domingo, 9 de março de 2014

Que Vença o Melhor - Robocop VS Vingador do Futuro.

 No final dos anos 80 e início dos anos 90, um diretor resolveu mostrar a que veio. Paul Verhoeven, nascido em Amsterdã, mostrou que era sim possível acrescentar críticas sociais e roteiro surpreendente em filmes cheios de efeitos especiais porcos, ação e tiros descontrolados. Tudo isso com seus dois filmes mais famosos.
 Em 1987, veio Robocop. Filme de Verhoeven sobre um policial que, após ser massacrado por bandidos na futurística Detroit, teve seu corpo usado pela corporação OCP para criar o policial perfeito. Assim nasce Robocop, "meio máquina, meio homem. Todo policial.", que tinha todo seu cérebro computadorizado e cheio de diretrizes lutando contra a área humana que restara em si. 
 Já em 1990, veio Vingador do Futuro. Filme de Verhoeven sobre um operário chamado Quaid que, em 2034, recorre a uma empresa para que implante em seu cérebro memórias de uma viagem á Marte, já que sua esposa não concorda com uma viagem real. Ao tentar implantar tais lembranças, descobre que, na verdade, sua vida já é um grande implante e que não é quem pensa ser. Curioso e com sua vida correndo perigo, Quaid vai para Marte e se une a mutantes e rebeldes contra um grupo de vilões que querem dominar o planeta e o mercado de minério terráqueo.
 Dois filmes que, apesar de sua sinopse maluca, são de conteúdo incrivelmente profundo e que fizeram muito sucesso na época de seus lançamentos. 
 Com certeza as duas melhores coisas que Paul Verhoeven já fez em vida. Mas se colocarmos um contra o outro e analisarmos determinados quesitos, qual deles será o melhor?


Primeiro quesito - Razões para assistir! - Se os dois filmes estivessem em cartaz e você não tivesse nenhuma certeza sobre a qualidade dos filmes, qual te levaria ao cinema? 


 Robocop - Na imagem acima, você vê algum ator famoso? Não. O momento de ouro de Peter Weller foi interpretar Robocop, assim como o auge da carreira de Nancy Allen foi ser a parceira policial de Murphy em toda a trilogia Robocop (sendo que apenas o primeiro filme foi dirigido por Verhoeven). 
 Assistindo ao trailer original da época, não vemos nenhuma alusão ou referência a sexo ou elementos de comédia, que eram os elementos pra se levar alguém ao cinema. Além disso, a premissa do roteiro é fraca (como disse Alexandre Ottoni, "um policial robô é a premissa de um filme B"). Como roteiro original e a direção de alguém que não era lá tão conhecido (Verhoeven só ia EXPLODIR mesmo depois do lançamento deste filme), Robocop não foi algo muito chamativo antes de sua data de estreia.

Vingador do Futuro - Este filme teve uma vantagem: Foi lançado alguns anos depois de Robocop. Isso com certeza foi uma grande ajuda para si, pois mudou dois fatos que prejudicaram o filme anterior. Agora Verhoeven já era famoso e já podia ser usado como incentivo pra assistir o filme. E também tínhamos Ronny Cox, vilão de Robocop e também vilão de Vingador do Futuro. 
 Ao contrário de Robocop, este filme tinha um ator famoso. E que ator!! Douglas Quaid, o personagem principal, era interpretado por ninguém menos que Arnold Schwarzenegger, o musculoso mais famoso da época estourando em filmes como Predador e Exterminador do Futuro.
 Além do mais, Vingador do Futuro não passa de uma adaptação do conto "We Can Remember It for You Wholesale", escrito por Philip K. Dick, escritor responsável por "Do Androids Dream of Electric Sheep?", que deu origem ao clássico filme Blade Runner. Baseado em coisas fodas e com nomes fodas associados a sua produção, Vingador do Futuro tinha vários elementos agregando valor em seu trailer...e é um filme que faz você querer ir no cinema. Muito mais do que Robocop.

Placar: Robocop 00 X Vingador do Futuro 01.

Segundo quesito - Críticas sociais. Qual dos filmes possui as melhores?


Robocop - O filme não tem críticas sociais. Robocop É uma grande crítica social disfarçada de filme de ação. Tantas situações urbanas podem ser aplicadas em tudo que chega a ser ridículo escolher um ou outro problema social que seja a representação do filme.
 Detroit, no cenário "cyber punk" do longa, é praticamente o futuro da humanidade. Todos são corruptos (o homem que você vê cheirando cocaína nos seios de uma mulher, é um dos mocinhos do filme) e a violência é cena comum. O policial perfeito é aquele que mata e pune o delinquente sem nenhuma noção de direitos humanos ou direito de resposta e contestamento.
 A busca da justiça perfeita em meio a banhos de sangue, drogas e corrupção...chega a ser tão realista que, hoje em dia, este filme de 1987 nem seria tão crítico. Seria mais teórico.

Vingador do Futuro - Como implica o histórico e a preferência pessoal do diretor, o filme também é recheado de críticas sociais. Infelizmente, estas críticas e sátiras acabam não sendo tão diretas quanto as de Robocop. Referências a realidade tão sublimes que podem passar despercebidas (ao contrário de Robocop que, com suas cenas sangrentas e nojentas vão fazer você pensar sobre a real sociedade querendou ou não). Mesmo apresentando todas as rebeliões dos mutantes, as traições entre si e a relação escrava e cega de Quaid com sua firma...as críticas sociais presentes em Vingador do Futuro passam despercebidas se você não tiver sido preparado...por Robocop. 

Placar: Robocop 01 X Vingador do Futuro 01

 Terceiro quesito - Influências. Qual dos dois filmes causou mais impacto na mídia?



Robocop - Mesmo que você nunca tenha assistido tal filme, já ouviu o nome do personagem em algum lugar. Não importa qual seja a sua mídia favorita, Robocop está lá.
 Começando mesmo no cinema , tivemos as sequências do filme. Robocop 2, de 1990, foi dirigido por Irvin Keshner e só contribuiu para desconstruir os conceitos impostos pelo primeiro filme (perdemos parte da atmosfera cyber punk e Murphy já não é nem um pouco falho como era antes). Para piorar e avacalhar ainda mais com a franquia no cinema, em 1993 veio Robocop 3, dirigido por Fred Dekker. O único objetivo do filme é lançar bonecos mais legais do personagem, pois temos um Robocop ULTRA armado, um vilão ninja e, no final, o Robocop voando. Dentro do cinema tivemos, também, o recente remake (que comentaremos mais tarde).
 Ainda no hype de divulgação do filme, tivemos algumas HQs publicadas, incluindo a nova lançada pela Boom! (que é um lixo de preço,roteiro e arte) e a clássica Terminator vs Robocop, onde vemos nosso policial robô lutando contra o exterminador do futuro (crossover que chegou até a inspirar um dos vários jogos de videogame que continham Robocop como personagem).
 Fora das telonas e das páginas de revistas, pudemos, ainda, assistir Robocop na televisão. Tanto em seu seriado politicamente correto (muito chato) quanto em seu desenho animado (de roteiro muito parecido com o do He-Man).
 Agora, se você não tem paciência pra ler ou assistir coisas....pode se lembrar de Robocop por causa da famosa e cômica música da banda Mamonas Assassinas - Robocop Gay.

 Vingador do Futuro - Enquanto Robocop se orgulha por ter sido representado em várias mídias, Vingador do Futuro não tem o mesmo mérito. Nada de sequências, quadrinhos, séries de TV ou desenhos animados. A única representação de Total Recall (título original do longa) foi em poucos jogos de videogame, como quase todo filme de Schwarzenegger.
 Talvez a única influência de Total Recall (além das inúmeras camisetas com cenas do filme que vemos á venda em lojas da internet) seja em filmes, pois foi um dos primeiros a utilizar o conceito de "You are not you, you are me". Mesmo conceito utilizado em filmes como Matrix e a Origem.
 Mas, mesmo tendo servido de fonte de inspiração para esses filmes que se passam dentro de uma realidade falsa, Vingador Do Futuro não possui nem metade da influência de Robocop. De modo que não há ao menos uma música chamada "Vingador do Futuro Gay".

Placar: Robocop 02 X Vingador do Futuro 01.

 Quarto quesito - Frases épicas. Qual filme tem mais?



Robocop - Um dos motivos para que os filmes de Paul Verhoeven fiquem em nossas mentes é a capacidade que ele tem de inserir tantas frases excelentes e que, por acidente, acabam definindo todo o filme ou todo um personagem. Frase por frase, os filmes de Verhoeven se provam únicos. Em Robocop não é diferente.
 Registrados no IMDB, há 98 frases e sequências de diálogo registradas como marcantes. Claro que poucas são realmente recordáveis. As mais memoráveis são "Vivo ou morto, você vem comigo", "Your move, creep", "Crimes acontecem", "Ele é um assassino de policiais", "Largue a arma, você está preso", "eles consertam tudo" e "Sim, eu sou policial.".
 Como um digno personagem título, Robocop faz com que tudo que diga se torne uma frase marcante. O problema é que ele fala bem pouco.

Vingador do Futuro - Registrando pelo IMDB, podemos achar apenas 64 sequências notáveis de diálogo em Total Recall. Porém, o IMDB não é parâmetro para isso.
 Mesmo sendo em menor número do que as de Robocop, as frases de Vingador do Futuro possuem mais personalidade. Para começar, as frases clássicas não partem apenas do personagem principal, como de todo o elenco.
 Douglas Quaid, o querido Schwarzza, é responsável por quotes como "Você não é você, você sou eu", "Eu tive um terrível pensamento...e se isso for um sonho?", "Te vejo na festa", " - Eu tenho cinco crianças para criar! - Leve-as ao dentista" e a minha favorita, que Quaid diz logo depois de atacar sua falsa esposa. "Considere isso um divórcio."
 Mas se essas fossem as únicas frases lembradas, seria apenas um filme de personagem. Outras personalidades soltam frases icônicas, como Lori, Benny e Kuato que dizem frases como "Você foi minha melhor missão", "Benny is the name" e "Abra sua mente". Batendo de frente com as frases de Robocop, Vingador do Futuro vence nesta categoria apenas por possuir frases mais variadas, memoráveis e principalmente porque suas citações não estão limitadas a um único personagem ou tema.

 Placar: Robocop 02 X Vingador do Futuro 02.

Quinto quesito (para desempate) - Remakes. O remake de qual filme é o melhor?



 Robocop - Recentemente saiu o remake de Robocop, dirigido por José Padilha (nome brasileiro responsável pelos ótimos filmes Tropa de Elite 1 e 2). Quem melhor para falar de polícia em um futuro degradado pelo crime do que alguém com Tropa de Elite no currículo? Ninguém.
 Claro que a reprodução não seria perfeita e o remake não chegaria aos pés da obra original (quando a obra original é excelente, raramente chega). Com mais recursos tecnológicos, mais repreensão da censura e sem a personalidade de Verhoeven, o medo era que o filme saísse apenas mais um filme desgastado de ação.
 E quebramos a cara (principalmente eu, que fiz todo um texto sobre os medos do filme ser ruim). Adivinha? O filme é bom. Claro que a ausência de sangue e violência exacerbada danificam um pouco, mas o conceito de sociedade corrompida e a não-defesa de um lado específico da moeda já vale por crítica social. A única cena gore presente no longa também equivale a todo o gore que a nossa época exige. Sem contar que, desta vez, temos SIM nomes famosos relacionados ao filmes (O elenco é incrível, tendo Samuel L. Jackson, Michael Keaton e Jay Baruchel, que caiu ali de para-quedas).
 Sendo um remake que tem seus próprios méritos (como suas próprias frases de efeito) e ainda faz referências dignas a obra original, Robocop, de 2014, leva nota 08 como o belo filme que é.

 Vingador do Futuro - Más línguas dizem que não se faz remake de filme de brucutu. Este remake é uma das evidências de que essas más línguas estão certas.
 A tentativa de recriar todo aquele universo foi extremamente falha. Retiraram todos os elementos da sinopse original (só como exemplo, é válido mencionar que o filme não tem nada a ver com Marte) e também não se incomodaram a acrescentar referências.
 De Vingador do Futuro mesmo, este filme só tem o título, o nome dos personagens e...a alienígena de três seios. Isso é revoltante. Isso é simplesmente dar cenas libidinosas para um fã achando que ele é imbecil e vai aceitar. Um filme com mutantes, deformidades físicas, tecnologias bizarras e viagens espaciais tem muito mais coisa para ser reaproveitada do que apenas uma alienígena de três seios.
 E se neste ponto você já está achando que o remake de Total Recall é terrível e vergonhoso, é porque ainda não sabe dos nomes relacionados a obra.
 O problema não foi nem substituir Arnold Schwarzenegger por Colin Farrell (exemplo de ator famoso que não fez filme nenhum). O X da questão foi terem escalado Len Wiseman para dirigir o filme. LEN WISEMAN!! Com um currículo de Duro de Matar 4.0 e dois filmes do Underworld, Wiseman foi convidado por algum imbecil para tentar reproduzir uma obra de Paul Verhoeven.
  Agora, se o remake de Robocop é tão bom a ponto de ganhar nota 08, o remake de Vingador do Futuro é tão ruim a ponto de nem merecer uma nota.


PLACAR FINAL:
 Robocop 03 X Vingador do Futuro 02. VITÓRIA DE ROBOCOP. 


 Você pode preferir um ou outro, mas se analisarmos os dois filmes debaixo de todos estes parâmetros, vai chegar a uma resposta. E a resposta da vez é Robocop.
 A pergunta que vem agora é: Você concorda?
Deixe suas opiniões nos comentários, e aproveite para deixar suas impressões sobre o novo filme do Robocop (que foi a grande inspiração pra esse texto ser feito).

4 comentários:

  1. Eu queria saber porque você não posta textos bibicos

    ResponderExcluir
  2. não existe uma comparação, Pq Robocop tem um dos piores roteiros em minha humilde opinião, então mesmo com a melhor adaptação da história o filme vai ficar ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso....
      Robocop é genial de tantas formas, cara. A premissa é fraca, mas o roteiro e o modo como é aplicado, é genial.

      Excluir