terça-feira, 26 de março de 2013

O presente de Renato Russo.

Hoje, dia 27 de março de 2013, o gênio e poeta da música brasileira (nosso glorioso rock) completaria cinquenta e três anos de idade, se não houvesse nos deixado em 1996 devido ao vírus que contraiu : A AIDS.
Na época em que faleceu, Renato estava triste. Aliás, desde o momento em que se tornou um ser pensante e analítico, Renato descobriu-se um ser triste, um trovador solitário rodeado por pessoas que indignava-se com nossa realidade e debulhava-se em lágrimas ao notar que nada havia mudado e nada havia conquistado...seu único defeito: falta de percepção.
Renato nunca percebeu o quanto ele havia mudado, o quanto ele havia conquistado. Legiões de fãs, reconhecimento em todo o país...e devido a sua imensa sabedoria, que esbanjava em suas composições, Renato conseguiu, e consegue até hoje, mudar o pensamento e abrir os olhos de inúmeros brasileiros que, insatisfeitos, ouvem suas músicas e vêm a chama da revolta, a chama da insatisfação nascer e queimar em seu coração.

Mas nem tudo é ruim. Mesmo tendo ido-se e deixado todo seu legado para que bons entendedores pudessem apreciar, Renato falhou ao ir-se tão cedo.
Deixou a música em maus lençóis, com pouca música de qualidade em produção, tendo como únicos representantes as bandas antigas na ativa.
Mas anos se passaram, as pessoas inteligentes viram que nem tudo estava bem no cotidiano, e começaram a olhar pra trás, vendo que música de verdade era a Legião Urbana, compositor de verdade era Renato Russo e que rock'n roll de verdade era dos garotos punks e românticos de Brasília, trazendo de volta o rock brasília dos anos oitenta, resgatando o rock nacional clássico do esquecimento, fazendo também com que fossem lembradas bandas míticas como Barão Vermelho, Matanza e Raimundos....e também fazendo com que fossem descobertas novas bandas, revivendo os anos oitenta da música boa com música tão boa que parece velha.
Esse é o presente de aniversário para Renato Russo. Fácil garantir que nosso trovador solitário, não importando onde ele está, ficaria feliz ao saber que seu rock faz as boas bandas serem lembradas e boas bandas serem descobertas.
A lembrança de Titãs, Matanza, Ultraje a Rigor, Raimundos, Ira! e outra inúmeras bandas grandiosas desejam feliz aniversário a Renato.
Assim como Project46, Draco, Worst, Marília Gabriela e Theoria de Allice, bandas novas, também provam que Renato não passou por esse mundo á toa.




♫ É tão estranho, os bons morrem jovens. Assim parece ser quando me lembro de você, que acabou indo embora cedo demais. (...) Os bons morrem antes. Me lembro de você, e de tanta gente que se foi cedo demais. ♫
 Love in The Afternoon - Renato Russo

Em nome do Brasil e de toda a boa música que insiste em nascer por aqui, o blog Literatura do Guimarães (devoto de Renato Russo até o final dos tempos), desejo um feliz aniversário a esse gênio saudoso.
E como presente ao nosso poeta favorito, e a quem admira seu trabalho, músicas de boas bandas atuais que mostram que o rock ainda está vivo....assim como Renato Manfredini Júnior.

Parabéns, Renato Russo, nós te amamos. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário