segunda-feira, 7 de maio de 2012

Que Vença o Melhor - Um Leão Chamado Christian VS Bilionários por Acaso

Dois livros. Um conta a história cheia de sexo, dinheiro, genialidade e traição (como o próprio livro já diz em sua própria capa) por trás da criação do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. E o outro conta uma história real e emocionante sobre um leão criado dentro de casa que ficou famosa devido a um vídeo postado no Youtube, uma das maiores redes sociais do mundo.
Colocaremos agora um contra o outro, e examinando alguns quesitos, decidiremos qual o melhor.

                                                           Outras Mídias

Um Leão Chamado Christian - O livro foi publicado duas vezes, uma em 1971, quando a experiência de viver com um leão dentro de casa ainda era algo recente. Nessa época, o livro fez sucesso, mas a história de Christian ficou mais famosa pelas pessoas em 2008, mais de trinta anos após o evento, quando um vídeo com o reecontro dos jovens que criaram o leão com Christian (que agora estava na selva) foi postado no Youtube. Inclusive, um filme chamado "Christian, The Lion" foi lançado em forma de documentário, foi lançado, documentando a ida de Christian para o Kenya e sua adaptação a vida selvagem. Mídias encontradas na história de Christian são três: O livro, o Youtube, e o cinema.

Bilionários por Acaso - O livro de 2009 fez muito sucesso, pois foi exatamente nessa época que o Facebook estava começando a ganhar mais notoriedade (pelo menos no Brasil, pois ele já era sucesso em todo o mundo), e fez muito sucesso. O livro fez tanto sucesso que, apenas um ano após sua publicação, foi transformado em filme pelo diretor David Fincher chamado "A Rede Social" com um grande elenco, e uma trilha sonora épica, composta por músicas como " Na Gruta do Rei da Montanha" de Edvard Grieg e "You Are a Rich Man" dos Beatles. Mídias encontradas baseadas em "Bilionários por Acaso" são duas: O livro e o cinema, uma a menos que "Um Leão Chamado Christian".

                                               Um Leão Chamado Christian  - 01
                                               Bilionários por Acaso - 00


                                                           Qualidade de Escrita
Um Leão Chamado Christian - O livro foi escrito por Anthony "Ace" Bourke e John Rendall (foto atual acima) , que não possuiam experiência como escritores. O livro foi escrito com base em suas experiências vividas com o leão. Ou seja, qualquer falha na memória dos escritores poderia fazer com que o livro ficasse sem um fragmento que seria indispensável para que o livro se tornasse mais interessante do que já é

Bilionários por Acaso - Ben Mezrich, escritor de Bilionários por Acaso, já possuía experiência em escrever livro. Um de seus livros escritos antes de "Bilionários por Acaso"  é "Bringing Down the House" que em 2008 foi transformado no filme "Quebrando a Banca" .O livro "Bilionários por Acaso" foi escrito com muita pesquisa, tendo acesso a documentos judiciais e a entrevistas com personagens importantes na história do Facebook. A escrita do livro é sensacional, possuindo detalhes de até qual tipo de música era tocada nas reuniões do Facebook no Vale do Silício. Ponto para "Bilionários por Acaso".

                                                     Um Leão Chamado Christian - 01
                                                    Bilionários por Acaso - 01

                                                           Temas Abordados

Um Leão Chamado Christian - Histórias reais com animas de estimação fazem muito sucesso, os livros, "Um Leão Chamado Christian" e "Marley e Eu" são provas disso. Não se pode negar que é muito cativante a história de um leão que mesmo anos depois de solto na selva ainda se lembre dos dois jovens que cuidaram dele na Inglaterra por menos de três anos. Muita gente se interessa por animais de estimação, e o fato do "pet" ser um animal selvagem, deixa a história cada vez mais interessante.

Bilionários por Acaso - Todo ser humano tem vontade de possuir conhecimento sobre o desconhecido, não importa qual seja "o desconhecido". A mesma pessoa que lê livros pra descobrir a origem do universo, e descobrir de onde viemos e para onde vamos se pergunta da onde vieram as coisas que cercam seu cotidiano. É nisso que se baseia todo o sucesso do livro "Bilionários por Acaso". Só de se falar sobre um livro que conta a história do Facebook, a curiosidade das pessoas é instantaneamente ativada, pois o Facebook, atualmente, é sim um assunto de interesse geral. Um tema muito mais interessante do que leões de estimação.

                                                       Um Leão Chamado Christian - 01
                                                       Bilionários por Acaso - 02

                                                           Veracidade dos Fatos

Um Leão Chamado Christian - O livro foi escrito por duas pessoas que vivenciaram e foram grandes e importantes protagonistas da história da qual o livro se trata. Por mais que hajam falhas na escrita, e  que livro seja entediante e chato em alguns momentos, é correto afirmar que todas as informações no livro tem uma grande chance de serem verdadeiras, pois os escritores presenciaram a história de Christian. Cem por cento de veracidade.

Bilionários por Acaso - Ben Mezrich escreveu o livro basado em documentos judiciais, entrevistas, histórias e, muitas vezes, em sua própria opinião. Por mais que a veracidade possa ser quase toda garantida se baseada em documentos e entrevistas, ainda pode ser que ocorram mentiras ou até mesmo falhas nessas "fontes de informação". E por mais que Mezrich afirme que buscou informações em documentos e entrevistas, muitas vezes são detectados, no livro, detalhes que não poderiam ser arrancados em documentos (como a sensação de Mark Zuckerberg logo após criar o FaceMash). No quesito de veracidade dos fatos, "Bilionários por Acaso" não tem uma grande vantagem sobre "Um Leão Chamado Christian".

                                        Um Leão Chamado Christian - 02
                                        Bilionários por Acaso - 02


                                                            Personagens Reais e conhecidos

Um Leão Chamado Christian - O livro, como toda boa biografia, possui uma série de personagens que existem na "vida real" como os próprios escritores do livro Ace Bourke e John Rendall, o criador de leões George Adamson e até mesmo o cabelereiro inglês Mark. Porém, mesmo com uma grande quantidade de personagens, poucos são conhecidos pelo público. Entre todos, o único personagem famoso a fazer uma aparição no livro é a modelo Emma Breeze (que só era conhecida na década de 70). Mesmo com vários personagens, nenhum é realmente famoso, fazendo com que os leitores em geral percam o interesse pelo livro.

Bilionários por Acaso - Além dos personagens genéricos, como alguns outros alunos de Harvard, "Bilionários por Acaso" possui uma grande linha de personagens conhecidos por parte do grande público. Exemplos de personagens famosos encontrados no livro são Larry Summers (ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos e presidente de Harvard), os gêmeos Winklevoss ( remadores que disputaram as Olímpiadas de Pequim), modelos da Victoria's Secret e até mesmo Sean Parker (foto acima, na vida real e no filme "A Rede Social" interpretado por Justin Timberlake), colaborador do Facebook e fundador da rede social Napster. A quantidade de personagens conhecidos pelo público presentes no livro é grande.

                                    Um Leão Chamado Christian - 02
                                     Bilionários por Acaso - 03

Vitória de "Bilionários por Acaso". É certo que a história do leão é fofinha, cute-cute e bonitinha, mas a história complexa por trás da maior rede social de todas é inigualável.





                                                     





Nenhum comentário:

Postar um comentário