sábado, 21 de março de 2015

Que Vença o Melhor - Bob Esponja - O Filme VS Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água


 Quando uma série animada ganha notoriedade e auto-confiança o suficiente para ser transformada em longa-metragem, muito está em jogo. Os fãs de cinema precisam ser agradados, os fãs do próprio desenho animado precisam ser agradados, Crianças devem gostar. Adultos devem gostar. O filme deve faturar o suficiente para cobrir os gastos de produção (afinal, animações são bem caras). E, como o mundo do entretenimento agora funciona assim, deve ter potencial para gerar sequências.
 Se foi assim com tantos filmes animados, não seria diferente com Bob Esponja.
 A série da Nickelodeon tão aclamada, apesar de boba e com um tipo de comédia infantilóide disfarçada de infanto-juvenil, conquista fãs por todo o mundo e está em TODA prateleira de lojas de brinquedos, farmácias e roupas com estampas.
 Em 2004, o primeiro longa da série, Bob Esponja  - O Filme, saiu nos cinemas e, agora em 2015, o segundo filme foi lançado com o título de Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água.
 A questão é a seguinte: Com dois filmes baseados no mesmo desenho animado, como concluir qual dos dois é melhor? Debaixo de cinco quesitos, poderemos chegar a uma resposta.






 Primeiro Quesito - Qual filme tem o melhor roteiro?

 Bob Esponja - O Filme - De início, não soa nada diferente do que se está acostumado nos episódios. A coroa do rei Netuno é roubada e a culpa fica com o Sr Sirigueijo, tudo devido a um plano de Plankton para conseguir a fórmula do hambúrguer de siri. Enquanto Bob e Patrick Estrela partem em busca da coroa, uma subtrama comovente os aterroriza  - Os seres marinhos devem provar para todos que não são meninos, e sim homens. Isso tudo sem se esquecer da ameaça real que é um Rei zangado pelo sumiço de sua coroa. A motivação é convincente para um desenho animado, a subtrama aterroriza os fãs do filme tanto quanto os personagens e o desfecho é realisticamente confortável.

 Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água - Okay, o repeteco da trama de roubo da fórmula do hambúrguer de siri funciona novamente. A fórmula desaparece e agora Bob Esponja e Plankton devem trabalhar juntos, já que sem a fórmula do hambúrguer, a Fenda do Bikini, em dois dias, se transforma em um universo pós-apocalíptico e com visual de filme pornô sadomasoquista. A motivação não é convincente e  nenhum pouco assustadora - Afinal, seria engraçado ver a Fenda do Bikini nessa situação. Mas se a motivação é fraca, a tal subtrama é ainda mais. Plankton precisa lutar contra seu senso de maldade para aprender a trabalhar em equipe. Se bem trabalhado, haveria uma ÓTIMA identificação com as crianças e pré-adolescentes que veriam o filme...mas isso não ganha nenhum foco no filme e não gera nenhuma identificação. Diferente, por exemplo, de em A Era do Gelo 2 quando o personagem Diego luta durante todo o filme contra seu medo de água durante o aquecimento global. Um ótimo exemplo de superação e motivação e animação, no qual a Nickelodeon e os quatro roteiristas do longa deveriam ter se espelhado.

 Placar: Bob Esponja - O Filme 01 VS Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água 00




 Segundo Quesito - Qual filme tem a melhor trilha sonora original?

 Bob Esponja - O Filme - O filme é basicamente uma introdução enorme ás músicas tão bem escritas, contagiantes e alegres que se espalham pelo filme. Alheias á trilha própria do filme, há duas cançõezinhas cantadas pelos personagens - O hino "Estou pronto, promoção" que Bob canta durante o começo do filme e que fica na sua cabeça até horas depois do longa ter acabado, e o mantra sagrado de Amendobobo, música infantil do personagem mascote de uma lanchonete/sorveteria famosa no Oceano. Dentro da própria trilha, a canção Já Somos Homens é criativa, contagiante e com excelentes rimas. E o filme também se encerra da melhor maneira possível - Bob Esponja cantando que não é homem e sim um Amendobobo, com direito a clipe de glam rock e paródia de I Wanna Rock, do Twisted Sister.

 Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água - A canção "Trabalho em Equipe", tema da subtrama do filme assim como "Já Somos Homens" era no primeiro longa, é fraca, sem carisma nenhum e ainda atropela todas as suas rimas mal feitas com um ritmo descompassado e rápido que torna incompreensível, ainda mais pras crianças, a letra da canção. O que salva a SDTK do filme de ser um completo lixo é a música final, onde o non-sense dos episódios de Bob Esponja se faz presente e ainda homenageia as Epic Rap Battles da Internet, com um golfinho cósmico e gaivotas duelando sobre a irritante música tema do Bob Esponja.


 Placar: Bob Esponja - O Filme 02 VS Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água 00

 Segundo Quesito: Qual filme possui os melhores personagens originais?



 Bob Esponja - O Filme - Os personagens possuem muita originalidade e personalidade forte e sem falhas de conduta em nenhum deles. Além de, é claro, o número alto de personagens criados especialmente para o filme. Mesmo que isso enfraqueça um  pouco a trama por deixar de lado personagens importantes na série como Lula Molusco e Sandy,, a trama se fortalece ao ganhar caras novas que possam te cativar pela primeira vez no filme. Isso se dá, por exemplo, pelo Rei Netuno, pelos peixes do bar para homens, pelos monstros que os seguem durante a jornada, pelo Dennis e pelo Ciclope da Cidade das Conchas.

 Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água - Como o roteiro é basicamente uma versão mais esticada e engraçada de qualquer outro episódio de Bob Esponja, o filme se sustenta com os personagens já conhecidos pelo público. Mas se fosse pra que não houvesse inovação, melhor seria apenas lançar a história como um episódio especial de uma hora e meia. Porém, a ausência de personagens novos em abundância é compensada pelos dois personagens originais - O pirata BarbaBurger e o alucinante Golfinho Cósmico. Infelizmente, nem mesmo um Golfinho Cósmico pôde substituir a presença ilustre de Rei Netuno no primeiro filme,


 Placar: Bob Esponja - O Filme 03 VS Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água 00

 Quarto Quesito - Em qual filme há melhor aproveitamento da comédia non-sense?



 Bob Esponja - O Filme - Todo mundo sabe que o que salvou Bob Esponja de ser um desenho animado sem sucessos e bobo,como muitos da Nickelodeon, foi o uso de piadas sem nexo algum, esbanjando criatividade e arrancando risos pela surpresa, originalidade...e ausência de sentido. E essa é uma das poucas coisas que falta no longa de 2004. As piadas se mantém seguindo fielmente a linha do roteiro, e a sequência de cenas é coerente e sem nenhuma criatividade. Por incrível que pareça, um filme do Bob Esponja é um dos poucos longas que ficão ruins se feitos com um roteiro sem furos. O longa compensa toda sua ausência de non-sense na música final, com direito a Bob vestido de mago e Patrick com meia-calça e salto alto.

 Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água - Se no primeiro filme o non-sense faz falta, neste ele é aplicado em doses cavalares - E isso é ótimo. Mesmo que o roteiro seja corrido e que nenhum objetivo do longa seja alcançado, você ri do começo ao fim. E é impossível imaginar outro motivo para ir ao cinema assistir um filme do Bob Esponja (ou produzido pela Nick em geral) se não for para dar risada. Desde os super-poderes dos personagens, seus trajes de super-heróis, passando pela viagem no tempo e pelo visual pós-apocalíptico até chegar em um golfinho atirador de laser e a representação da loucura por misturar lixo normal com lixo reciclável. Sem nexo nenhum, as piadas da animação te arrancam gargalhadas como qualquer esquete do Monty Python faria.


 Placar: Bob Esponja - O Filme 03 VS Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água 01

 Quinto Quesito - Qual filme possui as melhores participações de atores em live-action?




 Bob Esponja - O Filme - Convenhamos que David Hasselhoff não é um excelente ator. Mas talvez a sacada mais genial que a Nickelodeon já teve foi colocar Hasselhoff pra interpretar ele mesmo em live-action no filme de Bob Esponja. Tem como dizer que este não é um dos maiores plot twists de todos os tempos? Alguém esperava que, em algum momento,David Hasselhoff fosse aparecer como personagem? O filme merecia mil pontos no placar só por essa ideia que com certeza veio do mesmo cara que escreveu TODAS as piadas de Um Herói Fora D'Água e os roteiros de Community. Inovador!

 Bob Esponja: Um Herói Fora D'Água - Assim como devemos concordar que Hasselhoff não é um excelente ator, também devemos concordar que Antonio Banderas é um excelente ator. Mas isso não é importante em um filme do Bob Esponja. Não interessa quantos prêmios Banderas ganhou, isso não se compara com a participação de Hasselhoff no filme anterior. Além de estar no filme desde o início e não proporcionar nenhuma experiência original ao roteiro, o pirata interpretado pelo ator espanhol faz uso de um humor bobo e extremamente 'torta na cara'. E o filme ainda perde um milhão de pontos por mostrar Slash no trailer do filme e não deixar que o coitado do guitarrista ao menos dê as caras no longa. Muito potencial de ator e celebridade pra pouco aproveitamento.


 PLACAR FINAL
Bob Esponja - O Filme 04 X Bob Esponja Um Herói Fora D'Água 01.
Vitória de Bob Esponja - O Filme.

 Pois é. Por mais que a melhor coisa de Bob Esponja (a comédia sem sentido) esteja mais presente no segundo filme, muitos outros fatores provam o quanto que Bob Esponja - O Filme é superior.
 E se a tendência é ficar ainda pior, rezemos para que não haja um terceiro longa do Calça Quadradas.
 Não, não estamos prontos,capitão. Agora, por favor, deite e role no dinheiro que faturou com estes dois filmes....e comemore a vitória de Bob Esponja - O Filme neste duelo.

2 comentários:

  1. Concordo. Sério, achei esse último filme do Bob Esponja um lixo -.-

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Sério, achei esse último filme do Bob Esponja um lixo -.-

    ResponderExcluir