segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Estava" ou "tava"?

"Eu estava com medo."
A frase acima está correta, tanto na escrita quanto no "idioma falado". Se alguém escreve ou fala "estava", não há motivos para que seja corrigida.

"Eu tava com medo."
A frase acima está certa? Não. A frase acima está errada? Não.
Se formos avaliar no área escrita, está errada. Porque é errado encurtar palavras quando se está escrevendo. Portanto, na escrita, "estava" é proibido de virar "tava".
Mas se formos avaliar no quesito oral, a frase não está necessariamente errada, e nem certa.
Como eu disse anteriormente, se alguém falar "estava" não há motivos para ser corrigido. Mas, se alguém falar "tava" também não há motivos para ser corrigido. Por duas simples razãoes:

1. É deselegante corrigir as pessoas (Este é o único motivo de eu não corrigir as pessoas quando as vejo dizendo"estrupo, pobrema, tauba e mermo".).

2. A pessoa não está falando "tava" porque quer. Qualquer um sabe que "estava" é a forma correta de se falar. Mas o nosso cérebro tem a mania de encurtar certas palavras involuntariamente, principalmente quando nos encotnramos em situações que deixam nossas emoções á flor da pele. Isso não acontece apenas com o "estava", mas com todas as conjugações do verbo "estar", com o "obrigado" (Que se transforma em "brigado".) e com a "professora"(que vira "psora").

Isso se chama vício de linguagem e, embora existam muitos vícios de linguagem que transmitem erros grotescos, não é errado (Pelo menos não esses que eu citei acima.).
E, também, não devemos nos preocupar com "tava, obrigado, psora" e outros quando temos muito mais perto de nós, erros  muito mais grotescos como "tauba, pobrema, mermo, estrupo" e etc.

11 comentários:

  1. PRESIDENTA... Quando vão Aprender que isso não existe!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto o termo PRESIDENTA, mas não estamos acostumados com a palavra por isso é estranho falar Presidena.

      Excluir
  2. perfeito e você é muito educado também . Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá, um professor, e atualmente secretário de uma pasta na prefeitura de minha cidade, usa comumente a frase "eu já tinha peço" se referindo a algo que havia pedido antes. Isto é certo? É um vício de linguagem?

    ResponderExcluir
  4. olá Raphael, no caso de ser um texto escrito em que há um diálogo entre dois personagens e na escrita está "eu tava com medo". Vc acha que pode ficar assim no livro? Veja, é a forma escrita, mas no caso é um diálogo como se fossem duas pessoas conversando, logo estão falando a linguagem informal. Como fica neste caso? O autor deveria ter escrito "eu estava com medo"? Que acha?

    ResponderExcluir
  5. 1. É deselegante corrigir as pessoas (Este é o único motivo de eu não corrigir as pessoas quando as vejo dizendo"estrupo, pobrema, tauba e mermo".).

    2. A pessoa não está falando "tava" porque quer. Qualquer um sabe que "estava" é a forma correta de se falar. Mas o nosso cérebro tem a mania de encurtar certas palavras involuntariamente, principalmente quando nos encotnramos em situações que deixam nossas emoções á flor da pele.

    Esqueceram de avisar as bancas que avaliam as redações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ele falou isso estava se referindo a conversas casuais... tipo vc e um amigo!

      Excluir
  6. Eu sempre soube que essas palavras eram erradas às Vezes não é a forma de não querer ser Corrigido que mais falar ou escrever errado mas sim o fato de não ter estudado mesmo e a Forma de Pronunciar as Palavras tem Pessoas que sabem falar mas às Vezes não sabem escrever e nem interpretar o que falam, E tem pessoas que sabem Escrever mas não sabem falar direito, e tem pessoas que não gostam mesmo de Serem corrigidas até educadamente de forma expressiva ou individual ou em grupos tudo também depende de mim e da consciência das outras pessoas ✍️🤝

    ResponderExcluir