quinta-feira, 14 de julho de 2011

A Evolução das Histórias - Rock'n Roll Ocultista.

O texto a seguir era para ser postado ontem, que foi o dia internacional do Rock'n Roll, mas fiquei sem tempo e resolvi postar hoje mesmo.

O rock sempre foi associado com ocultismo, satanismo, coisa do capeta e a maioria dos roqueiros sofrem com boatos sobre possíveis (ou não) pactos com Lúcifer.
Normalmente o rock'n roll é associado ao ocultismo devido a suas letras, já que as mais famosas letras de Rock'n Roll tratam de rebeldia e desprendimento de costumes rotineiros, o que inclui tudo como alomoços em família e religião. E muitas vezes, o roqueiro anti-religião ( que não são todos, pois alguns roqueiros,como Nick McBrain, são religiosos fanáticos ou cristões fervorosos) é confundido por grupos, principalmente evangélicos, com um roqueiro satanista.

A seguir, a história de todo o rock ocultista ou que sofre com boatos sobre sua orientação religiosa e sobre o artista/banda ser ou não ocultista.


                                                        Alester Crowley(1875-1947)

Crowley não é bem um roqueiro, mas foi um ocultista assumido. Escreveu inúmeros livros( como Confissões) sobre poderes ocultos, magia, demônios e sobre seus incansáveis estudos sobre religiões pagãs e rituais satânicos.
Crowley criou a religião Telema - Religião atéia, ocultista e satanista - da qual muitos artistas são adeptos aberta e publicamente, já que "não ter medo" é um dos "mandamentos" da religião Telema.
Com sua religião e seu lema "Faz o que tu queres, pois é tudo da lei." influenciando diversas bandas e roqueiros (como Led Zeppelin, Rolling Stones, Iron Maiden, The Beatles, Black Sabbath, David Bowie e Raul Seixas.), Alester Crowley e sua seita ocultista e satanista não podem ficar de fora quando o assunto é Rock'n Roll ligado ao ocultismo.


                                                      Robert Johnson (1911-1938)
Johnson foi um dos primeiros cantores de blues( gênero que, com o passar do tempo, foi pegando popularidade e se transformou em uma das raízes e sub-gêneros do rock.), e foi quem popularizou as histórias do satanismo estar relacionado ao Rock'n Roll devido as suas histórias e boatos sobre o próprio Johnson ter um suposto pacto com o Diabo.
Segundo um dos boatos referentes ao músico, Johnson foi, durante a meia-noite, até uma encruzilhada e entregou sua guitarra para que Lúcifer afinasse.
Esse seria o segredo de seu sucesso na época, e a causa de sua morte aos 27 anos.


                                                       Kenneth Anger (1927-???)

Kenneth também não foi roqueiro,  e sim um diretor, cineasta e ator de curta-metragens que abordavam temas como homossexualidade, satanismo e paganismo.
Kenneth é homossexual assumido, e pouco se sabe de sua vida pessoal, somente que era adepto da religião Telema (criada por Alester Crowley) e que tinha comportamento agressivo com todos, principalmente com a imprensa.
Diretor de filmes como Fireworks (Filme em preto e branco que relata experiências homoeróticas do protagonista.), Kenneth fez questão de que em seus filmes ouvessem trilhas sonoras compostas por Mick Jagger e Jimmy Page, que também sofrem acusações de satanismo.
Racista e polêmico, o nome de Kenneth é tão importante quanto o de Crowley quando se fala de ocultismo na história do Rock'n Roll.

                                                          Anton Lavey (1930-1997)
Anton foi músico, mas não ficou famoso por isso.
Assim como Crowley e Kenneth(do qual era amigo íntimo), Anton ficou famoso por ser abertamente adepto da Telema, e por fundar a primeira Igreja Stanista desta mesma religião.
Anton estudava a obra de Crowley, e comandava rituais e "missas" satânicas, onde se vestia de diabinho e endeusava  mulheres nuas, usando-as como altar.
Pouco se sabe de sua vida, somente que influenciou os mesmos artistas e roqueiros influenciados por Crowley.


                                                     Raul Seixas(1945-1989)
Raul Seixas, um dos roqueiros mais famosos de todo o Brasil, também era adepto da religião Telema de Alester Crowley, juntamente com seu amigo Paulo Coelho, que hoje se tornou escritor renomado em todo o mundo, escrevendo livros místicos e recebe o título O Mago.
Raul segui a edivulgava os ensinamentos de Crowley juntamente com Paulo Coelho.
Quando sua perceria com Paulo foi desfeita, Raul lançou discos como "Sociedade Alternativa" onde repete o verso "Faz o que tu queres, pois é tudo da lei" de Crowley.
Depois de quase abandonar Telema, a vida de Raul  se tornou muito triste, causando depressão no roqueiro, fazendo-o morrer em  1989.

                                                     David Bowie (1947-???)
Bowie começou a se interessar por Alester Crowley na década de 1970, e compôs várias letras que faziam alusão ao ocultista que ele denominava seu tutor espiritual.
Depois, aderiu ao esoterismo e começou a pintar círculos de proteção no próprio corpo, no de seus amigos e em toda a casa.
Quando descobriu que Jimmy Page (seu rival musical) também era ocultista, Bowie resolveu tentar superá-lo em quesito sombrio e obscuro, alegando ser um mago tibetano que apoiava o lado negro do budismo.
Também existem relatos de que Bowie se drogava compulsivamente, e seu corpo só não sentia os sintomas de forma mais agressiva porque Satã o protegia da morte, e continua fazendo isso até hoje, segundo os boatos do Rock'n Roll.


The Beatles (1960-1970)

Famosos em todo o mundo por terem sido os únicos a fazerem sucesso com Rock'n Roll de uma forma mais bulime e calma, os Beatles não passam despercebidos quando o assunto é ocultismo, embora a história deles não seja tão pesada quanto as de Bowie e Raul Seixas.
The Beatles não era tão famosa antigamente quanto hoje, e por isso seus integrantes tentaram fazer de tudo para atrair a atenção dos holofotes, e começaram a usar drogas alucinógenas e a fazer parte de religiões asiáticas em 1966.
Nesse mesmo ano, lançaram o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, cuja capa estampava o rosto de diversas personalidades, incluindo Crowley. Mas isso tudo foi uma jogada de marketing, e o interesse da banda pelo ocultismo e por Crowley não passou disso.

Rolling Stones (1962-???)

Os rivais de The Beatles usaram as mesmas técnicas que os garotos de Liverpool para alcançar os holofotes e ganhar nome no mundo da música, e fizeram pequenas alusões ao ocultismo e satanismo, sem realmente fazer parte do Telema ou participar de seitas demoníacas. Somente comporam músicas como "Vossas Majestades Satânicas Exigem" e "Simpatia pelo Diabo" para ganhar nome na mídia. Apesar de Mick Jagger (vocalista da banda) ter composto toda a trilha sonora de um filme de Kenneth Anger, eles não tem nada de ocultistas.

Kurt Cobain (1967-1994)
De ocultista e satanista,o vocalista do Nirvana não tem nada. Kurt pichava frases em paredes e caminhonetes como "Deus é gay" durante sua adolescência. Mas isso era apenas porque Kurt era um dos expoentes do movimento grunge (Gênero musical e tribo social que abrangia uma única filosofia de vida: Dane-se tudo!), e considerava seu único dever criticar tudo que não fosse Rock'n Roll, incluindo a igreja. Mesmo sendo fascinado e obcecado pelos dotes  musicais de Anton Lavey, Kurt Cobain nunca foi adepto do ocultismo.

Led Zeppelin (1968-???)
Quase todos os dicos da banda estampam símbolos ocultistas, incluindo o lema "faz o que tu queres, pois é tudo da lei", já dito anteriormente por Raul Seixas e criado por Alester Crowley.
O membro da banda mais envolvido com o ocultismo e satanismo foi Jimmy Page, o guitarrista.
Jimmy comprou uma casa que pertenceu a Crowley e brigou várias vezes com David Bowie só para provar quem era mais devoto do ocultismo.

Black Sabbath(1968-???)
Ozzy Osbourne e companhia sempre se inspiraram em um visual mais underground em suas músicas.
Por exemplo, em um verso de "N.I.B", eles dizem"Meu nome é Lúcifer, por favor pegue minha mão.". Até o nome da banda (Sábado Negro, em inglês)  é inspirado na magia negra. Mas eles mesmos afirmam que o caminho oculto era só estratégia de marketing e que nunca foram realmente ocultistas.

                                             Iron Maiden (1975-???)
A maioria das músicas de Iron Maiden fazem alusões a demônios, mas isso não é preocupante.
Mesmo que seus discos sejam repletos de letras sombrias e suas capas estejam repletas de símbolos sombrios, os metaleiros do Iron Maiden admitiram que acham o ocultimso pura brincadeira e que optaram por um visual mais undeground por pura estética e já declararam várias vezes que não são satanistas, até porque Nicko McBrain, bateirista deles, é um cristão fervoroso.

O Rock'n Roll sempre é associado com ocultismo, e quase sempre essas histórias são puros mitos criados por curiosidades enganosas da vida real, o que mostra que ão errei ao enquadrar esse texto na categoria A Evolução das Histórias.
Mas sempre é bom investigar e levar ao público a orientação religiosa e um pouco sobre a vida obscura de seus ídolos do Rock'n Roll. Porque todo mito tem um pouco de verdade.
Feliz dia do Rock'n Roll atrasado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário