segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

He-Man, Star Wars e dor de cotovelo.

Em 2012, o antigo, clássico e famoso desenho animado He-Man completou trinta anos de existência. Em todos esses trinta anos (que estão, agora em 2013, prestes a se tornar 31) , muitos produtos foram lançados, muitas histórias acerca do desenho ficaram conhecidas e milhares de fãs do herói loiro e musculoso surgiram em todo o mundo.
Mas são poucos os que realmente sabem as origens e as polêmicas que influenciaram na criação desse clássico personagem.
Na década de setenta, a Mattel era a maior empresa fabricante e distribuidora de brinquedos em todo o mundo e eram frequentes as ocasiões em que produtores de enormes filmes voltados ao público jovem procuravam a empresa para pedir que a mesma produzisse a linha de brinquedos inspirada em seu filme (tanto que os melhores bonecos de Star Trek, Toy Story, Liga da Justiça e filmes da Disney em geral são produzidos pela Mattel).  E foi nesse embalo que, em 1976, George Lucas (O criador da saga cinematográfica mais rentável de todos os tempos - Star Wars) pediu a Raymond Wagner, presidente da empresa, que produzisse a linha de brinquedos Star Wars, pois o filme estava prestes a ser lançado.

 Após ler a sinopse da obra e ao saber que George Lucas queria setecentos e cinquenta mil dólares pelos direitos dos personagens e do filme, Raymond Wagner recusou o pedido afirmando que não investiria em um filme sem sucesso comprovado.
Semanas após o lançamento de Star Wars, e após perceber que recusar a saga foi, provavelmente, o maior erro de toda a sua vida profissional, Raymond Wagner decidiu que precisava criar uma nova linha de brinquedos para que, possivelmente, conseguisse alcançar o sucesso de Star Wars e recuperar o dinheiro que havia, supostamente, perdido. E após diversas reuniões, Roger Sweet apareceu com protótipos de bonecos bárbaros, que logo se tornaram no famoso He-Man que conhecemos hoje, pois com o brinquedo logo vieram as HQs e os desenhos animados.
Se Star Wars contribuiu com o mundo do cinema fazendo revoluções tecnológicas e criando efeitos especiais que ninguém jamais havia ouvido falar, também contribuiu para o mundo dos desenhos animados...pois sem o sucesso de Star Wars, a Mattel não teria nada para tentar superar, e nunca assistiríamos He-Man.

Toda essa história passaria despercebida, e quem não a conhecesse nunca iria nem suspeitar que He-Man e Star Wars tivessem alguma coisa a ver, pois nunca haveria nenhum indício da saga de ficção científica nos desenhos animados do jovem bárbaro.
Mas essa situação já é diferente no filme "Masters of The Universe", em que Dolph Lundgreen fazia o papel de He-Man e Courteney Cox fazia o papel da personagem Julie Winstons, criada especialmente para o filme.
Ao assistir o filme, se descobre algo que nunca antes teríamos notado - Há uma richa entre He-Man e Star Wars.
Tudo, neste filme, incluindo personagens. Até mesmo o tema musical do filme é semelhante ao clássico tema de Star Wars.

Alguns personagens são facilmente associados com os de Star Wars, como o Beastman apresentado no filme.
Pode parecer um personagem até original, se não fosse muito parecido com o Chewbacca.
E depois de conhecer a história por trás de todas essas referências (e , talvez, até pequenas ofensas) a Star Wars escondidas no filme de He-Man, cria-se a dúvida na cabeça da pessoa de que talvez as duas frases mais famosas dessas franquias estejam associadas justamente por isso.

"Eu tenho a força!" - He-Man
"Que a força esteja com você." - Star Wars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário