quinta-feira, 2 de junho de 2011

Artigo - Músicas bizarras

Música, a boa e velha música... Quem não se lembra de sucessos como "Dormi na Praça", "Bonde do Tigrão" e Thriller" brilhando nas rádios?
Na verdade, eu não me lembro, porque sou muito jovem e só conheço essas músicas por programas de televisão e pelo fato do meu quarto ficar ao lado do banheiro que meus pais usam para tomar banho e cantar.
Bem, mas entre essas belas músicas existem várias que não perdem seu encanto e valor cultural, mas continuam dando um nó em minha cabeça. Algumas letras sem sentido, ou que se você analisar bem verá que os significados podem ser muitos.
Então, vamos começar com algumas músicas mais conhecidas.


Eu devo admitir que a música Meteoro de Luan Santana é boa. Mas se analisarmos sua primeira "estrofe", ouviremos isso:

"Te dei o Sol, te dei o mar
Pra ganhar seu coração
Você é raio de saudade,
Meteoro da paixão!"

Tá legal, tá legal. Tudo muito bonitinho, muito romântico se utilizando de figuras de linguagens legais, usando a forma conotativa(?).
Mas se nós fôssemos chatos    levássemos tudo ao pé da letra,ouviriamos praticamente a história de um homem que se apaixonou por um raio chamado Meteoro da Pãixão, e para conquistar o tal raio, roubou o Sol e o mar!  Bizarro! Já ouvi falar de zoofilia, necrofilia e pedofilia, mas fenômeno naturalofilia é a primeira vez.

Bem, continuemos com nosso texto.
Você pode não conhecer a música pelo nome, mas é difícil encontrar um brasileiro que nunca tenha ouvido a música  Carinhoso, de composição de João de Barro.
O trecho inicial:

"Meu coração
Não sei porque
Bate feliz, quando te vê"

Até aí tudo ótimo, o compositor soube ser romântico sem ser clichê, usando uma figura de linguagem  (mais especificamente a prosopopéia). Mas vocês sabem como é o ser humano, começa ás mil maravilhas, e termina na lama.
Acompanhemos o próximo trechinho da música:

"E os meus  olhos ficam sorrindo
e pelas ruas vão te seguindo
mas mesmo assim, foges de mim."

Ok. Vamos supor que João de Barro escreveu essa música para alguma moça, baseado em algo que aconteceu na vida real.
A moça em questão deve ter retrucado como qualquer outro ser humano em sã consciência retrucaria:
_ É claro que eu fugi! Qualquer um fugiria se tivessem olhos sorridentes o seguindo pela rua!
Eu fugiria.

Agora partamos para as músicas menos conhecidas, mas que não deixam de ter trechos ou todo o resto do conteúdo completamente bizarro!
  Que comecemos com a música W/Brasil. Vamos fazer a leitura de um trecho desta canção, e a análise de cada frase.
                                              "Jacarézinho.Avião. Jacarézinho. Avião."
                                               Aparentemente, o compositor viu um jacaré e um avião enquanto compunha a música.
                                                "Cuidado com o dicso voador."
                                                O compositor viu que um disco voador estava vindo em direção ao avião, então ele avisouao piloto, que conseguiu desviar com sucesso.
                                                "Tira essa escada daí. Essa escada é pra ficar aqui fora."
                                                 O piloto do avião estava tão feliz por ter se esquivado do disco voador, que nem notara que uma escada estava em sua cabine, atrapalhando o manejo do meio de transporte.
                                                 "Eu vou chamar o síndico."
                                                 De repente, baixou o espírito de Sherlock Holmes no compositor, e assim ele descobriu que a escada era, na verdade, de seu condomínio,e resolveu dar queixa ao síndico.
                                                   "Tim Maia. Tim Maia. Tim Maia. Tim Maia."
                                                   Existem duas suposições possíveis. Suposição número um: Tim Maia era, coincidentemente, o nome do síndico. Suposição número dois: Foi só uma brecha que Jorge Ben Jor achou para homenagear Tim Maia.

Mas, pensem comigo, e se em todas as músicas do mundo houvesse uma homenagem ao Tim Maia como essa da W/Brasil?

"Pare! Até quando você vai mandar e mudar o Tim Maia!"
"Seu guarda, eu não sou vagabundo, eu não sou delinquente, sou Tim Maia carente..."
"Vou não, quero não, posso não, o Tim Maia deixa não!"
"Eu não sou Tim Maia não..."



E já que citamos o Tim Mia, vamos citar outra música que tem haver com ele, mas não porque o homenageia,e sim porque era ele quem cantava.
Leia este pequenino trecho e diga o que você acha.
 "Chocolate, chocolate, chocolate
Eu só quero chocolate....Só quero chocolate

Não adianta vir com guaraná pra mim
É chocolate que eu quero beber

Não quero chá, não quero café
Não quero coca-cola, me liguei no chocolate."

Antes de ler esta música, você se achava chocólatra. Mas você não é chocólatra. Você consegue passar duas horas sem chocolate sem surtar, você pode beber água e outras bebidas sem que seu corpo e mente gritem por chocolate! Você é apreciador do doce feito de cacau, e não chocólatra!. O verdadeiro chocólatra é o compositor desta música, que não quer café, guaraná, chá ou Coca-Cola. Chocólatras só querem chocolate!
Além de representar bem o drama dos chocólatras, a música é considerada bizarra, devido á ser praticamente composta somente pela palavra "chocolate".
Imaginem se ,em vez de chocólatra, o compositor fosse alcóolatra, somente imaginem. Ia ser algo como "Não quero água, não quero cerveja sem álcool, não quero refrigerante, eu só quero a cachaça. A cachaça. A cachaça. Eu só quero a cachaça."

Espero que tenham gostado deste texto sobre músicas bizarras, e que saibam que eu respeito todos os interesses musicais de todas as pessoas do mundo, mas continuo achando que há letras que exigem nossa maior atenção!
Espero que não tenham se ofendido, pois meu único interesse é agradar


Você, você, você, você, você, você, você, você, você, você, você, você...




Ps: "Você, você, você" é outra música bizarra, composta apenas pelas palavras "você" e "quer".


                                                   




2 comentários:

  1. Desculpe, mas eu teria achado melhor sem as "fuceiras"! Detesto esse povinho..... ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também detesto, mas é impossível falar de músicas bizarras sem citá-las.

      Excluir