domingo, 15 de julho de 2012

O Efeito Harry Potter

Hoje, dia quinze de julho de 2012, faz um ano que estreou o último filme da saga Harry Potter. Um ano sem Harry Potter, e eu, como um gigantesco fã desta saga maravilhosa, não posso deixar essa data passar despercebida pelo meu blog. Acompanhem a seguir minha pequena e singela homenagem.

                                                        .... .... ....

Eu li todos os livros da saga Harry Potter, e, obviamente, assisti a todos os filmes, assisti cinco filmes no cinema, e três na data de estreia.
Relacionado a essa saga, muitas coisas me surpreendem, mas a que mais me deixou de queixo caído, foi o fato de que mesmo se tornando famoso entre adolescentes, crianças e adultos, mesmo se tornando "moda", Harry Potter nunca foi criticado e odiado como outras modas (Crepúsculo, Justin Bieber, Restart, One Direction etc). Isso se deve a enorme qualidade da saga. Tem gente que não gosta? Sim, claro. A quantidade de pessoas que não gostam é maior do que a quantidade de pessoas que amam (os chamados Potterianos)? Não, obviamente que não.
Harry Potter é tão bom, tão bom, que no dia em que você ver uma multidão criticando e dizendo que odeia a saga, é por que o fim do mundo está próximo.

Hoje completamos um ano sem Harry Potter, e eu não sou o único a lembrar essa data. Inúmeros outros fãs e sites sobre Harry Potter relembram esta data. Em uma dessas páginas no Facebook sobre Harry Potter, a denominada O Desafio dos 50 dias - Harry Potter, me deparei com esta imagem:


Caso a imagem não apareça, a frase presente na imagem é "Um ano que estreou o último filme e não há um dia que eu não pense em Harry Potter".
E, pelo menos para mim, é totalmente verdade.
Harry Potter se tornou como uma referência para mim, tanto os livros, quanto os filmes e tudo o mais relacionado á saga, como atores, trilhas sonoras e etc.
Se assisto um filme ou seriado em que existam dragões, logo me lembro do dragão que Harry enfrentou no Torneio Tribuxo, me lembro do dragão norueguês Norberto (que depois descobrimos que era fêmea), e me lembro também do dragão cego em que Harry, Hermione e Rony montaram para fugir do banco Gringotes.
Assisto Senhor dos Anéis e não consigo me convencer que elfos sejam humanos de orelhas pontudas, logo os imagino como Dobby, o elfo doméstico.
Leio outros livros e vejo autores descrevendo fadas como lindas mulheres com asas e bondosas, mas tudo o que consigo imaginar são as fadas minúsculas e diabólicas de Harry Potter, ranzinzas como piranhas. Também vejo os autores tentarem descrever bruxas como velhas de nariz pontudo, com verrugas e cabelos horríveis. Mas tudo o que consigo visualizar são belas garotas com uniformes de Hogwarts, montando em vassouras apenas para praticar esportes.
Assisto um filme e vejo personagens amigos, a minha mente potteriana logo associa e compara com a amizade d'O Trio (Harry, Rony e Hermione) . Vejo personagens corajosos e leais, logo me lembro de Harry Potter. Vejo personagens grandes e grosseiros, me lembro de Rúbeo Hagrid. Vejo personagens frios e sérios, logo imagino se no final ele vai se revelar alguém "foda" como Severo Snape, o personagem mais querido pela nação potteriana.

.... .... .... 
Lendo ou assistindo algo com a temática "magia", penso em Harry Potter. Lendo ou assistindo algo com cobras, corujas ou grifos, penso em Harry Potter. Vejo um filme com os atores Robbie Coltrane, David Thewlis,Alan Rickman, Tom Felton ou Helena Bonham Carter( atores da saga também famosos por outros filmes consagrados), logo penso em Hagrid, Lupin, Snape, Draco e Belatriz. 
Até penso " Será que é ruim? Será que Harry Potter me estragou? Será que a saga me deixou limitado?".
E se for verdade, eu não me importo. Harry Potter é maravilhoso, nunca esquecerei os momentos emocionantes que tive lendo a saga, não esquecerei nem se eu quiser. Pois Harry Potter, assim como o primeiro beijo, a primeira namorada, primeiro passeio com amigos, é algo que não se esquece nunca, uma parte da minha infância e adolescência que me ensinou muitas coisas. 
Aprendi mais com Harry Potter do que com a escola.
"Draco dormiens nunquam titillandus" .

E agora você me pergunta:
-Harry Potter, depois de todo este tempo você ainda curte?
E eu te respondo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário