domingo, 3 de junho de 2012

Mini-Biografia - Renato Russo

                                                           Renato Russo ( 1960-1996)


Em 27 de março de 1960, nasce Renato Manfredini Júnior, no Rio de Janeiro. Desde cedo, se mostrou dono de grande inteligência quando, aos seis anos, escreveu uma bela redação chamada "Casa velha, em ruínas" . Em 1967, Renato e sua família se mudaram para Nova York, mas logo voltaram para o Brasil, em 1969. Remato teve tanto contato com a língua e a cultura inglesa que, anos depois, viria a gravar músicas em inglês.
Renato viveu grande parte de sua vida em Brasília, onde tinha muito contato com a política e todos os manifestos contra ela, tanto que, em 1978, criou sua primeira banda, uma banda punk (movimento que consistia em fazer críticas ao sistema, se resumindo em política, polícia e todas as outras questões polêmicas da época) chamada Aborto Elétrico, formada por Fê e Flávio Lemos. A banda acabou em 1982 devido aos desenvolvimentos constantes entre Renato e Fê.
Renato ganhou o apelido de Trovador Solitário quando começou a se apresentar sozinho. Nessa época foi que surgiram sucessos como "Faroeste Caboclo" e "Eduardo e Mônica" . Pouco tempo depois, Renato se juntou ao baterista Marcelo Bonfá e iniciou a banda Legião Urbana. Pouco tempo depois, Dado Villa Lobos se uniu ao grupo, criando assim a formação clássica.
Enquanto o grupo fazia sucesso estrondoso por todo o Brasil, a vida de Renato vivia aos solavancos, e Renato demonstrava isso com exímia coragem em suas letras como em "A Via Láctea"  "Clarisse" e "Vento no Litoral" onde expunha sua tristeza de modo muito claro.
Renato, que era homossexual assumido, contraiu o vírus da HIV (AIDS) em 1989, o que nunca declarou publicamente. Devido á complicações da AIDS, Renato faleceu em 1996 em seu apartamento.
Mesmo estando morto há mais de 15 anos, as músicas de Renato continuam fazendo sucesso estrondoso. Sucessos como "Há Tempos", "Eu Sei", "Monte Castelo", "Mais Uma Vez" e "Geração Coca-Cola" continuam tendo significado estupendo, e você não errará se usá-los como modelos para escrever suas canções.
Renato deixou um legado a ser seguido, e está sendo seguido muito bem...Filmes estão sendo elaborados baseados na obra de Renato, e um tributo á Legião Urbana foi realizado, com Marcelo Bonfá e Dado Villa Lobos, tendo Wagner Moura nos vocais...
Renato Russo foi mais que um músico. Foi um poeta, um filósofo, um modelo a ser seguido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário