sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sorte.

Ás vezes, eu gostaria de ter as habilidades que um dicionário tem.
Não a habilidade de saber o significado de todas as palavras, porque não saber é o primeiro passo para saber. Todo mundo que sabe, é porque um dia não soube e foi atrás da resposta, ou apenas absorveu a explicação involuntariamente. Não importa como,só o que importa é que quem não sabe um dia saberá, e quem sabe um dia já não soube.
A habilidade do dicionário que eu invejo é a de saber explicar as coisas mais complexas do universo com poucas palavras que não ocupem mais de três linhas.
Algumas pessoas tem essa habilidade. Mas eu sou diferente. Não consigo falar de um assunto complexo, e mesmo que consiga, eu vou me agarrando em outros fatos e puxando cada vez mais argumentos.
Por exemplo, agora tentarei definir o que é "sorte" de modo claro e direto, para ver quantas linhas o texto ocupará e o quanto me prolongarei.

Sorte pode ser algo invisível, intocável e irreal, mas que realmente faça efeito. Não como um sentimento ou sensação, mas como uma força que faz com que ocorra uma série de acontecimentos favoráveis e felizes ao indivíduo que possui a sorte.
Sorte não é um objeto, portanto errei ao dizer que se possui a sorte. O adequado é dizer que se está com sorte, pois a sorte ,como qualquer outra força, passa. Aliás, tudo passa.
Porém, se o indivíduo em questão está com sorte permanentemente, é inadequado o uso do verbo estar. Nesse caso, o verbo certo a ser usado é o verbo to be de ligação "ser" e o adjetivo "sortudo".
Ele é sortudo.

Mas, em várias outras ocasiões, a sorte é considerada como o curso de acontecimentos, uma série de ocorrências que não indica especificamente coisas boas ou ruins. A sorte pode ser o destino.
Boa sorte. É o que desejamos quando queremos que alguém seja feliz e tenha sucesso nos acontecimentos que estão por vir.
Ele está com má sorte. Significa que esse "ele" está tendo uma série de acontecimentos ruins em sua vida, e que todas as suas tentativas de fazer qualquer coisa (mesmo que seja o mais simples dos atos) são falhas e caem na enorme e cinzenta poça de tristeza que é o fracasso.
Portanto, a sorte pode ser o mesmo que a vida.
Pode ser boa, te deixando feliz, realizado, tranquilo e sossegado. Mas um único descuido e toda a beleza dela evapora, e fica má. Trazendo tristeza, transtorno, problemas e acontecimentos embaraçosos e desanimadores.
Mas, se a sorte é como a vida, o azar seria a morte?

Não. Não vou gastar mais vinte e duas linhas para tentar explicar o que é o azar.
Afinal, os dicionários estão aí para isso.

Tendência para circunstãncias maioritariamente positivas ou maioritariamente negativas (ex: boa sorte, má sorte.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário