quarta-feira, 3 de abril de 2013

Por trás da letra de 3005 (Scars on Broadway).


Há certo tempo atrás, fiz a análise da letra de Sugar, uma das melhores e mais famosas músicas da banda armeno-americana de metal alternativo System of a Down.
Hoje, mostrando lealdade e fanatismo por System of a Down, trago a análise da letra 3005, da banda Scars on Broadway de hard rock e heavy metal.
"Ué, como você começa falando de System of a Down e termina falando de Scars on Broadway?"
Fácil de responder.
Em sua primeira formação, SOB tinha como vocalista o guitarrista e backing vocal do SOAD (Daron Malakian), e também como baterista o baterista de SOAD (John Dolmayan).
Portanto, um fã de System of a Down (que sou) também é um fã em potencial de Scars on Broadway (que também sou)....e se há uma análise de Sugar neste blog, não pode faltar uma análise de 3005.

Vamos bater palmas
para o presidente.
E para Jesus Cristo
E eu mencionei Charlie Manson?
E todo mundo mais que foi legal.

Neste trecho, a música, composta por Daron Malakian, expressa um tom de ironia. É como a letra "Perfeição" de Renato Russo, onde surge o convite "vamos celebrar a estupidez humana" e, em seguida, exemplo dessa estupidez. É um tanto quanto irônico que batamos palmas para políticos corruptos, figuras religiosas (inexistentes pela visão ateia de Daron) e até mesmo Charlie Manson, um assassino cruel que foi considerado o homem mais cruel que já pisou na face da terra. Deixemos que nossa sociedade que não distingue o bem do mal, bata palmas pra essas personalidades que só fazem danificar nosso mundo.

Vamos cantar uma canção
para as pessoas assustadas.
Procurando no ar,
se você procurar muito bem,
vai ver que estou lá.

Bombardeando o seu mundo.
Assistindo todos os idiotas da ressurreição perdendo seu terreno. 

Neste ponto da canção, Daron diz que as pessoas, alienadas com sua religião, não percebem o que realmente acontece. Ficam procurando respostas para tudo na fé, em sua religião, no céu (no ar).
Devido a isso, Daron diz que a guerra virá, e quando este dia chegar, ela já terá morrido, mas suas palavras estarão sendo ditas por homens poderosos que criarão guerras e vencerão os religiosos, que não possuem, segundo Daron, preparo para essas guerras.

Vamos bater palmas
para o genocídio.
E a internet.
E todas as formas de comunicação 
que estarão perdidas quando estivermos mortos.

Novamente, Malakian nos faz lembrar de que batamos palmas e celebremos o fato de não nos importarmos com problemas realmente importantes e também o fato de que perderemos tudo o que temos com as guerras que virão, incluindo todas as mídias de comunicação, como a internet.

Você nunca sobreviverá.
3005
Enquanto você afunda no oceano
eu estarei na minha nave espacial. Sobrevivendo.

Bombardeando o seu mundo. 
Assistindo todos os idiotas da ressurreição perdendo terreno.

Sim, eu estarei aqui, bombardeando o seu mundo,
e assistindo todos os idiotas da ressurreição perdendo terreno. 

Mais uma vez, Malakian faz alusão de que você (no caso, se referindo a um fanático religioso), nunca sobreviverá a uma guerra para qual não está preparado. E várias vezes, a letra repete o fato de que ele (sua ideologia) estará aqui, bombardeando o mundo e assistindo de camarote a queda dos religiosos fanáticos que, um dia, não se importaram com nada.

Vamos bater palmas.
Para o presidente.
E o Mickey Mouse.
E para todos os outros filhos da puta que estão queimando nesta casa.

E, finalizando a letra, Malakian repete a necessidade do povo burro a aplaudir e ovacionar humanos que danificam cada vez o mundo, dessa vez substituindo Jesus Cristo por Mickey Mouse, numa forma de comparar a figura religiosa a personagens fictícios e inexistentes, e também numa forma de criticar a mídia de um modo geral.

É este tipo de música e pensamento que Daron Malakian executa que nos faz pensar seriamente sobre o futuro da população.
Porque estando envoltos no fanatismo religioso que destrói famílias e amizades, realmente ficamos sem saber o que pensar que estará acontecendo em nosso mundo por volta do ano de 3005.


4 comentários:

  1. Excelente análise....
    Está de parabéns...

    Sou muito fã de SOAD e SOB.
    Essa Música é muito foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Roberto.
      Sou igualmente fã de ambas as bandas, também. =D

      Excluir
  2. Análise magnífica, agora entendi a letra da música :D

    ResponderExcluir