quinta-feira, 7 de março de 2013

Entrevista - Banda Theoria de Allice


Hoje, o blog Literatura do Guimarães, tem o orgulho de entrevistar para o blog uma banda da qual eu  (Raphael Guimarães, dono do blog) sou fã. A entrevista da vez é com uma das mais novas bandas de metal nacional (em português, veja que surpresa!), Theoria de Allice.
Antes de tudo, que fique claro que a entrevista foi realizada por e-mail com os integrantes Pedro Cortopasi (guitarrista) e Elaine Correa (vocalista), portanto a entrevista foi realizada com a banda como um todo, sem perguntas específicas para qualquer um dos integrantes.
 Então, vamos a entrevista!!


01 - Quantos são os integrantes da banda? Quais os nomes de todos e os instrumentos que tocam?
R: Elaine Correa (vocal limpo), Matheus Coleredger (vocal, gutural), Thais Marques (baixo), Pedro Cortopasi (guitarra), João Koala (guitarra) e Edmilson Cruz (bateria).

02 - Hoje em dia estão bem comuns as bandas com muitos integrantes. Por que acham que isso acontece?
R: A busca por uma melhor qualidade sonora e a inclusão de detalhes e instrumentos que possam fortalecer e deixar a música mais diversificada.

03 - Até pouco tempo as bandas mais conhecidas e mais ouvidas eram bandinhas de pop/rock, e talvez nem isso. Aí veio esse BOOM de metal e várias bandas nacionais conseguiram mais espaço (Project46, A Última Theoria, John Wayne etc.) Sabem explicar de onde veio esse BOOM?
R: : Acreditamos que sempre existiu essa proposta diferente no meio underground e independente, algumas bandas sempre se destacam e ganham uma maior valorização do público, assim como no hardcore, bandas como Sugar Kane, Rancore, Deadfish, Aditive, ganharam maior destaque e respeito nos últimos tempos, mas não querem dizer que são bandas novas, e sim bandas que batalharam muito para chegarem neste plano. Sobretudo na cena do post-hardcore/metalcore/deathcore, temos também diversas bandas antigas e de maior visão que sempre se destacaram, tendo essas bandas colaborado demais para o alcance que a cena underground, independente dos gêneros citados, teve nesses anos pra cá. Por fim, focando em nossa cena, creio que diversas pessoas interessadas em bandas como Gloria, Lex Level, Ponto Nulo no Céu, A Última Theoria, pioneiras deste gênero, quiseram conhecer mais este mundo.

04 - Vocês, integrantes da banda, se conheceram como e onde?
R: ideia inicial para criar a TDA, começou em uma discussão entre integrantes de uma antiga banda de hardcore, onde ocorreu o fim de um ciclo e o inicio de outro, apenas com dois integrantes seguindo esta nova fase, sendo estes Pedro Cortopasi e João Koala, após alguns ensaios e algumas musicas criadas, necessitamos e achamos interessante a presença de um vocal melódico feminino, sendo este posto ocupado pela ex-vocalista da banda Van Pelt de Americana/SP, Elaine Correa, que em seguida após contato da mesma, chegamos até a baixista Thais Marques, esta de primeira se interessou muito pelas musicas, e mesmo tendo grandes influencias no Blues, somou esta experiência na banda. Tendo ocorrido mais alguns ensaios, convidamos Matheus Coleredger e Edmilson Cruz para se juntarem à banda e fecharmos a formação.



05 - Quem escreve as letras da banda?
R: Grande parte das letras e melodias compostas no álbum A Essência do Medo foram feitas por João Koala.

06 - De onde vem as ideias para as letras?
R: Baseamos como um todo, a ideia inicial do nome do álbum, figurativamente representado nas músicas.

07 - Na hora de criar uma música, o que vem primeiro? A melodia ou a letra?
R: Particularmente, focamos primeiro em termos uma letra e melodia/base, para assim podermos dar uma finalização em conjunto de todos os integrantes.

08 - Uma das coisas mais admiráveis na banda é a combinação dos guturais com os vocais femininos. Como e por que resolveram usar isso?
R: Desde o início, sabíamos do potencial dos dois vocalistas, por acaso tivemos a sorte dessa junção dar muito certo. Pelo menos, estamos felizes com esta formação e o resultado final. 

09 - Quais são as influências musicais que vocês tem para produzir esse som fantástico?
R: Sempre deixamos bem claro a todos os integrantes exporem suas vontades e mostrarem suas origens musicais, suas bases que transformaram a banda no que é hoje. Tais influências vindas de bandas como Slipknot, Eyes Set To Kill, Evanescence e Miss May I. 

10 - Em uma análise breve, sobre o que é a letra de Acredite em Mim ?
R: A letra diz que você deve lutar pelos seus objetivos e ideais, sem precisar passar por cima dos outros, sendo que apesar de tudo você possa acreditar em si mesmo.

11 - E o nome da banda, quer dizer o que? Quem é Allice?
R: O nome da banda surgiu de uma redação escrita pelo guitarrista João Koala em sua época escolar, quando o mesmo ainda residia em Limeira/SP, ocasião em que nos trechos do texto citado, era mencionada a descrença de como a humanidade era fria em todos os sentidos, dando diversos exemplos, frieza essa que impedia a humanidade de progredir mentalmente. A redação se chamava : A Todo o Gelo, que em inglês ficaria The All Ice, ocasião em que se juntarmos as palavras "All" e "Ice" obtemos o substantivo "Allice", tendo também adotado a escrita de "teoria" com TH.

12 - Quando sai o primeiro CD?
R: Lançamento está previsto para o dia 15 ou 16 de março de 2013.





15 – Das músicas divulgadas no Youtube, qual vocês consideram a melhor da banda?
R: Gostamos de todas, demos nosso melhor independente do período de lançamento que se destaca cada uma, mas acreditamos que mesmo contra o números que estão a frente dela, a música Acredite em Mim é o nosso carro forte, e temos em mente que após o lançamento do álbum teremos uma nova perspectiva disto, aguardem...

16 - Na música Semeador de Pragas, vocês contaram com uma ótima participação de Álvaro Limeira, do Colwire. Como foi essa participação?
R: Inicialmente, nosso contato com o Álvaro Limeira começou nas gravações do single Acredite em Mim, onde contamos com a gravação e ajuda do produtor e guitarrista da banda Colwire, Guilherme Yukio, após o lançamento da música e durante as gravações do CD  tivemos a oportunidade de ouvir um trabalho recente deles intitulado como “M.I.D.I.A”, onde surgiu um grande interesse de convidá-lo a fazer esta participação, a rumores até entre os integrantes da banda que esta musica foi inicialmente feita por Koala com a predestinação de ser gravada realmente em apoio com o Vavá.  

17 - Como o vocalista, Matheus Coleredger, treina a voz dele a ponto de fazer aqueles guturais e pig squeals sem engasgar? (risos)
R: Assim como dito inicialmente, quem dirige esta entrevista é um dos guitarrista, bem como não sei explicar em prática o que seria gritar com estilo, bom na verdade, tenho, já tentei diversas vezes, e já cheguei a cuspir sangue pelo mal uso da técnica que nunca aperfeiçoei. O que posso dizer, é que esta técnica deve ser usada com o diafragma, como todo o modo em geral de se cantar, para que você assim não exerça toda a força focalizada na garganta, sendo que na verdade a garganta serve apenas para que você modele o tom da voz que ira sair, e o drive que será exercido.

18 - E shows? Alguma previsão pra São Paulo?
R: Bom, somos quase todos de São Paulo/SP, em exceção apenas de Koala que reside em Campinas/SP. Nossa agenda esta sendo marcada a partir do lançamento do álbum, e com certeza não deixaremos de fazer shows aqui em nossa cidade.

19 - Em qual gênero musical, dentro do metal (obviamente), vocês se encaixam?
R: Metalcore.

20 -Pra terminar, gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho que vocês vêm fazendo e incentivá-los a nunca pararem com essa música bem feita. Por último, que conselhos vocês tem a dar pra quem tá começando agora?
R: Obrigado acima de tudo pela entrevista e agradecemos muito o interesse e apoio que esta depositando na banda. Assim como falamos em todas as nossas músicas, queremos deixar claro que acima de tudo, esta é uma causa que devemos fazer não apenas por nós mesmos, mas para este país que infelizmente ainda não sabe cuidar direito de todos os filhos sonhadores deste solo, abrindo os braços para poucos deles. Por fim, Acredite em Mim, Acredite em Si, Acredite em Todos Nós! 


Entrevista dedicada a meu amigo Bebeto Faria, que foi quem me apresentou a banda.
Valeu, Bebeto, sem você eu não ia ouvir essa música maravilhosa que essa galera faz. 

7 comentários:

  1. Muito boa a entrevista, acho muito foda essa banda cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, e concordo com você. A banda é realmente muito foda, não demorará muito pra conquistar mais espaço no "planeta metalcore".

      Excluir
  2. Comecei a ouvir a banda recentemente, gosto muito. Minha música favorita é Acredite em Mim *-*

    ResponderExcluir
  3. Em pleno 2018 eu viciado nessa banda. Pena q a Elaine saiu

    ResponderExcluir