quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Títulos, capítulos e Spiderwick.

Como mencionado no primeiro texto neste formato (que se referia á biografia "Renato Russo - O Trovador Solitário"), os capítulos de uma obra são peça importante na hora de notar a genialidade de um autor. E isto não é apenas durante a leitura do "recheio" dos capítulos, pois aí já seria a análise da história em si, e sim no título dos capítulos.
Como sempre é preciso um título perfeito, que dê ideia do enredo do capítulo sem revelar nenhum segredo que seria revelado apenas com a leitura (como o famoso caso do episódio "A Morte de Freeza", no anime Dragon Ball Z).
O livro "As Crônicas de Spiderwick - O Guia de Campo", e suponho que todo o resto dos livros da série As Crônicas de Spiderwick, possui um estilo de nomear os capítulos bem diferente do que com o que estamos acostumados.
Ao invés de possuir um título que dê uma ideia a respeito do capítulo, ele simplesmente conta o que ocorre no mesmo, com bastante cuidado para que não haja nenhum spoiler importante e que prejudique a apreciação da edição.
Entendeu? Se não, veja a pequena análise de cada capítulo.


Capítulo 1 - Em que os irmãos Grace conhecem sua nova casa.

No primeiro capítulo, três irmãos (Mallory, Jared e Simon Grace), acompanhados de sua mãe, chegam á uma casa abandonada que pertencia a seu antigo tio-bisavô Arthur Spiderwick. É neste ponto em que os personagens nos são apresentados de uma forma tão boa e rápida que logo nos acostumamos com os irmãos e suas personalidades, e começamos a conhecer a casa em parceria com os Grace.

Capítulo 2 - Em que duas paredes são exploradas por uma enormidade de métodos diferentes.

Aí a trama começa a se desenrolar. Os irmãos ouvem algo andando pela parede e logo surge a resposta lógica - Um esquilo. Querendo confirmar se realmente há um esquilo nas paredes do casarão antigo (se você é um fanático por Harry Potter, não vai deixar de deduzir que exista um basilisco nos encanamentos do ambiente), os irmãos abrem a parede, bagunçam o que parecia uma espécie de ninho e ainda investigam as paredes da casa por meio de um elevadorzinho. Assim o título do capítulo ganha lógica, pois foram usados vários métodos para explorar essas paredes - Pancadas de vassouras, vasculhar o ninho e andar pra lá e pra cá dentro de um elevadorzinho interno.

Capítulo 3 - Em que surgem muitos enigmas.

É, tecnicamente, a continuação do capítulo anterior, em que Jared chega a um espécie de sala secreta, uma espécie de biblioteca, a qual ele só teve acesso devido ao elevadorzinho. Lá realmente surgem muitos enigmas, pois Jared começa a perceber a presença de seres fantásticos no casarão, ao se deparar com uma enormidade de livros que tratam de criaturas mágicas e também se depara com mensagens que se escrevem sozinhas e enigmas sem respostas.

Capítulo 4 - Em que surgem respostas. Mas não necessariamente para as perguntas certas.

Cheio de enigmas para resolver, Jared começa a investigar a casa o máximo que pode. Mesmo sem êxito em descobrir que tipo de criatura está na casa, Jared segue as instruções de um bilhete antigo que encontrou na biblioteca e logo encontra um livro. Portanto, a pergunta "do que se trata o bilhete" foi respondida, embora a pergunta para qual ele buscava a resposta era "qual é o animal que anda nas paredes do casarão?". Essa continua sem resposta.

Capítulo 5 - Em que Jared lê um livro e prepara uma armadilha.

Após encontrar o livro (intitulado O Guia de Campo), Jared, obviamente, o lê, em busca de informações e tentando solucionar mistérios.
Nada descobre, apenas aprende muito sobre criaturas mágicas, incluindo diabretes, duendes, gnomos, anões, grifos, fadas e vários outros. Logo, pra tentar surpreender o animal desconhecido, Jared vai até a cozinha no meio da noite e joga farinha no chão, com o objetivo de flagrar algumas pegadas que o ser deixaria durante a noite.

Capítulo 6 - Em que eles acham coisas inesperadas na geladeira.

Ao acordar pela manhã, a cozinha está muito bagunçada, há farinha por todos os lados e coisas fora do lugar. Logo todos desconfiam de Jared, e ninguém acredita quando ele diz que, provavelmente, foram os seres mágicos. Aliás, ele não tem nenhuma prova de que realmente algum personagem sobrenatural tenha feito aquilo. Para piorar a situação, no congelador são encontrados os girinos de estimação de Simon congelados, e um bilhete dizendo "Não é belo ato congelar os ratos" . Logo após isso, os ratos Tomas e Jefferson, de estimação de Simon, desaparecem.

Capítulo 7 - Em que o destino dos ratos é solucionado.

Ao ler o pequeno resumo do capítulo anterior e ao ler o título deste, não é preciso ser um gênio pra deduzir que agora é o momento em que os ratos são encontrados. Mas não é apenas isso o que acontece.
Aqui neste texto já foram revelados muitos spoilers da obra, e o que seria revelado aqui tornaria inútil a leitura...pois não haveria nada a ser descoberto.

Porém, na curta análise de cada dos capítulos com seus títulos, não seria besteira mudar o título do próximo livro de "As Crônicas de Spiderwick - A Pedra da Visão" para "Livro Dois - Em que a História Continua".


Nenhum comentário:

Postar um comentário