sábado, 16 de março de 2013

Top V - Frases de Star Wars

Toda a saga cinematográfica Star Wars é uma saga obrigatória de ser assistida por qualquer nerd ou até mesmo qualquer reles fã de cinema.
Sendo a trilogia original ou a nova, é impossível negar que a obra de George Lucas ainda não foi superada por nenhuma saga cinematográfica. Nem em nível de história e muito menos em nível de renda.
Recentemente, a Disney (compradora da Lucas Filmes) anunciou que SEIS novos filmes da franquia Star Wars serão lançados. Duas novas trilogias do universo que mais amamos.
E para entrar no clima de "Star Wars voltou", rever os filmes é a melhor escolha. E, depois de tantos anos após o último filme, é impossível assistir hoje em dia sem se relembrar dos quotes, as frases marcantes da saga.
Confira agora um top V , com cinco das melhores e mais memoráveis frases de todos os seis filmes.

                                    V - "Eu tenho um mau pressentimento sobre isso".



No original, "I have a bad feeling about this". Simplesmente a frase mais dita em Star Wars, presente em quase todos os filmes e dita por boa parte dos personagens principais. No vídeo acima, uma compilação dos melhores momentos dos filmes em que a citação é usada. No mesmo vídeo, podemos ver a frase sendo dita por Obi-Wan Kenobi, Anakin Skywalker, Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo e C-3PO, ou seja, praticamente todos os protagonistas que falam a língua humana já disseram essa frase, incluindo o vilão Darth Vader, que um dia já se chamou Anakin Skywalker.


                                  IV - "Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante".

Além da frase citada na posição acima, outra que está presente em todos os filmes, desde a trilogia clássica até a nova trilogia, é a frase que sempre surge antes do texto (também presente na saga toda) que explica qual filme você está prestes a assistir e te dá a base da história do mesmo. E é claro, que precisa sempre também deixar claro que qualquer obra relacionada ao maravilhoso universo criado por George Lucas se passa há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante.


                                                III - "Que a Força esteja com você!"

No Universo de Star Wars, a Força é a religião do universo. A Força que rege tudo e que dá força aos populantes daquele mundo. Quase como o "Deus" que está presente em abundantes religiões terráqueas.
Algumas vezes, quando algum personagem é enviado a alguma missão, seu mentor (ou também algum amigo seu que se importe com seu desempenho na missão) o deseja sorte dizendo "Que a Força esteja com você", que nestes filmes soa como um "Vá com Deus". Já dito por Obi-Wan Kenobi (a Luke Skywalker), Yoda ( a Anakin Skywalker) e por Han Solo ( a Luke Skywalker).
Após isso, virou uma das frases mais icônicas de toda a história do cinema.

                                                                             II - NO!!

É até ridículo colocar uma única palavra no segundo lugar de um top 5 com melhores frases. Afinal, palavras não são frases, certo? Errado! Se dita sozinha, sem palavras sucessoras ou antecessoras, e se tiver um significado que não necessite de mais palavras para fazer sentido, uma palavra sozinha forma SIM uma frase. Ou seja, o "NO!" que é dito inúmeras vezes durante a saga toda por todos os personagens, mas que foi dita do modo clássico e prolongado (NOOOO!) apenas por Obi-Wan Kenobi (ao ver Qui-Gon Jinn ser morto por Darth Maul), por Darth Vader (ao descobrir, por Sidious, que seu ódio matou Padmé), por Luke Skywalker (ao ver a morte de Obi-Wan Kenobi por Darth Vader), por Leia (ao ver que Luke caiu na cilada que Vader o preparou), novamente por Luke (ao descobrir que Vader é seu pai) e novamente por Darth Vader ao salvar Luke da morte que Sidious ia lhe causar.


                                                       I - Luke, eu sou seu pai.

Na verdade, a frase "Luke, eu sou seu pai" nunca foi dita em nenhum dos filmes de Star Wars.
A clássica e conhecida cena de "O Império Contra-Ataca" em que Vader revela a Luke que é seu pai na verdade foi executada regada com a frase "Não, eu sou seu pai", o que não tira, de jeito nenhum, o epicismo da cena. Ao ficar famosa pelo mundo, a cena foi modificada pra "Luke, eu sou seu pai" apenas para informar as pessoas leigas no assunto de que a frase se referia a um personagem chamado Luke.
A frase ficou tão famosa que vários outros ícones da cultura pop vivem fazendo referência a ela. James Earl Jones, a voz de Darth Vader, ganhou uma notoriedade na mídia muito maior depois de Star Wars, e é impossível assistir uma entrevista com o ator e locutor em que ele não seja obrigado a dizer esta frase.
Até mesmo Toy Story, a melhor trilogia infantil (feita pela Disney) de todos os tempos, tem referências a essa cena mítica. Isso sem mencionar a música "Luke, eu sou seu pai" da banda de rock brasileira Os Seminovos.
E como homenagem a essa saga maravilhosa, e especialmente a esta frase que estrela a melhor cena de todos os seis filmes já feitos (e que será impossível de ser superada por qualquer cena dos filmes que a Disney produzirá para 2015), milhares de nerds (como eu e meu amigo Moisés Silva) irão dar a seus filhos o nome de Luke, só para poder gritar :

 - Luke, eu sou seu pai!


E você? Acha que faltou alguma frase ou que ficou faltando algo no texto?
Deixe suas opiniões e/ou sugestões nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário