terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Top V - Melhores Papeis de Roberto Gomez Bolaños

[ESSE TEXTO TINHA SIDO ESCRITO PARA SER PUBLICADO NO FINAL DE 2014, MAS DEU RUIM. PELO CONTEÚDO ATEMPORAL, JÁ QUE BOLAÑOS NÃO PRECISA DE MORTE PRA SER HOMENAGEADO, A PUBLICAÇÃO VEM AGORA.]

 Recentemente, a cultura popular perdeu um grande nome. O caríssimo Roberto Gomez Bolaños (famoso principalmente no Brasil por escrever e atuar nas séries Chaves e Chapolin Colorado) faleceu ao ter uma parada cardíaca dia 28 de Novembro de 2014, em Cancún, México.
 Sempre que há algum famoso vem á falecer, dois fenômenos ocorrem.
 O primeiro deles é a comoção. Fãs e admiradores de seu trabalho pelo mundo todo desabam em lágrimas. A maioria delas linda (como tantas artes de Chaves chegando ao Céu e encontrando Seu Madruga) e emocionante.
 Outro fenômeno é o menosprezo que tal artista sofre por parte de um público específico - Os trolls. Comentários sobre "só fez sucesso depois que morreu" ou "só fez um papel bom na vida toda" surgem adoidado.
 Para perturbar a memória de Bolaños, os comentários mais ofensivos possíveis foram "Só fez Chaves" e "Ator ruim que deu sorte fazendo Chaves".
 E pra provar que Bolaños foi muito mais do que apenas Chaves, uma pequena lista de papeis que o grande Shakespeare mexicano (por isso chamado de Chespirito) chegou a interpretar magistralmente, dentro ou fora das séries que os consagraram.




                                                   V - Chompiras


 Chompiras é uma esquete feita por Bolaños na Televisa que bombou em todo o México, nas mesmas proporções que Chaves ou Chapolin. No entanto, não chegou a fazer tanto sucesso no Brasil, mesmo que tenha chegado a ser dublada e exibida no SBT.
 A trama falava de Chaveco (personagem de Bolaños) e Peterete (personagem de Ramón Valdés), dois ladrões que assaltavam pessoas e casas, sendo que o primeiro era o capanga do segundo, que por ser mais inteligente era quem arquitetava os furtos. Já em meados de 1975, a parceria entre Bolaños e Ramón se desfez (devido a uma briga de Roberto com o ator Carlos Villagran, intérprete do Quico) e o roteiro foi mudado para que ao invés de Peterete, o parceiro de Chaveco fosse Botijão, ladrão interpretado por Edgar Vivar (eterno Seu Barriga).
 Mesmo com o roteiro sendo modificado mais tarde para que Botijão e Chaveco pudessem ser trabalhadores honestos e atrapalhados de um hotel, Bolaños continuou atuando dignissimamente bem. Mostrando que tantos anos de parceria com Ramón Valdés lhe valeram o aprendizado de como agir como um trambiqueiro.
 E o fato de Chompiras ter ficado no ar por tanto tempo (sendo que permaneceu por anos depois do cancelamento de Chaves e Chapolin) mostra que o grande mestre Bolaños sempre soube demonstrar amor por seus personagens...nunca os abandonando antes do tempo.


                                             IV - Doutor Chapatin 


 Esse é bem famoso no Brasil por suas participações especiais e aparições no programa do Chapolin que era exibido no SBT. Seu bordão "já me deu coisa" seguido de seus gestos em frente aos olhos. Também não podemos nos esquecer do quanto o velhinho que dizia ter todos os anos de idade era mal-humorado e grosso com seus pacientes, que deixavam sempre bem claro o quão experiente e renomado o mesmo era no mundo da medicina.
 Mesmo que não tenha visto suas próprias esquetes, você ao menos já viu a imagem de Chapatin. Com seu jaleco marrom, cachecol vermelho e seu saquinho de conteúdo misterioso o doutor até fez um featuring na famosa canção "Se Você é Jovem Ainda", presente na série do Chaves.
 Assim como o Chaveco, de Chompiras, Chapatin foi um dos personagens que Bolaños mais amou interpretar, sendo que foi o único personagem que  esteve presente em todos os quadros de todos os programas do qual o pequeno Shakespeare já participou. A´te mesmo no filme El Chanfle, estrelado pelo elenco de Chaves, o clássico Chapatin aparece como um easter egg.
 O mais hilário na atuação de Bolaños como Dr. Chapatin é de que parece apenas uma versão envelhecida de Chaves, seu personagem mais famoso. Ainda que não seja tão difícil a elaboração de um personagem como Chapatin. Afinal, foi só acrescentar comicidade a um tipo de pessoa muito comum - O idoso folgado que se aproveita de sua condição "desgastada" para ter vantagem, enquanto questiona:
 - Insinua que sou velho?


                                               III - Charles Chaplin


Pouquíssima gente sabe, mas um dos grandes talentos de Bolaños era a imitação. E, se me permitem dizer, seu dom se mostrava presente principalmente quando resolvia imitar Chaplin. Era idêntico. Os pulinhos, o jeito preso de andar, a mexidinha no bigode e sobrancelhas, o modo de mexer os braços e até mesmo as cômicas expressões faciais (que também são vistas em comediantes antigos do Brasil como o eterno Ronald Golias). Tudo idêntico.
 Bolaños já apareceu como Chaplin algumas vezes em episódios de Chapolin Colorado onde aconteciam festas á fantasia. Sempre surgia uma ocasião em que um sujeito fantasiado de Chaplin aparecia, e esse era o momento de Bolaños brilhar. Também no programa do Polegar Vermelho, houve um especial chamado "Chapolin no Cinema" onde pequenas esquetes de Bolaños imitando atores clássicos eram exibidas. Cá entre nós, a de Charles Chaplin era a mais engraçada e fiel aos trejeitos do ator. Em minha sincera opinião, Bolaños foi o segundo melhor Chaplin visto na cultura pop. Perdendo apenas para o próprio Charles Chaplin, e estando na frente tanto do Chaplin dos desenhos animados  e do Chaplin que Robert Downey Jr. interpretou em 1992. 

                                                     II - Chaves


Você conhece o Chaves. Seria uma enorme perda de tempo introduzi-lo. Ainda mais aqui, num blog brasileiro. O fato é - Se você cresceu tendo uma televisão no Brasil, é óbvio que passou dias assistindo Chaves e que sabe todas as falas de todos os episódios. Isto é quase que uma obrigação patrimonial!!
 Chaves foi o primeiro personagem da série El Chavo del Ocho (O Menino do Oito, em português). O personagem nunca teve nome, e seguiu sendo chamado de Chavo (menino, em espanhol) durante toda a série. No Brasil, Chaves. Na série, sempre que estávamos próximos de descobrir o verdadeiro nome do menininho morador de rua...alguém aparecia e acabava com a piada.
 Com a alma sempre alegre e esfomeada por um belo sanduíche de presunto, Chaves representava magistralmente bem a imagem do órfão que mora na rua (ou num barril...ou no Oito) e que não tem pais ("Eu tenho pais...nós apenas não fomos apresentados")...mas que dá seu jeito de se virar com a ajuda dos amigos (vizinhos, professores, colegas) e de seus "bicos" (vendedor de refrescos, garçom e até engraxate).
 E além de tudo, a atuação de Bolaños fazia com que o rosto triste que o Chavinho fazia ao não poder ir para Acapulco fosse tão realista que chega, agora,a se assemelhar com nossos rostos ao saber de seu falecimento. Descanse em paz, Chaves...todos temos paciência com você.

                                        I - Chapolin Colorado


 Em 1970, Bolaños teve uma ideia que seria, não a mais consagrada, mas o melhor de seus trabalhos desenvolvidos - Chapolin Colorado.
 Chapolin era genial. Surgiu como crítica social e sátira de super-heróis americanos. Sem poderes, dinheiro, recursos ou até mesmo inteligência, o Polegar Vermelho (como também era chamado) pisava no calo de muitos dos governantes do México que se ofendiam a ver um herói de sua nação retratado como um pé rapado qualquer que era o Chapolin.
 A questão de Chapolin (série de TV que dispensa apresentações) ser superior no quesito qualidade á Chaves se deve a alguns fatores:

  • A diversidade de personagens. Claro que os elencos das duas séries eram completamente iguais. Mas enquanto no Chaves, Don Ramón era sempre o Seu Madruga e Carlos Villagrán era sempre o Kiko, os mesmos atores mudavam de personagem a cada episódio (podendo ser o Chinesinho, Quase Nada, Alma Negra, Tripa Seca, Super Sam e Homem-Nuclear).
  • Chaves tinha a monotonia básica de ter um cenário limitado. Se não estavam na Vila, estavam na escola ou no restaurante da Dona Florinda. Por isso mesmo que os episódios de quando saem da vila (e vão á casa do Sr. Barriga ou á Acapulco) são os mais interessantes. Chapolin não. Tendo poderes de teletransporte, o vermelhinho poderia ir para qualquer país, planeta...ou época. Chegando até a presenciar a romântica história de Juleu e Romieta. 
  • Chaves era bem mais infantil. As piadas mais adultas que ouvíamos em Chaves vinham da boca de Seu Madruga. Chapolin já tem um público um pouco mais velho justamente por todos os seus personagens principais já serem adultos com malícia (Chapolin mesmo vivia tentando arrancar beijos de mulheres lindas interpretadas por Florinda Meza). É como se Chapolin Colorado fosse uma série de TV com todas as piadas roteirizadas por Seu Madrugada. Não seria difícil de acreditar, com a quantidade de empregos que o coitado já teve.
  • Chaves não tem superpoderes. Básico. Chapolin possui as pastilhas encolhedoras de nanicolina (para que possa espionar sem ser visto), anteninhas de vinil (que detectam a presença do inimigo), a corneta paralisadora (que imobiliza o inimigo),  e a Marreta Biônica (que, assim como o martelo do Thor, vem á Chapolin com a força do pensamento).
 Mas podemos deixar bem claro que, o super-poder mais forte de Chapolin, Chaves também tinha...e era o poder que Bolaños consegui perpetuar - Deixar saudades em nossos corações.
 Porque em um mundo cheio de comédia suja onde toda piada inocente corre o risco de ser tachada como boba, sem graça e infantil, só nos resta uma pergunta a fazer:
Oh, e agora? Quem poderá nos ajudar?

Um comentário:

  1. Que covardia terminar esse texto com esse comentário T.T
    Eu até perdoo o chapolim na frente do chaves, mas vai ter que me comprar uns lenços de papel... T.T

    ResponderExcluir