sábado, 1 de novembro de 2014

Dossiê Hulk-Buster.


 Sim, você sabe do que nós vamos falar. Todo mundo já falou disso...e todo mundo SÓ consegue falar disso.
 Afinal, há alguma coisa que seja menos empolgante ou que chame mais atenção do que esse novo trailer de Vingadores 2 - A Era de Ultron ?
 Não, certamente não há. E pra que não fique maçante (já que trocentos de análises do trailer já estão espalhadas pela internet), façamos uma análise da coisa que mais chama a atenção em todo esse trailer - A Hulk-Buster, armadura Caça-Hulk desenvolvida por Tony  Stark.
 Tudo que há pra saber sobre ela...e o que há para ser especulado.



  No trailer, a Hulk-Buster se faz presente poucos momentos antes do final, sendo a última revelação antes da aparência definitiva de Ultron. A cena vista é a seguinte:
 Enquanto Hulk parece estar atacando a cidade e causando-a danos (as pessoas estão em caos, o chão e os carros da rua estão danificados), um gigantesco pé surge e ali aparece a Hulk-Buster, uma gigante armadura troncuda que possuiu uma outra armadura já conhecida pelo público dentro de si. Após outros flashs do trailer, o foco volta á armadura e ao gigante esmeralda. Hulk arremessa um carro, Hulk-Buster a segura e a usa para se defender de uma investida do grandalhão. Hulk então prossegue em posição de ataque (destruindo uma barraca de frutas) e parte pra cima da armadura, que arma um soco e o choca com um murro do Hulk.
 E assim a Hulk-Buster se faz presente no trailer.


 Em nenhum momento o nome da armadura foi mencionada no trailer, e as palavras "Hulk-Buster" (Ou Caça-Hulk, no português" jamais foram ditas ou escritas em nenhum dos filmes anteriores da Marvel. Por que então os fãs tem tanta certeza de que essa armadura é a Hulk-Buster? Pode ser apenas uma armadura troncuda que calhou de ser útil contra o Dr. Bruce Banner em um dia de stress.
 Mas há alguns motivos e um deles é o visual da armadura.
 Em 1994, na revista Homem de Ferro número 304, Tony Stark desenvolveu e utilizou uma grande armadura troncuda e com, aproximadamente, três metros e meio de altura, para combater o vilão Crimison Dynamo. Mas como ninguém se lembra de Crimison Dynamo...a armadura só recebeu destaque mesmo quando foi utilizada para combater o Incrível Hulk. Logo veio o batismo de Hulk-Buster, e a armadura começou a ser utilizada para enfrentar apenas o Gigante Esmeralda.


 E os fãs são apaixonados pela Hulk-Buster. A ideia de um mecanismo tão tecnológico e uma luta tão fantástica quanto a dos dois super-heróis mais importantes dos Vingadores é simplesmente maravilhosa, e encanta a imaginação até de quem nunca abriu um quadrinho na vida.
 Inteligência contra força-bruta é o que um nerd sempre quer ver nas telas do cinema!
 Um exemplo dessa necessidade por Hulk-Buster foi visto em Homem de Ferro 3.
 Nos trailer e artes conceituais do filme, designs e projetos de uma armadura um pouco mais troncuda foram vistos...e o povo pirou achando que aquela seria tão desejada Caça-Hulk.
 Ainda mais depois de Kevin Feige ( Presidente de Produção da Marvel Studios) anunciar que os acontecimentos de Homem de Ferro 3 serviriam para mostrar os efeitos que os acontecimentos de Vingadores causaram em Tony Stark. Nerds pensaram = O maior perigo pra Tony foi ter entrado em um buraco de minhoca, por isso criou a "Deep Space Suit", armadura que resiste a atmosfera do espaço. Então, seria lógico desenvolver uma armadura resistente ao Hulk, já que este foi o segundo maior perigo que Tony encarou cara a cara.
  Mas (assim como tudo em Homem de Ferro 3) isso se tornou uma decepção, e ao invés de Hulk-Buster, nós tivemos a MARK 38 IGOR, armadura feita para levantar peso e aguentar atrito. Muito parecida com o Pega-Frango do Pica-Pau.
E foi com essas falsas esperanças arruinadas que a Marvel passou a dever uma Hulk-Buster decente para os fãs. E pagaram! Em Vingadores 2, teremos no cinema a melhor armadura que as Indústrias Stark já ousaram criar.


 Então, o maior motivo pra haver uma Hulk-Buster era : Os fãs querem ver uma Hulk-Buster.
 Mas por que Tony Stark construiria uma armadura especialmente para lutar contra um de seus aliados? Simples. Pelo mesmo motivo que o Batman sempre carrega kriptonita em seu cinto de utilidades. Precaução e a certeza de que até mesmo o mais bondoso dos heróis pode vir a pirar por causa do próprio poder que mantém (aliás, em 2016 teremos Batman V Superman).
 Mas uma coisa é criar uma Hulk-Buster. Precisar usá-la é outra completamente diferente.
 É impossível que nessa cena o Hulk esteja descontrolado. No final de Vingadores, ficou bem claro que ele sempre está com raiva e que sabe muito bem se conter. Até a cena dele descontrolado contra a Viúva Negra se justifica pelo fato de Loki estar usando o cetro para controlar sua mente.
 Uma hipótese válida é que a Feiticeira Escarlate (personagem que será apresentada em Vingadores 2) possa estar manipulando-o, já que esse é um dos possíveis poderes que Wanda terá no filme.
 A pergunta em questão é: Se o Hulk começar a perder o controle nesse filme a ponto da Hulk-Buster estar sendo usada...o que isso afeta nos próximos filmes Marvel?
 E tendo como base este trailer e as informações divulgadas até agora, algumas coisas podem ser supostas.



 Durante todo o trailer, foram mostradas cenas de Bruce Banner com um certo comportamento duvidoso.
 Na imagem acima, ele parece perturbado dentro de uma nave enquanto todos os presentes lhe dão as costas (note que o Homem de Ferro não está na imagem).
 E na imagem a esquerda, Banner agoniza como se estivesse prestes a se transformar no Hulk.
 Uma coisa é certa - O Hulk fez algo muito preocupante e que só Stark vai pensar em resolver com brutalidade.

 Com essas duas cenas ,somadas á cena de Thor pegando Tony pelo colarinho, só se torna mais evidente ainda o fato de que, desde os acontecimentos de Homem de Ferro 3, os Vingadores e Tony Stark estão indo para caminhos cada vez mais diferentes.
 Nos quadrinhos, a última vez que os dois grandes líderes (Homem de Ferro e Capitão América) seguiram caminhos diferentes...uma Guerra Civil foi desencadeada.
 E para pequena surpresa dos leitores de HQs, a Marvel anunciou há algumas semanas que Guerra Civil será retratada no próximo filme do Capitão América (previsto para ser lançado em 2016).
 E como o Hulk e Hulk-Buster tiveram tanto destaque neste trailer de Vingadores 2, não é difícil imaginar que a saga Planeta Hulk venha a ser adaptada (mesmo que Kevin Feige tenha se pronunciado dizendo que não haverá filmes solo do Hulk por enquanto, há a esperança).
 Mas de qualquer maneira, a existência e o uso da Hulk-Buster pode ser o grande motivo da Guerra Civil. Afinal, uma armadura tão grande não poderia ter importância pequena.
 E depois que se é entendido o que é a Hulk-Buster e pra quê ela serve surge também a necessidade de saber quem é que está por trás disso? É óbvio, até pelas cores, que Tony Stark foi o desenvolvedor da armadura.
 Mas nessa cena do trailer onde a porrada come solta, especificamente. Quem é que está controlando a grandiosa Caça-Hulk?
 Os principais suspeitos são quatro!



  •  Homem de Ferro - Essa é a mais "na cara" de todas, mas também a mais decepcionante. Se em Homem de Ferro 3, Tony Stark decidiu que não seria mais o mesmo "soldado"...por que se sentiria forçado a voltar a batalhar? Um Hulk não é motivo o suficiente, enxergando pelo ponto de vista de Stark. Isso sem mencionar que em TODOS os trailers dos filmes com Homem de Ferro, era explícito de que Stark estava dentro da armadura. Exceto por esse trailer. Exceto pela Hulk-Buster!
  • Ultron - Também é bem provável. Mas se for real, quebra toda a hipótese de que o Gigante-Esmeralda seja o motivo da separação da equipe. Como Ultron é um robô e que tem grande influência sob outras máquinas, armaduras e robôs, não é impossível que ele seja a grande mente a puxar as cordas para controlar a Hulk-Buster (cuja existência ele saberia, pois é uma inteligência artificial criada por Stark e que tem acesso a informações confidenciais...o tornando ainda mais perigoso que uma troncuda Caça-Hulk!).
  • James Rhodes (o Patriota de Ferro) - Todo mundo sabe que o objetivo da Marvel é produzir filmes infinitos, independente da disponibilidade dos atores ou do rumo que os personagens tomem. Assim, alguns personagens de reserva acabam sendo criados. Thor ganhou seu adorado Loki, Capitão América teve o Soldado Invernal...e Tony Stark teve James Rhodes. Rhodes aparece no trailer, já é dono de DUAS armaduras diferentes e temos certeza de que não decepcionaria ninguém no comando da Hulk-Buster. Taca-lhe pau nessa armadura, Rhodes.
  • Visão - Nos quadrinhos, um robô sintozóide membro dos Vingadores e que tem um caso romântico com a Feiticeira Escarlate. Já nas telonas, foi confirmado que será interpretado por Paul Bettany, mesmo ator que fazia a voz de JARVIS. Isso deixa claro que Visão será uma criação das Indústrias Stark. De acordo com essa nossa teoria, Visão seria no filme o responsável por substituir Tony Stark em combate. Então bem que podia ser ele dentro da Hulk-Buster. O que complica essa hipótese é o fato do mesmo ser um robô, Imagina que desconfortável um robô dentro de uma armadura que está dentro de uma outra armadura? Digno de Matrioshka!
 Mas essas informações são apenas curiosidades interessantes. O que importa mesmo é que finalmente haverá uma Hulk-Buster nos filmes. Tecnologicamente adequada, mecanicamente correta e visualmente agradável. Tudo isto para nos proporcionar talvez a maior cena de luta que já vimos em filmes da Marvel...e para provar que não é tudo que o Hulk esmaga.
 Enquanto maio não chega...o jeito é assistir o trailer repetidamente e cantarolando "Hulk-Buster" no ritmo do tema de Ghost Busters.

Um comentário:

  1. Não queria que Tony saísse fora de cena :( espero que seja ele na armadura.

    Ótimo texto como sempre seu lindo !!

    ResponderExcluir