segunda-feira, 21 de maio de 2012

Crítica Literária - Dossiê John Lennon

Acho que esta é a segunda vez que vou falar mal de um livro aqui no blog. Espero que entendam os motivos por não ter gostado do livro.
Li o livro "Dossiê John Lennon".
Aí vai uma dica pra vocês : Nunca leia um livro que possua a palavra "dossiê" no nome, pois o resultado pode não ser bom, e tem grande chance do livro ser realmente muito ruim.
Quando comprei o livro, já o comprei esperando que fosse ruim. Desejava que fosse ótimo, afinal, sou grande fã de John Lennon e sua obra, mas claramente não esperava muito do livro.

Primeiramente, ao ler a sinopse localizada na contra-capa do livro e também seu sub-título, pode-se perceber que o livro dá a impressão de que foi escrito por um fã de Lennon que não conteve seu ânimo ao escrever. Isso também se pode perceber durante a leitura do livro, quando Sérgio Pereira Couto (o autor do livro) chama Lennon de "futura lenda do Rock" e escreve trechos como "...mal ele sabia que se tornaria um ídolo inspirador de gerações."

Já que o livro é o que gosto de chamar de "biografia que deu errado" , claro que ele tem algumas coisas que lembram uma biografia. Por exemplo: Ele realmente fala sobre a vida de John Lennon. Mas até neste aspecto ele consegue errar.

O livro é muito mal escrito , todos os dados e histórias sobre a vida de Lennon estão terrivelmente fora de ordem, e é muito importante que a cronologia esteja perfeitamente correta. Em um capítulo, Couto narra a vida de Lennon em 1978, e logo no capítulo seguinte ele narra a vida de Lennon em 1968, demonstrando assim uma fora de ordem horrível. É como se Couto houvesse reunido uma grande quantidade de jornais com notícias sobre Lennon, apenas copiando na escrita para o seu livro, sem ao menos se preocupar com a cronologia.
                                           ... ... ...
Um dos grandes lances que fazem biografias fazerem sucesso é o autor se fazer de bobo, fingir que não sabe o que vai acontecer, narrando cada capítulo com um ar de surpresa, fingindo que não sabe que a pessoa da qual o livro fala sobre se casa/morre/se muda/faz sucesso/etc no final do livro. Couto faz o oposto disso nesta obra, falando sobre os acontecimentos pós-morte de Lennon antes mesmo da morte de Lennon ser narrada. Um erro fatal para uma obra literária.
                                           ... ... ...
O defeito que persegue "Dossiê John Lennon" é o mesmo defeito que persegue vários outros livros, inclusive outras obras de Sérgio Pereira Couto. O cara vai lá e se forma em jornalismo. Isso significa que ele é um ótimo jornalista, mas não o qualifica como um bom escritor.
Achando que tem talento para escrever livros só por ser inteligente e por ter talento para escrever colunas jornalísticas, escritores como Sérgio Pereira Couto acabam criando livros com propósitos bons (como detalhar a vida de Lennon) mas que faltam qualidade de escrita.

Nota 01 para o livro.
Tomara que o espírito de Lennon só leia  outras biografias suas.





4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não estou desmerecendo seu parecer sobre o livro, cada um tem o direito de expor ou não o que pensa sobre as obras que lê. Mas, o que me deixou perplexo foi ler sua crítica sobre alguém que nem se quer você conhece.

    Acho que você deveria ter sido mais respeitoso com o autor. Até porque, independente do seu gosto, das suas analises sobre livros, você está em um blog público. Além de não ser sensato falar de alguém já firmado no mundo literário, é uma ancora em seu próprio pé que está amarrando.

    Não lhe insultei, nem subestimei, pois não lhe conheço; não conheço seu cotidiano, seus pensamentos, suas faculdades, sua subjetividade, e seus porquês. Acredito que esta é a conduta certa a ser tomada.

    Estou apenas dando minha opinião de usuário, embasado neste pequeno texto de sua criação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento falei mal do autor como pessoa (e nem critiquei seu cotidiano, subjetividade e seus porquês), apenas tentei objetivar o que pensei sobre a escrita que ele demonstrou em tal livro.
      Desculpe se soou ofensivo.
      Obrigado.

      Excluir