sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pra quê Ciência? Nós temos a Ficção!

Tudo neste mundo tem uma explicação. É explicado origem de objetos, extinção de animais, fenômenos naturais e etc. Existe explicação para tudo isso. A ficção muitas vezes também quer parecer tão real quanto a vida real, e lança teorias (muitas vezes improváveis) tentando divertir e explicar de uma forma divertida a origem e acontecimento das coisas, mesmo que esteja errada.
A seguir, algumas mitologias, livros e filme que tem suas próprias explicações para as coisas do mundo.

      Como surgiu a Via Láctea, e a constelação Cruzeiro do Sul ?

Segundo a Mitologia Grega, a Via Láctea surgiu quando a deusa Hera amamentava seu enteado Hércules. Gotas de leite vazaram de seu peito e caíram no céu, formando a Via Láctea.  Já o Cruzeiro do Sul surgiu, segundo o povo Kuna-Guarani, quando o guerreiro Tacu enfrentou o demônio Gentserá. Os dois morreram, mas o duelo foi tão poderoso que os dois foram transportados para o céu juntamente com suas lanças, formando o Cruzeiro do Sul.

                                Como surgiram os lírios? E as margaridas? E as oliveiras?

Os lírios surgiram da mesma forma que a Via Láctea, com gotas de leite que vazaram do peito de Hera (foto acima) enquanto amamentava Hércules. As gotas que caíram no céu formaram a Via Láctea, e as que caíram na terra formaram os lírios.
As margaridas surgiram quando uma ninfa muito bela chamada Belides se transformou em margarida para que os deuses não tentassem a conquistar. Com a magia das nifas, Belides conseguiu criar outras margaridas para que os deuses não desconfiassem do fato de haver apenas uma flor tão bela no mundo.
E as oliveiras (as famosas árvores de azeitona) foram, segundo a mitologia grega (mesma mitologia da história de Hera e Belides), criadas pela deusa da sabedoria Atena que estava disputando com seu irmão para decidir quem seria o deus representante da cidade Atenas. Atena deu a oliveira de presente á cidade, e foi escolhida para representar Atenas e teve seu nome colocado no nome da cidade.

                                                     Como surgiu a mandioca?
Segundo os índios tupi-guarani, a mandioca surgiu através de uma bela índia que se casou escondida com um índio de sua tribo, pois seu pai não aceitava o relacionamento. Até que essa índia ficou grávida, tendo que contar a verdade á seu pai e sofrendo muito nas mãos dele, pois levava broncas e era xingada todos os dias. Até que o bebê nasceu e, por incrível que pareça, tinha a pela branquinha, muito diferente da dos índios. O bebê recebeu o nome de Mani.
Anos se passaram e todos estavam totalmente fascinados pela beleza que Mani estava adquirindo com o passar do tempo. Até que Mani ficou muito doente e morreu, deixando toda a tribo muito triste.
Mas, curiosamente, no lugar em que Mani foi enterrada nasceu uma plantinha que proporcionou um alimento aos índios. Um alimento que era branco como a pele de Mani e recebeu o nome de Manioca, que em tupi significa Casa de Mani.

             Por que ocorrem as tempestades, terremotos e outros desastres naturais?

Na mitologia grega, desastres como furacões, tempestades de raios, trovões e raios ocorrem quando o deus dos céus, Zeus( foto acima, acima das montanhas), se enfurece. Jás os desatres como tsunamis, maremotos ou mares violentos acontecem quando o deus dos mares, Poseidon (foto acima com o tridente), entra em uma de suas constantes depressões ou constantes crises de fúria interminável. Além da raiva constante, Zeus e Poseidon tem outra coisa em comum : Eles são irmãos.

                                                  Como surgiu a mulher?

Segundo a machista mitologia grega, Zeus (deus dos céus e governante do olimpo, a morada dos deuses) foi criticado pelos homens por haver apenas paz no mundo. Cansado das críticas, Zeus criou uma caixa e prendeu dentro dela todos os males da humanidade, como a fome, a dor, a tristeza, o medo, a guerra, a confusão, a raiva e a fúria.
Até agora, tudo bem. Mas o que a mulher tem a ver com isso.
Simplesmente, o garoto que estava tomando conta da caixa resolveu abrí-la por pura curiosidade e assim libertou todos os males do universo. E todos os males do universo estavam sendo representados por Pandora, a primeira mulher criada no universo, segundo os gregos.

                                         Como surgiram os cavalos?
Como conta a mitologia grega, Poseidon, deus dos mares (foto acima) , criou os cavalos para competir com sua irmã Atena, a deusa da sabedoria.
Os dois estavam competindo para ver quem seria o deus representante da cidade Atenas, e Poseidon deu aos moradores da cidade os cavalos para que pudessem se locomover sem cansar as pernas. Mas eram poucos os que conseguiam montar nos cavalos, e por isso a deusa escolhida foi Atena, que presenteara a cidade com as oliveiras e as carruagens, que criou apenas para complementar a criação de seu irmão.

                                  Como surgiram os intrumentos como a lira e a cítara?
Segundo a mitologia grega, Hermes, o deus dos ladrões e mensageiro dos deuses(foto acima), criou a lira quando ainda era bebê. Quando recém nascido, Hermes teria ido até o pomar de seu irmão Apolo e roubado uma fruta. Apolo ficou furioso com Hermes e só não o matou porque Hermes presenteou o irmão com uma lira que acabara de criar. E a cítara (espécie de lira maior) foi criada  pelo herói Orfeu baseado na cítara. Mas o crédito é todo de Hermes, que inspirou Orfeu.
                      Como surgiram a maratona e o pentatlo, provas das Olímpiadas?
                                          
   
 O pentatlo ( prova que contém salto me distância, corrida, luta, lançamento de disco e de dardo) foi criado na Grécia Antiga baseado nas doze tarefas que o semideus Hércules (foto acima) foi obrigado a cumprir. Já a maratona foi criada em homenagem ao guerreiro grego Filípides, que os gregos realmente acham que existiu. Filípides, durante uma guerra, teve que ir correndo até Esparta buscar socorro e correu 240 km entre ida e volta. Quando a batalha acabou, Filípides ainda correu 440 km até Atenas e anunciou "Vencemos!" e morreu no mesmo instante. A maratona foi criada em honra de Filípides pelos gregos antigos, e os gregos atuais (não só os gregos) a seguem fielmente.

         Por que existem luagres secos e quentes e montanhas frias e húmidas?

Todos sabem que o motivo disto acontecer é o Sol. Mas o povo Mataco foi além nessa explicação.
Eles contam que quando o mundo ainda era novo e o Sol ainda era um "moleque" que adorava passear pela terra e vagar pelos confins do Universo, ele era muito travesso.
Tão travesso que certo dia, chegou perto de mais da terra e seu calor criou os desertos sem nem um pingo de água. Chateado pelo que fizera, o Sol teria voado para muito longe da terra, criando assim as montanhas cobertas de gelo onde o frio reina. Devido a esses acontecimentos, Sol tornou-se mais responsável e decidiu ficar em um lugar só na terra: O céu.

                          Como os dodôs entraram em extinção?

O pássaro dodô (foto acima) foi extinto devido aos humanos, que o caçaram em demaisa até que a espécie desaparecesse da Terra. Ou pelo menos é o que nós pensamos.
Segundo o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, o dodô (cujo nome real seria Oraqui-Oralá) não foi extinto, ele somente usou seus poderes mágicos para desaparecer para sempre, fazendo as pessoas acreditarem que ele realmente estava extinto. O dodô tomara essa atitude para impedir a sua real extinção.

                                               Por que neva?


Este é o único filme neste post, pois é um dos únicos filmes em que é encontrada uma teoria sobre algo.
Edward, o protagonista do filme Edward Mãos-de-Tesoura, possui grandes tesouras no lugar de usas mãos.
Após ser expulso da cidade em que morou alguns meses, Edward foi para um castelo aonde usava suas grandes tesouras para fazer esculturas de gelo próximo a janela. Os pedacinhos de gelo que caíam da escultura que Edward fazia caíam em todo o mundo como neve.


Quem assistiu este filme só pode ter certeza de duas coisas: A neve existe por causa do Edward, e os carros foram criados antes da neve.
Eu ainda prefiro as explciações da Ciência. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário