sexta-feira, 22 de junho de 2012

Por trás da letra de Come As You Are.

Então, galera, pela primeira vez aqui no blog eu vou fazer algo que tenho tido vontade de fazer já há algum tempo. Vou inaugurar uma seção no blog onde postarei análises sobre músicas famosas, simplesmente o jeito como eu as entendi e que pareça fazer sentido. Para começar, uma música bem famosa de uma banda bem famosa. "Come as You Are" da famosa banda "Nirvana".




Venha como você estiver, como você já foi.

O personagem da música parece estar convidando alguém que não vê a bastante tempo. Essa primeira frase indica que tudo o que o personagem quer é a companhia do convidado, não importando as mudanças que podem ter acontecido desde o tempo que eles não se vêm.


Como eu quero que você seja, como um amigo,
Como um amigo, como um velho inimigo

Essa parte indica que o convidado do personagem estavam brigados, "de mal', e que esse encontro seria uma "trégua" uma oportunidade de fazer as pazes. O personagem oferece duas opções: Ou esquecer a briga do passado, ou discutir isso, falar sobre. Ou seja, ou ele vem "como um amigo" ou "como um velho inimigo".

Venha no seu tempo, se apresse

Novamente o personagem oferece duas opções, deixando o convidado bem á vontade.

A escolha é sua, não se atrase
Descanse, como um amigo

O convidado aceitou o convite, e o personagem da música o diz para que não atrase. E novamente o deixa á vontade na frase "Descanse, como um amigo".

Como uma antiga lembrança, lembrança
Lembrança, lembrança

E, repetidamente, o personagem afirma que ele e o convidado se conhecem há bastante tempo, e a repetição da palavra "lembrança" indica "flashback", todas as lembranças passando pela cabeça do personagem como em um filme.

Venha afundado na lama,
Com suas roupas alvejadas.

O personagem demonstra não se importar com a aparência do convidado, sem se importar se ele estará sujo de lama ou vestindo roupas alvejadas. Ele apenas quer o convidado presente, sem restrições.

Como eu quero que você seja
Como uma tendência, como um amigo,
Como uma antiga lembrança, lembrança,
Lembrança, lembrança,

E pela primeira vez o personagem diz que realmente quer que o convidado venha com boas intenções, que venha como um amigo. E agora o trecho "como uma antiga lembrança"  tem outro significado, o significado de que o personagem quer tratar o convidado como se nada houvesse ocorrido, deixando tudo para trás, como uma lembrança presa ao passado.

E eu juro que não tenho uma arma
Não, eu não tenho uma arma.

E com medo de que o convidado pense que o personagem está o convidando para discutir ou brigar como nos velhos tempos, o personagem se adianta "Não, eu não tenho uma arma", algo que teria o mesmo significado de "eu não tenho pedras em minhas mãos", significando que quer apenas paz e não continuar uma briga do passado.

Lembrança, lembrança, lembrança (não tenho uma arma)

E eu juro que não tenho uma arma
Não, eu não tenho uma arma,não, eu não tenho
Não,eu não tenho uma arma,não, eu não tenho uma arma

Lembrança, lembrança.

Apenas repetições de outros trechos da música. 

Conclusão sobre a música:  O personagem da música brigou com alguém há muito tempo atrás e a música toda é um convite para uma reconciliação entre o personagem principal e o convidado, pregando paz entre os dois e pedindo para que deixem as brigas do passado no passado, sem trazer á tona, nem mesmo na letra, o que realmente aconteceu no passado.

18 comentários:

  1. Oi, Raphael!
    Legal analisar músicas americanas. Acho uma tarefa difícil. Nem me atrevo a escrever a respeito, assim como você fez.
    Acho, no entanto, que, apesar do Kurt ter todo aquele papo de que as letras não tinham sentido nenhum e que ele ria de todo mundo que tentava entender, ele se expressava muito por elas.
    Nessa discordo um pouquinho de você. Sempre achei que o eu lírico fosse um sádico que manipula uma pessoa, e que as falas que ele tem na música são todas irônicas. Não estou me baseando em nada, com exceção do feeling da música mesmo e do clip, mas minha teoria é de que esse sádico conhecia o interlocutor e eles eram amigos, assim como você disse. Ele o chantageia, o manipula de alguma forma, diz não ter uma arma, mas tinha uma arma. Ele mata o interlocutor (atenção para a arma no clip).
    Acho que é tudo um relato da execução de um crime sádico, assim como é em "Polly".
    "Polly", aliás, é a minha sugestão.

    ResponderExcluir
  2. Ahm, você tem até um pouco de razão nesse ponto, Thamirys, mas, em minha opinião, acho que a arma do clip era apenas uma amostra do rancor de Kurt que realmente existia, mas não vejo a ironia na letra, só a possível mentira. Não citei o clip pois não quis me alongar a isso, mas depois desse pequeno deslize, pretendo não me esquecer dos clips. Obrigado, Thamirys, mas mantenho minha opinião. E pode deixar, pretendo analisar Polly mais tarde. =D

    ResponderExcluir
  3. Cara.. pra tu analisar uma música, tu tem que saber da história de quem escreveu, no caso o kurt. Ele só escrevia músicas sobre a vida pessoal dele e os sentimentos dele, então não existe "personagem" nenhum q vcs tão falando. A música provavelmente é sobre alguma garota. O Kurt não escrevia música pros outros, escrevia pra si mesmo, ficou famoso por acidente, ele nunca quis, talvez por isso não gostava de explicar suas letras, não gostava nem de dar entrevistas. Mas ele gostava de deixar as pessoas tirarem suas próprias conclusões de sua música, talvez até por não se importar.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que essa música tá falando é do Destino...

    ResponderExcluir
  5. Não tem um trecho da Bíblia que diz "venha como você está (buscar a Deus)"? Associei a isto também.

    ResponderExcluir
  6. pra mim ele fala de como queria ser aceito pela família ..ele queria ser chamado "venha como um amigo, com lama , do jeito q vc é. mas ao mesmo tempo desconfiava de todos quando a "familia" fala ...nós nao temos uma arma.

    ResponderExcluir
  7. pra mim ele fala de como queria ser aceito pela família ..ele queria ser chamado "venha como um amigo, com lama , do jeito q vc é. mas ao mesmo tempo desconfiava de todos quando a "familia" fala ...nós nao temos uma arma.

    ResponderExcluir
  8. Cara, boa observação. Mas nem todas as musicas da banda Nirvana deveriam ser "vistas" ao pé da letra. Acho na verdade que ele fez essa musica para a Frances, filha dele que viria 5 meses depois que a musica foi lançada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso ele tinha alguma lembrança da filha dele? Como é citado na música, ele têm lembranças, é bem provável que essa música não era para a filha dele.

      Excluir
    2. Por acaso ele tinha alguma lembrança da filha dele? Como é citado na música, ele têm lembranças, é bem provável que essa música não era para a filha dele.

      Excluir
  9. A arte é assim: acontece, como a chuva. É cada um tem sua leitura. De acordo com sua visão de mundo, experiência, cultura e sensibilidade.

    ResponderExcluir
  10. Essa musica foi escrita por Dave Grohl... não se esqueçam.....

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ele fala sobre as drogas, mesma pegada de Piano bar de engenheiros do Havai

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho menor dúvida que esse cara interpretou essa música sem analisar o clipe oficial. Levou a interpretação pela aparência fria da letra.

    Entretanto, interpretar a letra sem analisar o clipe, pois foi o que parece q vc fez, é um grande equívoco.

    Por outro lado, se vc tirou suas conclusões tb pelo clipe, como vc chegou a essa conclusão tão pura, já que Kurt coloca uma criança sendo fisgada por dinheiro, e ao final aparece o cara morto...

    ResponderExcluir
  14. A musica ta aí... Como o próprio Kurt já dizia. A interpretação é livre.
    O fato é que trata-se de uma obra prima. Gostei da interpretação disposta aqui no blog.

    ResponderExcluir