terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Jesse Eisenberg é Lex Luthor - Dos males, o menor.


 Impossível entender o que a Warner/DC tá planejando pra esse filme do Superman (que todos apelidaram carinhosamente, e esperançosamente, de Batman VS Superman).
 Com quase nada do roteiro revelado e todas as especulações de novos personagens (aposto que se todas forem realmente confirmadas, esse filme vai ser uma bagunça incontrolável), ainda há o pior detalhe: A cada confirmação de ator que é feita pra esse filme, eu morro um pouquinho.
 É como se a Warner estivesse com uma caixa cheia de bilhetes esperados e aprovados e um único secreto e meia boca. Aí na hora de sortear os atores, sempre sai esse inesperado e meia boca.
 Foi assim com Batman. Todos preparando as palmas para Josh Brolin e...BUM. Ben Affleck é o Batman.
 Foi assim com Mulher Maravilha. Os marmanjos esperando a Jamie Alexander...e BUM. Gal Gadot.
 E agora, talvez não a mais repercutida e/ou comentada, mas a maior decepção dessas contratações acaba de ser feita: Depois de meses lendo rumores sobre Bryan Cranston (amigo de Ben Affleck e famoso por interpretar Walter White, o melhor careca da atualidade), abrimos o Omelete e lemos a notícia:
 "Jesse Eisenberg será Lex Luthor."
 E como alguém consegue ler isso e ficar calado?


 Por que? Por que?

 Terry O' Quinn, Bryan Cranston, Joaquim Phoenix....eles não eram bons o suficiente? Os prêmios que todos receberam não foram suficientes?
 Sinceramente, o problema não é com Eisenberg. Ele é um ator incrível. Consegue pegar aquele detalhe inexpressivo que irrita nos filmes do Michael Cera e justificar com o ar inteligente, misterioso e, muitas vezes, maligno em seus personagens. Isso se mostra verdadeiro no golpista de Truque de Mestre, no atrapalhado de Zumbilândia, no anti-social de A Lula e a Baleia (um dos melhores filmes já feitos) e muito mais no jovem bilionário de A Rede Social.
 Frisando o que já foi dito, Jesse Eisenberg é um excelente ator e ótimo para interpretar gênios ricos e estrategistas. Eisenberg pode interpretar qualquer gênio rico e estrategista....inclusive o Lex Luthor.
 "Mas ele não é careca! Ele é muito jovem! Nós queríamos o Bryan Cranston. E a DC tá pirando!"
 É claro que a notícia não gerou todo este estardalhaço. Mesmo sendo uma escolha mais maluca do que as outras e com mais chances de dar errado, Lex Luthor é um personagem que é menos conhecido que Batman ou Mulher Maravilha. É um vilão de alta importância. Não o mais poderoso, mas o mais importante (e talvez até o mais legal) vilão do Super Homem...mas mesmo assim ele ainda não é o Batman, e por isso não há tanto escândalo.

 Quando a atriz de Mulher Maravilha foi divulgada, também não ouve grande manifestação dos fãs e isso é frustrante...pois foi uma atriz de qualidade e histórico duvidosos.
 Agora a situação é diferente. Jesse Eisenberg foi anunciado como Lex Luthor e as manifestações dos fãs não foram nem um pouco notáveis. Mas nesse caso, isso é bom.
 Jesse Eisenberg HÁ TEMPOS é considerado um ótimo ator. Com suas manias (Tom Cruise corre, Keanu Reeves faz "whoa" e Jesse Eisenberg pisca) e uma bomba no currículo (o decepcionante A Vila, de M. Night Shyamalan), Jesse Eisenberg pode ser qualificado como uma ótima escolha para Lex Luthor.


 "Mas ele não é careca! Ele é muito jovem!"
 Muita gente não entendeu do que a sétima arte é capaz.
 Para que o exemplo de Christian Bale em The Machinist não fique batido, como ator mais recente podemos citar Matthew McConaughey que, para interpretar um aidético em Clube de Compras Dallas, emagreceu a ponto de ficar irreconhecível.
 Um ator motivado e um bom preparo poderia fazer até que Will Smith pudesse se parecer com Luthor. E montagens feitas por fãs, como esta acima, mostram que com o terno e a careca certa, Eisenberg pode ficar extremamente parecido com o Luthor que queremos ver. Nos tempos de efeitos especiais como os de Benjamin Button, a aparência é o que menos interfere no desempenho de um ator.
 E é sempre válido lembrar que, originalmente nos quadrinhos, Lex tinha cabelos ruivos e compridos.


Mas ele não é o Bryan Cranston.
 Acho que com essa todos nós concordamos.
 A maior expectativa para o papel de Luthor era o grande Heisenberg, Dr. White, Walter White...o novo ator favorito de todo mundo Bryan Cranston. Famoso por Breaking Bad, Argo, participações especiais em How I Met Your Mother e por ser o único ator que tenta manter cabelos acaju compridos e sempre é escolhido para personagens carecas.
 Boa parte da frustração dos nerds nem foi por terem escolhido Jesse Eisenberg...e sim por não terem escolhido Bryan Cranston.
 Todos queremos o nosso querido químico do mal como Lex Luthor...mas infelizmente, teremos que nos contentar com Jesse Eisenberg, e manter a esperança de que Cranston pode voltar a qualquer momento...como outro personagem nos próximos super filmes que estão por vir.


"Olha os filmes que ele já fez! Isso vai ser uma comédia!"
 Parece que temos um grande caso se repetindo aqui.
 Pense em Ben Affleck, nosso novo Batman. Ator protagonista de Pearl Harbor, Demolidor e Ele Não Está Tão a Fim de Você. Todos filmes consideravelmente sérios. Todos filmes extremamente ruins. Mesmo tendo participado de sucessos como Sobrevivendo ao Natal, Argo e Gênio Indomável..os fantasmas de seus fracassos nos assombram até hoje. E por isso boa parte das pessoas (que eu rezo pra que mordam suas línguas) deduzem com certeza que o coitado será um péssimo Batman, baseado em seus antecedentes.
 Agora...lembram-se de Heath Ledger?
 Já é até clichê lembrar que o ator responsável pelo melhor super vilão do cinema foi MASSACRADO pelo público quando surgiu a notícia de que ele, o jovenzinho Ledger, interpretaria Coringa, o maior vilão de Batman. "Como assim Heath Ledger? Ele não faz filmes sérios o suficiente pra ser Coringa. Ele fez um romance gay em O Segredo de Brokeback Mountain, um adolescente bad ass em Dez Coisas que eu Odeio em Você...e um conto de fadas em Irmãos Grimm." Mas na hora de avaliarem a escolha de Ledger, esqueceram de um detalhe. Todos esses filmes "água com açúcar" são excelentes, enquanto a grande maioria dos filmes sérios com Ben Affleck são vergonhosos.
E fomos, então, presenteados com o melhor Coringa possível e um dos melhores filmes de super-herois da era (o aclamado Cavaleiro das Trevas), que rendeu um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante para o saudoso Heath Ledger.
 E agora temos algumas críticas a Jesse Eisenberg. "Como que um ator de filmes adolescentes pode ser o Lex Luthor?"
 Esqueçam isso. Eisenberg e filmes adolescentes não estão NEM UM POUCO relacionados. Não é porquê você viu seu rosto em um longa muito engraçado como Zumbilândia que ele está restrito a isso.
 Eisenberg fez talvez o drama sobre divórcio mais realista já feito (A Lula e a Baleia) quando era realmente um adolescente, e foi (quase igual a Ledger) indicado ao Oscar de melhor ator ao interpretar Mark Zuckerberg (criador do Facebook) no filme A Rede Social.
 E se Bryan Cranston está ocupado, quem melhor para interpretar Lex Luthor (um gênio ganancioso e bilionário) do que o rapaz que foi indicado ao Oscar por interpretar um gênio ganancioso e bilionário?

 Mesmo não esperando um Coringa até porque Luthor precisa comer muito feijão com arroz pra ser igual ao Coringa, um resultado surpreendente é o que esperamos e é no que se sustenta todo esse texto e as especulações de qualquer fã (como eu) que esteja ansioso para ver Batman VS Superman nos cinemas.
 E nossa grande esperança é que Jesse Eisenberg, assim como a Warner, tenha uma carta na manga.



2 comentários:

  1. Os últimos filmes de super heróis tem deixado a desejar e por isso acho que vc deveria se preocupar muito mais com roteiro e a trama do filme, que com certeza como todos os filmes do superman vai ser D+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roteiro não me assusta, e sim a maneira como ele vai ser apresentado e interpretado.

      Excluir