domingo, 3 de março de 2013

Wolverine não é gay!


Nos últimos anos, acompanhando quadrinhos, podemos observar que as grandes editoras (me refiro apenas as duas que realmente importam, Marvel Comics e DC Comics) estão tentando abranger um público maior. Querem parar de se focar apenas nos adolescentes fãs de super-heróis e querem fazer com que todo o tipo de público seja seu público alvo, criando assim cada vez mais fãs de quadrinhos e os tão famosos nerds de quadrinhos.
E ao tentar atingir os mais diferentes tipos de públicos (as minorias, se assim preferir), já se criaram, há muito tempo atrás, personagens latinos e afro-americanos...como o Super-Choque, da DC Comics, e o Mancha Solar (que representa várias minorias ao mesmo tempo), da Marvel.
Na década de 90, a Marvel notou que havia restado apenas uma minoria a qual eles ainda não haviam dedicado nenhum personagem: O público GLS (gays, lésbicas e simpatizantes). E assim surgiu a revelação de que o personagem Estrela Polar era homossexual e possuía um namorado chamado Kyle Jinadu.

Anos depois, em 2012, a Marvel desengavetou essa ideia (a qual ninguém havia dado muita importância, sendo que Estrela Polar é um personagem de quinta categoria que ninguém conhece e ninguém se importa), anunciando que Estrela Polar e Kyle iriam, finalmente se casar.


Com certeza, a notícia de que uma revista de história em quadrinhos teria como tema principal de sua edição  atraiu muita atenção e muitos holofotes!
Começaram as polêmicas, vários religiosos e cidadãos conservadores afirmando que não estavam satisfeitos com essa notícia pois não queriam que seus filhos lessem essas histórias que "apoiassem o homossexualismo" (palavras deles).
Alguns leitores foram a favor dessa união, outros foram contra, e boa parte deles foi indiferente...afinal, é apenas mais um detalhe, qual é o problema disso? Mas, certo, errado ou indiferente, a Marvel conseguiu o que queria: Atenção.
Mas o povo é idiota. O povo é burro, o povo não tem nenhuma habilidade de interpretação.
Nunca se importaram em ler uma única matéria explicando a situação, apenas liam "Marvel", "super-herói" e "gay". Após essas três palavras, a mente das pessoas se fecharam, e se tornou comum ouvir, e ler (na internet), conversas como - Ficou sabendo que os super-heróis vão todos virar gay? Ficou sabendo que agora os heróis são homossexuais? Vai ser lançada uma revista apenas com super-heróis gays.
Ou seja, esse tal povo sem poder de interpretação formulou todo e qualquer tipo de teoria relacionado a super-heróis homossexuais, exceto a correta - De que Estrela Polar é gay e iria se casar com seu namorado. Só isso!


Não demorou muito, logo a DC Comics ficou com inveja/ciúmes/dor de cotovelo devido a atenção que a Marvel havia recebido ao casar um personagem com outro do mesmo sexo. E como sempre, a DC correu atrás do prejuízo querendo se igualar.
Não demorou muito, a notícia de que, em breve, um personagem da DC sairia do armário e se revelaria gay  foi publicada. Começaram as apostas. Quem será? Batman? Robin? Flash? Super-Homem?
E, em pouco tempo, a notícia de que Alan Scott é homossexual veio á tona.
Mas junto com esta notícia, veio a pergunta : Quem diabos é Alan Scott?
Alan Scott é o Lanterna Verde original, o primeiro alter-ego de Lanterna Verde. Antes de Hal Jordan, antes de John Stewart, Kyle Rayner, Duck Dodgers  e Abin Sur, o primeiro a ser realmente conhecido como Lanterna Verde foi Alan Scott.
Mas, tudo bem. Afinal, o fato de Scott ser gay não afeta em nada o universo atual dos quadrinhos, já que não se fazem mais revistas com ele e no universo DC atual ele não é nada mais que um personagem velho e esquecido pelos roteiristas.
Mas o povo é idiota. Novamente, ninguém teve interesse em pesquisar e descobrir que não existe apenas um Lanterna, descobrir que Alan Scott e Hal Jordan não tem nada a ver um com o outro.
E, mais uma vez, se tornou comum as situações vergonhosas de reportagens e matérias jornalísticas sobre o "Gay Green Lantern" com imagens de Hal Jordan ou John Stewart, NUNCA de Alan Scott.
Houveram até mesmo textos (tão compridos quanto este) questionando como seria o filme "Lanterna Verde 2", após essa revelação.
O povo foi idiota, e inverteu tudo, chamando urubu de meu louro e Alan Scott de Hal Jordan.


Depois de Estrela Polar e Alan Scott (em 2012), finalmente começaram as polêmicas desse tipo em 2013.
Há uma semana, na revista X-Treme X-Men, Wolverine deu um beijo (beijo mesmo, na boca) do semi-deus Hércules. Mas não se preocupe, a masculinidade do personagem e toda a imagem máscula que ele vem cultivando durante esses quase sessenta anos de existência continuam intactas. Acontece que este beijo é uma situação que ocorreu apenas na revista X-Treme X-Men.
Resumindo, aquele personagem homossexual que beijou e se apaixonou por Hércules não é o Wolverine de verdade, apenas o Wolverine do universo X-Treme, um universo paralelo que possibilita os personagens de terem mudanças bruscas em sua personalidade.
O fato de Wolverine (absolutamente o anti-herói mais másculo da Marvel que já teve o maior número de namoradas e de relações sexuais com mulheres nessas seis décadas de criação do personagem) ter se tornado homossexual é um ótimo exemplo das mencionadas mudanças bruscas de personalidade.
Ou seja, o Wolverine do Universo X-Treme é gay, não o Wolverine de verdade. A partir do momento em que você concorda que existam universos paralelos, é óbvio que em cada universo vão ter versões distintas de cada personagem. Não seria uma surpresa se em outras revistas que retratam outros universos surgissem com uma Wolverine mulher, um Wolverine negro ou um Wolverine francês.
Mas, mesmo que aconteçam as mais inusitadas alterações paralelas da personalidade do anti-herói baixinho, na revista Wolverine, que é a que aborda o verdadeiro Logan, continua com o Logan hétero.
E antes que o povo se mostre, de novo, idiota e sem poder de interpretação, eu afirmo com certeza e segurança:
O Wolverine não é gay!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário