domingo, 27 de abril de 2014

Top V - Brinquedos influentes.

 Quando filmes como Vingadores, Star Wars e Batman são lançados, eles vem acompanhados de uma tonelada de brinquedos e bonecos inspirados nos personagens, veículos e máquinas do filme.
 A cada filme ou desenho de sucesso são lançados brinquedos para que as crianças tentem reproduzir em seu quarto a mesma emoção que tem quando assistem tais obras.
 A lista abaixo é exatamente sobre este processo....ao contrário.
 Como há filmes que viram brinquedos, também existem brinquedos que são fabricados e, logo depois, se transformam em desenhos, filmes e muitas outras coisas tentando igualar, nas telas de cinema, o sucesso que fazem nas prateleiras de lojas de brinquedo.



                               
V - Comandos em Ação

 Se lembra daqueles brinquedos de soldados, robôs, policiais e ninjas que, em menos de uma hora, quebravam o polegar e ficavam sem suporte para segurar seu mini revólver? E se eu te disse que os filmes de G.I. Joe são inspirados neles?
 Lançados em 1964 com a figura máscula de Falcon (ainda não adaptado em nenhuma mídia), os bonecos se transformaram nos melhores brinquedos para garotos e logo invadiram as telas. Começando com as séries animadas, claro.
 O desenho animado clássico foi lançado em 1983 e, mesmo sendo exibido na TV Globinho, não teve quase relevância nenhuma dentro do Brasil, e tampouco nos Estados Unidos.
 Foi somente a importância como brinquedos (praticamente foram inventores do termo action figure) que fez com que em 2009 fosse lançado o longa-metragem live-action "G.I. Joe: A Origem de Cobra" que, mesmo sendo terrível, teve sua sequência com Bruce Willis em 2013, o "G.I. Joe: Retaliação" que acabou dando melhor qualidade ao filme.
 Mas em questão de entretenimento, os bonecos acabam sendo mais divertidos.


IV - He-Man e os Mestres do Universo

 Como já mencionado em um texto antigo, o desenho He-Man foi criado como forma de divulgação para a série de bonecos Masters of Universe, criados pela Mattel pegando carona no sucesso dos quadrinhos e filme de Conan, o Bárbaro e por pura inveja de Star Wars (que teve sua linha de brinquedos rejeitada pela Mattel).
 Só que neste caso, a estratégia de marketing realmente funcionou. Devido aos quadrinhos (que eram dados de brinde nas compras dos bonecos) e ao desenho animado que sempre continha uma lição de moral em sua conclusão, He-Man quebrou barreiras. Vários games e livros de RPG foram criados baseados no universo de Ethernia (que reúne artefatos tecnológicos com uma ambientação medieval, bárbara e mística).
 O sucesso de He-Man entre os garotos foi tão grande que, na mesma época, foi lançado o desenho de sua irmã She-Ra voltado para o público feminino,e mais tarde, em 1987, um longa metragem live-action foi lançado com Dolph Lundgreen no papel principal e com tantas falhas de roteiro que chega a dar pena.
 Nos dias de hoje, as crianças cresceram e continuam sendo fãs de He-Man. O que resultam em páginas do Facebook, vídeos engraçados e até um novo filme, que já tem diretor e roteirista contratados, mesmo não tendo data prevista para o início das filmagens.


 III - Transformers

 Atualmente, muitos estão ansiosos com a estreia de Transformers: Age of Extinction (com lançamento previsto para 25 de junho de 2014), quarto filme da franquia de filmes robóticos dirigidos pelo explosivo Michael Bay.
 Só que pouca gente sabe (inclusive, nem mesmo o senhor Felipe Castanhari sabe) que os autobots e os decepticons não foram criados para estes filmes.
 Em 1980, a Hasbro (empresa tão grande quanto a Mattel) comprou os direitos da empresa japonesa Takara para produzirem suas séries de brinquedos que viravam robôs (Não eram apenas carros, como também eletrodomésticos como relógios e televisões).
 Como as vendas andavam baixas, Hasbro adotou da mesma estratégia que Mattel adotou com He-Man, e foi-se formada a parceria com Marvel (sim, a Casa das Ideias) para que roteirizassem os brinquedos. Assim, foram lançadas as HQs dos Transformers, o desenho animado (que durou cinco temporadas, rendeu vários desenhos derivados até hoje e ainda um filme animado em 1986.
No Brasil, é válido mencionar que os Transformers serviram de inspiração para a série de brinquedos Letronix, criada pela Recreio.
 Ao comparar a mitologia dos autobots do desenho animado original com a dos filmes atuais, as diferenças vem a tona. Além do nome do líder mudar de Líder Optimus para Optimus Prime, a evolução automobilística fez com que Bumblebee deixasse de ser um fusca para ser um Camaro.
 E para os fãs da franquia de brinquedos, desenhos, quadrinhos e filmes, uma dica de evento bacana: No shopping Anália Franco, está tendo uma exposição em comemoração aos 30 anos de Transformers, contendo réplicas dos robôs atuais e até brinquedos antigos. Mas o melhor de tudo é o túnel do tempo, onde você acompanha imagens sendo guiado pela voz impactante e estrondosa de Optimus Prime, líder dos Autobots.


 II - Lego

 Talvez o mais antigo desta lista, Lego foi criado por Ole Kirk Christiansen na Dinamarca em 1950.
  No começo, eram apenas peças para montar qualquer coisa que você quisesse. O primeiro game com modo criativo da história.
 Com peças coloridas e que possibilitavam a construção de milhões de objetos diferentes, Lego logo conquistou a garotada e precisou dar rosto ao carisma que carregava em suas peças.
 Assim, os personagens amarelos que conhecemos há tanto tempo foram inventados e, pela praticidade em dar movimento a personagens assim, muitas produções surgiram devido aos grandiosos Lego.
 Além de inspirar Hans Beck a criar a bizarra por causa dos rostos dos brinquedos que parecem que vão devorar minha alma também famosa linha de brinquedos Playmobil, Lego se transformou em um estilo novo de arte.
 Muitos games foram criados em Lego (como Lego Super Heroes, Lego Indiana Jones e Lego Lord of The Rings), e curta-metragens também (como Lego Ninjago e Lego Marvel), assim como poucos longa-metragens (incluindo As Aventuras de Clutch Powers).
 Mas o poder de um Lego só é sentido com total intensidade em duas ocasiões:
 A primeira é quando um longa-metragem de 100 minutos é dedicado a si e acaba batendo recordes de bilheteria, como aconteceu em Uma Aventura em Lego, lançado no começo de 2014.
 A segunda é quando você passa pela experiência (que todo mundo já teve) de quase-morte, quando acidentalmente pisa em uma peça de Lego...descalço.


 I - Barbie

 Dessa lista, talvez seja a Barbie com a história mais realista.
 Sua criadora Ruth Handler teve a ideia para seu desenvolvimento quando viu que sua filha Barbara, mesmo adolescente, continuava brincando com suas bonecas bebê. E foi quando teve a ideia de desenvolver uma boneca adolescente, a universalmente famosa Barbie.
 Com o passar do tempo, Barbie ganho também todo um universo. Junto com sua boneca eram lançadas as bonecas de suas amigas, seus carros, sua casa, suas roupas, sua sobrinha Kelly, as amigas de sua sobrinha, seu namorado Ken (baseado em Kenneth, irmão de Barbara na vida real) e também os amigos de seu namorado.
 Não demorou muito para que virasse filme, e foi em 1987 que foi lançado "Barbie em A Estrela do Rock", primeiro filme com a boneca como personagem. Depois disso ainda vieram mais vinte e seis filmes, incluindo os clássicos "Barbie Fairytopia", "Barbie Rapunzel" e "O Diário da Barbie".
 Além de sua grande filmografia, Barbie estampa seu rosto em roupas personalizadas para garotas, séries animadas, maquiagens, joguinhos de computador e até mesmo inspirou Aqua a lançar a canção Barbie Girl (que ganhou sua versão brasileira igualmente irritante na voz da ex-cantora infantil Kelly Key).
 E se os vinte e sete filmes animados para televisão não fossem o suficiente, a Mattel firmou uma parceria com a Sony para que as filmagens de um live-action da Barbie comecem no final deste ano.

 Menções Honrosas

 Não foram importantes e tão influentes a ponto de entrarem para a lista e competirem nomes grandes como Transformers, Lego e, ironicamente, Barbie. Mas os brinquedos e jogos a seguir também tiveram papel importante ou ao menos relevante na cultura popular.

. My Little Pony - Criada como uma linha de bonecos de pôneis para a Hasbro, acabou caindo na graça das meninas e ganhando três séries animadas (uma para cada década) e nove longa-metragens.
. Polly Pocket - A boneca mais pretensiosa da lista. Lançada também como apenas uma boneca, sua série animada e seus filmes eram lançados sempre dizendo que seriam a próxima Barbie, ou a substituta da Barbie. Talvez a pretensão foi o que fez com que essas previsões não fossem cumpridas.
. Monster High - Entre as bonecas citadas acima, é a única cujas mídias se aproximam da de Barbie. Atendendo a um público atual (garotas que dizem não gostar da cor "rosa"), as bonecas são inspiradas em monstros da cultura popular como o monstro de Frankenstein, Drácula e o monstro do Lago Ness. Quase que imediatamente, foram lançados filmes animados, séries de TV e ainda a música Fright Song, canção tema do seriado.
. Bratz - Mesma coisa que as outras. Lanças pela MGA, foram sucessos de vendas em 2001. Acompanhando as vendas, séries de tv e um álbum musical também nasceram. Depois, em 2007, este filme foi produzido. Fracassando em bilheteria e crítica, com a única vantagem de ter atrizes mais bonitas que as bonecas (que parecem peixes).


 . Max Steel - Tecnicamente falando, é a versão masculina da Barbie. Criado como figura de ação para garotos, Steel fez mais sucesso no Brasil do que nos EUA, sua terra natal. Com nove filmes e alguns curtas feitos para a TV, Mas Steel chegou até a ganhar um reboot de seu boneco, que não tem mais cara de macho e parece um dos meninos do One Direction.
 . Hot Wheels - Os únicos, além de Transformers, carrinhos que alcançaram o estrelato. Criados como uma linha de brinquedos de corrida, também possuem duas séries de TV e tem seu slogan na boca de todo e qualquer brasileiro. Hot Wheels, vai encarar?
. Batalha Naval - Esse sim podemos dizer que foi totalmente CHUPADO de Transformers. Pouca gente sabe, mas o jogo batalha naval (jogo de tabuleiro onde o objetivo é afundar o máximo de embarcações possível) foi a grande inspiração do filme Battleship, com Liam Neeson e Rihanna.
. Detetive - O jogo de tabuleiro da Estrela foi criado em 1949 e tinha, como principal objetivo, descobrir quem havia sido o assassino da situação, que arma havia utilizado e onde havia executado o assassinato. O jogo Detetive, ou Clue, foi adaptado para o cinema em 1985, com Christopher Lloyd e Martin Mull, no filme Os 7 Suspeitos, que virou clássico da comédia investigativa.
. Gigantes de Aço - Este último se trata de uma especulação, mas faz muito sentido. Assim que o filme Gigantes de Aço, com Hugh Jackman e Evangeline Lilly, foi anunciado...não deu outra. A imagem de robôs lutando em campeonatos controlados por humanos fez com que a relação com o brinquedo Rock'Em Sock'Em Robots viesse automaticamente a cabeça de qualquer brasileiro que já sentiu vontade de brincar com estes bonecos clássicos americanos.


 E você? Que brinquedos clássicos você gostaria que ganhassem adaptações? E qual dos brinquedos influentes da cultura popular você acha que faltaram na lista (até mesmo nas menções honrosas) ?
 Comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário