quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dez Respostas - A Teoria Pixar


Já parou pra pensar se todos os filmes da Pixar com os quais você cresceu (e outros que você viu depois de grande) fossem, teoricamente, um filme só?
Já pensou se Vida de Inseto fosse um filme pós-apocalíptico? E se Carros fosse uma versão infantil e animada da revolução das máquinas? E se as portas transportadoras de Monstros S.A. fossem na verdade máquinas do tempo?
Você provavelmente nunca pensou nisso, mas teve gente que já! E assim surgiu a Teoria Pixar, que vem se tornando assunto principal de alguns sites de entretenimento ou que tenham como tema principal animações, teorias da conspiração e nostalgia. 
A teoria apresenta, de um jeito muito bem explicadinho, a hipótese de que todos os filmes da Pixar (que, até o momento, são quatorze) acontecem no mesmo universo só que em épocas diferentes.
Segue o link original da teoria, em inglês:  Exploda sua cabeça bilíngue

~Particularmente, como fã da Pixar, me senti na obrigação de escrever algo a respeito disso. Porém, não queria apenas publicar uma tradução do texto original ou tentar explicar resumidamente, pois muitos já fizeram isso~.

Então, como um modo de explicar a teoria apresentando-a para quem não a conhece e também como um modo de esclarecer dúvidas de quem já conhece, reuni dez perguntas mais frequentes e comuns sobre essa teoria, respondendo-as.
Lembrando que, se houver alguma oposição as informações apresentadas aqui neste artigo, deixe nos comentários sua sugestão ou dúvida. Então. Vamos ao texto.

Pixar Theory's Facebook
01 - Como é a teoria?

A teoria afirma que todos os quatorze filmes da Pixar estão interligados, e que todos se passam no mesmo universo. Se iniciando pelo filme Valente (que se passa em eras medievais), onde é explicado que, através de feitiços de uma bruxa, os animais conseguem ter personalidade e características humanas. Logo após Valente, nos anos 60/70 se passa o filme Os Incríveis, onde a Energia de Ponto Zero começa a ser utilizada e a dar também vida e movimento a objetos inanimados. Voltando aos animais 'inteligentes', em filmes como Ratatouille e Procurando Nemo fica claro que os animais estão cada vez mais humanos em suas atividades. Em UP, Charles Muntz desenvolve uma tecnologia que desperta e populariza tal característica dos animais. Enquanto os animais evoluem sempre mais, a tecnologia toma conta do mundo, começando demolindo casas e logo resultando na dominação mundial, onde só 'sobrevivem' as máquinas, como mostrado em Carros.
Porém, no final de Wall-E, a vida humana e animal retorna á Terra, assim como a natureza. E isso resulta em Vida de Inseto, onde a maioria dos insetos sobreviventes se reproduzem e populam a Terra, ainda com poucos humanos. Mais anos se passam e as espécies (e seus híbridos) evoluem e desenvolvem uma nova espécie: Os monstros (de Monstros S.A.) Que, diante de uma crise mundial de energia, descobrem a força e energia que os gritos e risos de crianças podem fornecer e criam portas de viagem no tempo para ir ao passado e adquirir gritos de crianças em uma época onde existem humanos em abundância. Assim, a Boo, de volta ao passado e conhecendo o mundo do futuro, viaja através do mundo em busca de Sully e acaba voltando no tempo e dominando feitiçaria...se tornando assim, a Bruxa presente no filme Valente, que se torna a causadora e, paradoxalmente, resultado de toda esta série de acontecimentos. Esta é, banalmente resumida, a teoria Pixar.


02 - Quem criou essa teoria?


Jon Negroni!
Dono do blog www.jonnegroni.com , cujo título de verdade é The New Professional.
Jon costuma escrever críticas, listas e trabalhos em geral sobre filmes, games, séries e tudo do universo popular. Textos seus já bombaram como "Cinco coisas sobre relacionamentos que eu gostaria de saber na época da escola" e "Vale a pena ver Pacific Rim?". Profissionalmente falando, Jon é professor de relações públicas na Irish Academy. Porém, ele só ficou FAMOSO (ou, pelo menos, ganhou uma página na Wikipedia) com a Teoria Pixar, que ele escreveu e criou sem auxílio de ninguém.

                               
03 - Por que tanta certeza de que a bruxa de Valente e Boo são a mesma pessoa?

Por diversos fatores. Em todos os filmes da Pixar são encontrados easter eggs (referências escondidas) espalhados pelo filme, sem um cenário específico para todos os easter eggs. Já em Valente, todos as referências são vistas na casa da bruxa, dando a impressão de que ela/Boo, em sua busca através do tempo, foi quem acabou causando todos os easter eggs em todos os filmes do Universo Pixar. Os easter eggs de Valente seria uma cena em que a bruxa esculpe na madeira o caminhão do Pizza Planet, que, para fazê-lo, precisaria conhecer o futuro, onde carros e caminhões são vistos aos montes. Outro easter egg claro também é que...na casa da bruxa/Boo....vimos um desenho de Sully!!! Sem contar imagens da Bruxa mais nova, que lembram bem a Boo.


04 - O que é a BNL?

Basicamente, a BNL é o que comanda tudo no Universo Pixar, segundo a Teoria. De acordo com o curta-metragem The History of Buy N Large (vídeo acima), a companhia começou como uma produtora de iogurte, e era uma pequena empresa chamada Buy Yogurt. Com o aprimoramento da tecnologia, o passar do tempo e a mudança de foco, a empresa se transformou em Buy N Large.
O tempo continuou passando e fica cada vez mais evidente, de acordo com easter eggs pelos filmes, que a BNL está se espalhando pelo mundo. Aparecendo em UP (como a empresa responsável por demolir a casa de Carl), em Toy Story (como uma marca de pilhas), em Procurando Nemo (com seu logotipo em uma revista no consultório do dentista) e, evidentemente, em Wall-E, sendo praticamente a empresa que banca a vida dos humanos e que banca também robôs para limparem a Terra, hoje destruída por falta de energia e combustível fóssil. A BNL, assim como a Boo, é um dos centros do Universo Pixar. Já que colabora para a destruição do mundo (com a tecnologia desenvolvida) e também para seu retorno triunfal (com a criação de Wall-E).


05 - Qual a linha do tempo da Pixar, segundo a Teoria?

Simplificando com um pequeno fluxograma, fica assim:
Valente - Século XIV/XV
Os Incríveis - Anos 50/60
Toy Story - 1997/98
Toy Story 2 - 1999
Procurando Nemo - 2003
Ratatouille - 2007
Toy Story 3 - 2010
Up - 2011/2016
Carros e Carros 2 - 2100/2200
Wall-E - 2800-2900
Vida de Inseto - 2898/3000
Universidade Monstros e Monstros S/A - 4500/5000


06 - E os erros de gravação?

Muitas pessoas questionaram que filmes como Toy Story 2 e Monstros S.A. tenham, em seus créditos, cenas com personagens de outros filmes que, teoricamente, seriam de épocas completamente diferentes. E isso seria obviamente um grande FURO em toda a Teoria.
Por exemplo, nos créditos de Toy Story 2, vemos Buzz Lightyear e os outros brinquedos passando pelos personagens de Vida de Inseto, o que, segundo a Teoria, seria cronologicamente impossível. Assim como nos créditos de Monstros S.A., vemos Rex de Toy Story interagindo com Sully e Mike.
Grande furo na Teoria, certo? Errado!! Isso não interfere em nada! Os erros de gravação e outras cenas deste estilo não respeitariam a Teoria justamente por partirem do pressuposto de que os filmes realmente são apenas filmes, e que os personagens fossem atores, o que não afeta diretamente de jeito nenhum os argumentos apresentados na teoria de Jon Negroni.


07 - A Boo é a Bonnie?

Boo e sua assinatura em seus desenhos
Digamos que depois de Valente, como a Pixar não havia feito mais nada que emplacasse, deixamos de falar da produtora por um tempo, falando mais sobre outros assuntos...deixando a Pixar na gaveta, por um tempo. Aí surgiu a Teoria, e o assunto clássico foi desenterrado. Logo, uma outra Teoria ressurgiu : Será que a Bonnie, que recebe os brinquedos do Andy no final de Toy Story 3, não seria a Boo crescida?
Levando em conta a Teoria...não!! No final de Monstros S.A., Sully põe Boo na cama em companhia de alguns brinquedos, como um peixe palhaço de borracha e uma boneca da Jessie! Agora, no final de Toy Story 3, que seria alguns anos depois de Boo ter sido devolvida pro passado, Bonnie recebe uma Jessie junto com os outros bonecos...mas ela já tinha uma, antes, se fosse a Boo. Portanto, não é a Boo!
E ainda pros teimosos que dizem que Boo é apelido de Bonnie...o nome da Boo é Mary!

O circo de insetos
 08 - Vida de Inseto pós-apocalíptico? Mas por que?

A Teoria indica que Vida de Inseto, diferentemente dos outros filmes com animais inteligentes, se passa após Carros e Wall-E. Mas muitos custam a entender o motivo disso. Eis o motivo :No final de Wall-E,  o Wall-E planta uma semente em um sapato, o que resultaria no retorno da vida ao planeta Terra. Eis que essa semente cresce...e logo se torna a árvore que vemos no início de Vida de Inseto.  Se isso não for suficiente, também vemos que o mesmo trailer que aparece bem cuidado em Monstros S.A. (provavelmente em uma época no passado, já que é mostrado através de uma porta), aparece enferrujado e todo f*dido também em Vida de Inseto. Sem contar também que, neste filme, os animais estão mais evoluídos do que nos outros. Em Ratatouille e Procurando Nemo, por exemplo, o máximo de humanidade que os bichos tinham, seriam hábitos como cozinhar ou ir á escola. Em Vida de Inseto, vemos os pequenos bichinhos vivendo em sociedade civilizada, com circos, carros, bares e cidades que lembram até a grande New York!!


09 - Existem outras teorias como essa?                                                                                                  
Sim! Não exatamente que se trate sobre a Pixar ou algum outro universo animado, mas há também a Teoria Tarantino, que indica, sabiamente, que todos os filmes do diretor sanguinolento Quentin Tarantino se passam no mesmo universo.
Já sabemos que Vince Vega de Pulp Fiction e Mr. Blonde de Cães de Aluguel são irmãos, que Mr. White trabalhou com Alabama de Amor á Queima Roupa. E também que todos (eu digo TODOS) fumam cigarros da marca Red Apple. Seguindo este raciocínio, ainda descobrimos que em tal universo, Hitler foi assassinado em um cinema (como mostrado em Bastardos Inglórios), o que muda muito da atmosfera do futuro. Indo ainda mais longe, pode-se arriscar a dizer que Um Drinque No Inferno e Kill Bill são "filmes nos filmes", que seriam filmes sanguinários que os personagens de Pulp Fiction e Cães de Aluguel assistiriam em tal Universo. 



10 - E a Teoria vai continuar em que filmes?                                                                                         
Poucos são os confirmados, infelizmente. Porém, podemos manter o olho aberto e esperarmos o surgimento espontâneo e inesperado de qualquer notícia indicando um novo filme. No momento, o que sabemos da Pixar é o desenvolvimento do filme Procurando Dory, uma continuação de Procurando Nemo, desta vez focando na peixinha amnésica mais amada dos desenhos animados (o que, para a Teoria, pode significar mais detalhes da inteligência dos peixes), e também sabemos do projeto TÃO esperado do filme Good Dinosaur!!!. O filme da Pixar sobre dinossauros vai retratar um universo onde os dinossauros não foram mortos por meteoro nenhum, o que pode nos dar RESPOSTAS sobre as diferenças do Universo Pixar e do nosso universo. Também vale a pena bater o olho em Aviões, filme passado no mesmo cenário e época de Carros e Carros 2. Mesmo não sendo da Pixar, pode ter boas dicas e bom material de estudo para a Teoria. Isso é...se você é desocupado como eu e tem tempo pra essas coisas. 

Mantenham os olhos abertos, a Teoria está por aí...e pode aumentar cada vez mais...Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, deixe nos comentários!! E se sua cabeça, igual a de todo mundo com uma infância Pixar/Disney, explodiu, não deixe de agradecer a Jon Negroni, que foi quem abriu nosso olhos (e explodiu nossas cabeças)!!

4 comentários:

  1. Impecável ! Eu já tinha notado algumas mensagens subliminares como o cartão que o Sr. Incrível ganha da Mirage e também tinha visto a cena do Rex com os monstros... só uma curiosidade:
    A energia que o Síndrome (Os Incríveis) usa não é chamada de Energia 1.0 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que a Teoria não é minha...agradeço de qualquer jeito! hehehe
      E, na verdade, acho que essa energia seja a Energia de Ponto Zero... em todos os artigos da Teoria está chamada assim, e também lembro de ser assim no filme.
      Obrigado, Erick

      Excluir
  2. Respostas
    1. Agradeça aos blogs por aí que "me emprestaram" a imagem.
      Obrigado =D

      Excluir