sexta-feira, 13 de julho de 2012

Por trás da letra de Welcome to the Jungle

Hoje, em comemoração ao dia mundial do rock (13/07), o "Por Trás da Letra" será sobre um dos maiores clássicos de toda a história do rock. O single "Welcome to the Jungle" da banda Guns N' Roses, música composta pelo vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash.



Bem-vinda à selva

A selva da qual o personagem fala é a cidade. O personagem que canta a música, o eu lírico de Axl e Slash, é alguém familiarizado com a cidade, apresentando-a a uma garota (nos versos seguintes fica claro que é uma garota). 

Nós temos diversões e jogos
Nós temos tudo o que você quiser
Querida, nós sabemos os nomes.

Agora o personagem descreve os moradores da "elite" das ruas da cidade. Elite essa da qual ele faz parte. Diz que pode proporcionar a garota momentos de diversão e entretenimento, dizendo que conhecem os nomes dos jogos, ou seja, eles conhecem os jogos (drogas) "de cor e salteado".

Nós somos as pessoas que podem encontrar
Tudo o que você precisar
Se você tiver o dinheiro, querida
Nós temos sua doença.

O personagem continua a descrever seu "grupo" que supostamente são traficantes de qualquer tipo de droga. Mas, como todo bom traficante, ele exige dinheiro em troca das drogas. O trecho "nós temos sua doença" indica que o traficante esta se falando, ou cantando, para uma viciada.

Na selva, bem-vinda à selva
Veja ela derrubar seus
Sha-na-na-na-na-na-na-na-joelhos, joelhos

Mas uma vez o traficante compara a cidade (que, segundo a banda, é Los Angeles) com uma selva. E, sendo sincero, ele assume que a a cidade e suas drogas deixarão a viciada de joelhos, seja pela dor causada pelo efeito das drogas ou para ajoelhar-se e implorar por mais.

Oh, eu quero ver você sangrar.

O traficante assume a personalidade de alguém "malvado", alguém que deseja a dor e o sofrimento da viciada.

Bem-vinda à selva
Nós a enfrentamos dia após dia.

Mas uma vez o traficante dá as boas vindas a viciada, dizendo que ele e seus outros traficantes estão acostumados com a cidade.

Se você a quiser você vai sangrar
Mas é o preço que você paga.

O traficante assume, novamente, que a "cidade selvagem" e suas drogas farão mal a viciada, mas que se ela quiser o prazer proporcionado pelas drogas ela terá que aguentar a dor e os efeitos colaterais.

E você é uma garota muito sexy
Que é muito difícil de satisfazer
Você pode experimentar as luzes brilhantes
Mas não vai tê-las de graça.

O traficante elogia a viciada que estava reclamando de algo (provavelmente pedindo por mais drogas ou reclamando dos preços). Depois disso, ele se refere ao LSD (que causa alucinações, como ver luzes brilhantes e coloridas) ao dizer que, de algum jeito, a viciada precisará pagar.

Na selva, bem-vinda à selva
Sinta meu, meu, meu, meu chicote
Oh, eu quero te ver gritar.

Novamente ele dá as boas vindas á viciada. Após isso ele dá a entender que a viciada praticaria com ele o ato sexual em troca das drogas.

Bem-vinda à selva
Fica pior a cada dia
Você aprende a viver como um animal
Na selva onde jogamos.

Agora o traficante faz referência a seu passado, dizendo que ele ficou pior a cada dia, até que a cidade que agora ele domina foi o que o transformou no bandido que é.

Se você tem fome pelo o que vê
Você irá conseguir eventualmente
Você pode ter o que quiser
Mas é melhor você não tirar de mim.

Apenas outro jeito de dizer que é fácil de se conseguir drogas nessa cidade, basta querer. Depois ele diz que a viciada pode fazer e ter o que quiser, exceto roubar o "cargo" dele. Ou seja, se ela "revender" o que compra dele, irá arcar com as consequências.


E quando você está alto você nunca,
Nunca quer descer
Então desça, então desça, então desça
SIM, desça!

Agora o traficante diz que quando se está bem, sem drogas ou crimes em sua vida, você não quer se rebaixar a este nível, não quer se tornar um traficante ou um viciado. Então ele diz para a viciada "descer", e se rebaixar para mais uma vítima da selva.

Você sabe onde você está?
Você está na selva, baby
Você vai morrer
E, pela última vez, o traficante menciona que, uma vez na "selva" não hã escapatória, a dor e sofrimento são inevitáveis.

Ps: Os trechos cortados da letra original da música são repetições de trechos que foram incluídos na interpretação. Nenhum trecho da música deixou de ser interpretado.

Conclusão sobre a música: Toda a letra da canção é um "discurso" de um traficante para uma garota viciada em LSD. Além de descrever a cidade de Los Angeles e a facilidade de se tornar um bandido ou viciado em drogas, o traficante da música ainda alerta o viciado e o ouvinte da música de que se quiser o prazer proporcionado pelas drogas terá que aguentar todos os efeitos colaterais ruins, como doenças.

E agora, ainda no clima de uma das melhores músicas da história do Rock'n Roll e no clima de Guns N' Roses, o blog Literatura do Guimarães deseja a todos um FELIZ DIA DO ROCK'N ROLL!!!!!

9 comentários:

  1. Muito bom, gostei era disso que eu queria saber, vlw

    ResponderExcluir
  2. Uma interpretação 100% equivocada. A música faz menção do ódio dos demônios contra a alma do homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como provar sua afirmação por favor? Estou em um projeto acadêmico sobre essa musica.

      Excluir
  3. Cara, não sei nao. Interpretação livre é sempre interessante porque parte da visão do interpretador. Daria uma bom filme sua história. Na minha visao, o álbum apetit for destruction é inteiro baseado nas experiências com drogas da banda. Welcome to the jungle é inteira sobre as sensações e consequencias da cocaína, assim como mr. Brownstone é sobre heroína. A parte que diz "quando vc está alto não quer descer" é sobre o desespero de perder o efeito e cair na paura, sensação que so passa com mais uso.

    ResponderExcluir
  4. Tá loko, tem até exploração sexual no meio :o
    Eu passo é longe dessa selva! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Se nos prendemos a aplicação popular do termo droga,perderemos a chance de perceber que drogaesta em todo canto,desde a propaganda comercial até na igreja. Precisamos estar ligados a proposta por tras de cada oferta pra não sermos devorados. Quando eu não consigo controlar a minha vontade,eu me mostro uma presa fácil. Tem muita gente esperando um alienado,pra aproveitar. Bem vindo a selva é saber onde vc tá,qual a vibe da galera,segurar a onda,pra não se lamentar depois. Bora pensar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Eu sou cristã mas vejo que essa " droga" é muitas vezes oferecida pelas religiões e em todos os ramos da sociedade. Vivemos em uma selva, precisamos ser fortes e não deixarmos ser consumidos. Essa não é mensagem original da música, mas quando ouço não consigo deixar de pensar que se eu não for forte serei engolida pelo sistema.

      Excluir