irmão Aberforth, sua mãe Kendra e seu pai Percival.
Um dia Ariana estava brincando com magia ao ar livre, quando seus poderes se descontrolaram e foi vista por três garotos trouxas ( não-bruxos) que a mandaram repetir o truque. Não conseguindo, Ariana foi atacada pelos meninos, o que lhe deixou um forte trauma.
Percival, seu pai, torturou os garotos para se vingar pelo trauma da filha, e foi enviado para Azkaban, a prisão dos bruxos. Mesmo que escasso, a magia ainda estava presente em Ariana e, em um dia normal, ela perdeu o controle de seus poderes e assim matou sua mãe Kendra, e passou a ser criada pelos irmãos Alvo e Aberforth.
Foi então que durante uma briga entre Alvo, Aberforth e Gerardo Grindelwald (amigo de Alvo) um "feitiço perdido" foi em direção a ela, causando sua morte. Não se sabe quem foi o autor do feitiço, embora muitos fãs tenham teorias de que fora um feitiço de Alvo. A morte de Ariana  ocorreu  em 1899.

Então, continuemos com nosso texto. Agora falando dos mortos em Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro e filme da saga Harry Potter.

Mortes em Harry Potter e a Pedra Filosofal


                                                        Quirinus Quirrel
Quirrel era professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts (escola para bruxos em que Harry Potter estuda) e em uma das suas expedições pela Floresta Negra encontrou Lorde Voldemort (é incrível como toda "história da morte" de algum personagem envolve Voldemort). Ingênuo, medroso e crédulo como era, foi convencido  por Voldemort a ajudá-lo a roubar a Pedra Filosofal, artefato que transforma bronze em ouro e produz o elixir da vida eterna. Depois de algum tempo, Quirrel começou a dividir seu corpo com Voldemort, e por isso começou a usar um turbante para esconder seu "hóspede".
Voldemort sugava toda a energia e as forças de Quirrel, por isso o mesmo começou a atacar unicórnios e beber seu sangue, para fortalecer a Voldemort e a si mesmo.
No dia em que previa roubar a Pedra Filosofal, Harry Potter interviu e Voldemort foi obrigado a abandonar o corpo de seu hospedeiro. Fraco e sem a energia de Voldemort ou o sangue dos unicórnios para se fortalecer, Quirrel morreu. Isso aconteceu em 1992.

Em seu primeiro livro, a saga Harry Potter era pouco sombria mas ainda assim era melhor do que Crepúsculo, e por isso só ocorreu uma morte importante.
Agora, por falta de mortos no livro Harry Potter e a Câmara Secreta (segundo da saga), falarei um pouco sobre um personagem que morreu em um período Pré-Potter mas que demonstrou sua verdadeira importância no livro Harry Potter e a Câmara Secreta.

Sobre a Murta Que Geme


Seu nome verdadeiro ninguém sabe, mas é conhecida como Murta Que geme. Nasceu em 1932 e estudou em Hogwarts, na casa de Corvinal. Tem o rosto coberto por espinhas .
Umas de suas maiores características são seus óculos grossos e o uniforme de Hogwarts, que usa constantemente.
Ná epoca em que Lorde Voldemort (Tom Servolo Riddle) estudava em Hogwarts, ele, com seus poderes de ofidioglossia( dom de se comunicar com as cobras), conseguiu soltar ,de uma câmara secreta de Hogwarts, um basilisco (cobra gigante que mata com o olhar) pelos ecanamentos da escola.
Um dia, chorando no banheiro feminino de Hogwarts pela simples razão de sempre ser motivo de piadas das outras garotas, principalmente por seus óculos serem grossos demais, Murta não reparou que alguém havia entrado no banheiro e, quando reparou, era tarde demais! Era o basilisco de Voldemort que, quando olhou-a diretamente nos olhos, a petrificou e matou instantaneamente. Sua morte ocorreu em 1943.
Mesmo morta, Murta Que Geme continuou chorando e se lamentando por todos os lados, em forma de fantasma que assombra o banheiro feminino de Hogwarts.
Mesmo sendo histérica, desesperada, chorona e meio louca, Murta é uma das personagens preferidas pelos fãs, pois foi uma das maiores contribuintes para que Harry descobrisse os enigmas no livro Harry Potter e a Câmara Secreta.

Continuemos com nosso texto, agora falando sobre as mortes ocorridas durante o livro "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban".
Nesse livro, somente um personagem realmente importante, querido e lembrado pelos fãs morreu mas, de certo modo, voltou a vida.
Conheça agora a incrível história de um personagem que morreu injustamente pelas mãos do governo e voltou á vida graças á ajuda de seus amigos. Meu Deus, que narração dramática!

A vida, a morte e a incrível "ressurreição" de Bicuço.


Bicuço era um hipogrifo (criatura semelhante a um cavalo que, no lugar de pelos, possui penas, tem a cara semelhante a de uma águia, possui asas e em vez de cascos possui garras) que Rúbeo Hagrid, professor de Trato das Criaturas Mágicas de Harry, levou para uma de suas aulas para que os alunos aprendessem um pouco sobre os hipogrifos.
Após ser ofendido por Draco Malfoy, aluno mimado e esnobe de Hogwarts, Bicuço o atacou e feriu seu braço. Draco contou a seu pai ,Lúcio Malfoy (Servo de Lorde Voldemort), que tinha vários contatos no Ministério da Magia e, inclusive, era amigo um tanto quanto íntimo de Cornélio  Fudge ( o Ministro da Magia).
Devido a denúncia de Lúcio Malfoy, Bicuço foi condenado á morte pelo Ministério da Magia e executado por um carrasco especialmente contratado por Malfoy e Cornélio Fudge.
No final do livro, Harry e Hermione(sua melhor amiga) usaram um artefato mágico para voltar no tempo e conseguiram fazer com que Bicuço escapasse e colaborasse com a fuga de Sirius Black, o prisioneiro (preso injustamente) citado no título do livro, e assim voltando á vida. Bicuço morreu em 1994, e, com a ajuda de seus amigos que viajaram no tempo, voltou á vida antes mesmo de morrer.

Continuemos com nosso texto, agora falando dos dois personagens mortos no livro/filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo".

Mortes em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

                                                          Franco Bryce

Jardineiro da casa da família do pai de Voldemort, foi declarado suspeito (tanto pelos oficiais de justiça quanto pelos moradores dos arredores) do assassinato de todo a família paterna de Voldemort (os Riddle) mas foi declarado inocente por falta de provas. Mesmo com más lembranças daquela cidade ( porque os moradores o julgavam alguém de caráter duvidoso), Franco continuou morando na casa do jardim da mansão dos falecidos Riddle e, ao tentar flagrar possíveis invasores na casa de seus ex-patrões, deu de cara com Voldemort, Pettigrew e Nagini (cobra de estimação de Voldemort) que estavam em reunião. Foi assassinado no mesmo momento, em 1994.


                                                         Cedrico Diggory
Aluno de Hogwarts, Cedrico era namorado de Cho Chang e capitão do time de Quadribol da Lufa-Lufa. Em seu sexto ano em Hogwarts, Cedrico foi selecionado para representar Hogwarts no Torneio Tribuxo juntamente com Harry Potter.
Foi durante a Terceira Tarefa deste torneio ( A tarefa era cruzar um enorme labirinto cheio de armadilhas e encontrar a Taça Tribruxo) que Cedrico e Harry tocaram a Taça Tribruxo ao mesmo tempo e foram automaticamente teletransportados para o cemitério da pequena cidade de Little Hangleton. Esse teletransporte havia sido planejado por Voldemort, para que Harry viesse a seu encontro, mas seu plano falhou e acabou trazendo Cedrico junto com o garoto que pretendia trazer. Para que Cedrico não voltasse e contasse que Lorde Voldemort havia retornado, Voldemort ordenou que Pettigrew matasse Cedrico, e foi isso o que ele fez sem pestanejar. Cedrico morreu em 1995.

Continuemos com nosso texto, agora falando dos personagens importantes para a saga que morreram no livro/filme "Harry Potter e a Ordem da Fênix", o quinto da série.
Mortes em Harry Potter e a Ordem da Fênix


                                                                    Sirius Black
Sirius Black foi o melhor amigo de Tiago Potter e padrinho de Harry Potter. Foi preso em Azkaban acusado de denunciar Tiago e Lílian para Voldemort, quando quem deveria  ter sido preso era Pedro Pettigrew. Sirius fugiu de Azkaban e ficou conhecido por ter sido o primeiro bruxo a fugir de Azkaban (a prisão dos bruxos). No livro "Harry Potter e a Ordem da Fênix", houve uma grande batalha mágica no Departamento de Mistérios no Ministério da Magia, entre o exército de Lord Voldemort (Comensais da Morte) e o exército de Harry (A Ordem da Fênix) do qual Sirius fazia parte. Durante esta batalha, Sirius foi assassinado fria e impiedosamente por sua prima Belatriz Lestrange, que é uma Comensal da Morte, ou seja, fazia parte do exército de Voldemort. A Batalha do Departamento de Mistérios e a morte de Sirius ocorreram em 1996.

Continuemos com nosso texto, mostrando dois personagens importantes que morreram em "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", uma criatura mágica e um bruxo.
Mortes em Harry Potter e o Enigma do Príncipe

                                                                        Aragogue
Aragogue é uma acromântula (aranha gigante) cega criada por Hagrid (amigo e professor de Trato das Criaturas Mágicas de Harry) e que morou em Hogwarts por um tempo, mas fugiu para a Floresta Proibida depois de ter sido acusada de ser o monstro da Câmara Secreta, quando o verdadeiro monstro era um basilisco, e na flroesta construiu uma colônia de acromântulas. Em 1997, Aragogue ficou doente e morreu do tamanho de um filhote de elefante, e foi retirado da floresta por Hagrid para que seus filhos não o devorassem.
Aragogue foi enterrado em um poço perto da cabanda de Hagrid, e em seu funeral estavam presentes Hagrid, Harry e Horácio Slughorn (professor de Poções durante o sexto ano de Harry em Hogwarts) que, em um momento de distração de Hagrid, já bêbado, conseguiu retirar um pouco do valioso veneno de Aragogue. Como já citado anteriormente, Aragogue morreu em 1997.


                                                                Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore foi diretor de Hogwarts, e fundador da Ordem da Fênix (uma organização criada para lutar contra Lorde Voldemort e seus servos).Antes que Harry Potter o fizesse, Dumbledore era tido como o único homem capaz de derrotar Voldemort, e foi o único homem do qual Voldemort teve medo um dia. Em julho de 1995, Dumbledore destruiu o Anel de Peverell, uma das Horcruxes(objetos que contêem um pedaço da alma de um mago, mantendo-o vivo por mais tempo), porém, o anel carregava uma maldição e Dumbledore descobriu que morreria em um ano por causa do anel amaldiçoado e que Voldemort queria sua morte. Sem querer morrer por nenhum dos dois motivos, então pediu para que Severo Snape ( seu espião no exército de Voldemort e professor de poções durante cinco anso e professor de Defesa Contra as Artes das Trevas durante mais dois) o matasse.
Em junho de 1996,Dumbledore vai com Harry a uma caverna buscar o Medalhão de Slytherin( herança da família de Voldemort), e quando retornam a Hogwarts descobrem que Voldemort e os Comensais da Morte a invadiram. Dumbledore foi desarmado por Draco (que fora incumbido da missão de matar Dumbledore) e Snape o matou antes que Draco o fizesse. Assim, Dumbledore morreu pelas mãos de seu amigo, no ano de 1996.

A seguir, a lista de todos(Ou quase todos) os personagens que morreram em "Harry Potter e as Relíquias da Morte", sétimo e último livro da saga, e abaixo da lista, um pouco sobre a morte dos personagens mais queridos pelo público e que tiveram as mortes mais comentadas pelos fãs.

Lista de mortos em Harry Potter e as Relíquias da Morte

Alastor Moody
Bathilda Bagshot
Belatriz Lestrange
Caridade Burbage
Colin Creevey
Dobby
Edwiges
Fred Weasley
Gregorovitch
Igor Karkaroff
Nagini
Ninfadora Tonks
Pedro Pettigrew
Remo Lupin
Severo Snape
Ted Tonks
Lorde Voldemort
Vincente Crabbe


                                                                            Belatriz Lestrange
Belatriz Lestrange foi uma Comensal da Morte (serva de Voldemort) e era apaixonada pelo mesmo.Foi, sem dúvida nenhuma, uma das personagens mais cruéis de toda a saga Harry Potter. Torturou vários trouxas e mestiços, e foi responsável pela insanidade dos pais de Neville Longbottom (colega de Harry) e pela morte de  seu primo Sirius Black. Também foi responsável pela morte de Dobby, um elfo doméstico que se auto-denominava servo de Harry Potter. Em uma batalha que ocorreu em Hogwarts em 1998, foi morta por Molly Weasley(uma bruxa mãe do melhor amigo de Harry) após tentar assassinar Gina Weasley (filha de Molly e irmão de Rony, o amigo de Harry).


                                                             Dobby
Dobby foi elfo-doméstico da família Malfoy (família de Comensais da Morte), da qual recebia ordens o tempo todo e era maltratado. No segundo ano de Harry em Hogwarts, Dobby o ajudou a solucionar o mistério da Câmara Secreta, e, no final do livro, recebeu ajuda de Harry e conseguiu ser liberto por "sua família". Como forma de gratidão, Dobby ajudou Harry muitas vezes nos anos seguintes, até que foi ajudar Harry a fugir de um porão e, durante a aparatação, levou uma facada destinada a Harry. Quem havia lançado a faca fora Belatriz Lestrange, que já tinha sido responsável por inpumeras mortes, e matar Dobby não fez a mínima diferença em sua vida. Dobby morreu em 1998, e em sua lápide foi escrito:"Aqui jaz Dobby, um elfo livre."


                                                        Fred Weasley
Fred Weasley é um dos seis irmãos de Rony(melhor amigo de Harry) e é melhor amigo de seu imrão gêmo Jorge Weasley. Fred e Jorge eram batedores do time de Quadribol da Grifinória,e especialistas  em brincadeiras, pegadinhas, piadas e em causar risadas aos alunos de Hogwarts, aos espectadores de seus filmes e aos leitores de seus livros. Em uma batalha que ocorreu em Hogwarts, Fred morreu em uma explosão mágica (causada pelo comensal da morte Antônio Dolohov) enquanto contava uma piada, e em seu rosto apenas restou um olhar morto e um sorriso irônico. Morreu em 1998.

                                                           Severo Snape
Severo Snape foi professor de poções em Hogwarts durante cinco anos e professor de Defesa Contra as Artes das Trevas durante dois anos. Pertencia aos Comensais da Morte fingindo que era um espião infiltrado na Ordem da Fênix, enquanto era servo devoto apenas da Ordem da Fênix. Embora hostil, estúpido e muitas vezes cruel para com haary, Snape sempre tentou ajudá-lo em questões graves, pois achava que proteger Harry era um modo de pedir desculpas a Lílian (mãe de Harry, pela qual Snape era apaixonado) por ter se tornado um Comensal da Morte. No final do livro "Harry Potter e as Relíquias da Morte", Snape tem uma conversa particular com Voldemort, na qual Voldemort explica seu ato e logo depois o efetua: Voldemort ordena que Nagini (sua cobra de estimação) mate Snape, pois acha que este possui a Varinha das Varinhas, a varinha mais poderosa do mundo, e o único jeito de obter essa varinha era assassinando o atual dono dela. Snape morreu em 1998.

                                        Lorde Voldemort (Tom Servolo Riddle)
Tom Servolo Riddle é filho de pai trouxa e mãe bruxa, e foi criado em um orfanato para crianças trouxas.Neste orfanato, descobriu seus poderes mágicos e foi descobrindo cada vez mais seu dom para fazer o mal  e sua terrível ambição e ganância.
Quando adulto, depois de frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Tom mudou seu nome para Lorde Voldemort, e passou a dedicar sua vida a reunir servos que o ajudassem a encontrar novas técnicas de magia negra e a torturar trouxas e bruxos de linhagem trouxa. Seu "sonho de maldade" foi realizado e logo se tornou o mais poderoso Lorde das Trevas, e pôde matar inúmeros trouxas, bruxos de linhagem trouxa e bruxos sangue-puro que escolheram proteger os trouxas. Voldemort assassinou os pais de Harry, e tentou, inúmeras vezes, assassinar Harry, devido a uma profecia que dizia que Harry iria derrotar Voldemort no futuro. Seu nome era um tabo no mundo mágico. Ninguém se arriscava a dizer "Voldemort", apenas diziam "Você-Sabe-Quem" e, os devotos de Voldemort é que usavam esta, "Lorde das Trevas".
Em 1998, Voldemort teve vários fragmentos de sua alma destruídos por Harry Potter, e, quando foi duelar com o garoto, estava um pouco mais fraco do que de costume, mas, ainda sim, poderoso o bastante para enfrentar Harry.
Voldemort atacou Harry, mas apenas destruiu um fragmento de sua alma que estava preso em Harry desde a primeira vez em que se encontraram. Quando inconsciente, Harry ficou em um "meio-term o" entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos, onde conversou com o já falecido Dumbledore e viu os fragmentos, já mortos, da alma de Voldemort.
Quando Harry voltou deste meio-termo, descobriu, com uma grande jogada de raciocínio, estar com a verdadeira Varinha das Varinhas, e assim matou Voldemort facilmente. Voldemort morreu em 1998, mas muitos fãs da saga Harry Potter desejaram que ele ainda estivesse vivo, pois sem vilão não há herói, sem herói não há aventura, sem aventura não há Harry Potter!

Agora, para finalizar este post de homenagem aos personagens mortos na saga Harry Potter, uma frase de minha autoria.

"A magia, como todas as outras coisas, um dia acaba. Isso é certo! Mas ela só morre se você permitir. A magia parou de ser feita, mas não de existir e ficar em nossos corações!

Harry Potter, você nunca será esquecido por nós, fãs de verdade!
Post dedicado á J.K. Rowling, site Potterish.com^, a comunidade Harry Potter Brasil, e a você que acompanhou Harry até o fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário