segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Top V - Filmes sobre escritores reais.


 Recentemente, o cinema brasileiro foi presenteado com Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho, filme biográfico do grande escritor nacional Paulo Coelho, conhecido como Mago dos Nerds e, é claro, por todos os livros que publicou tendo o misticismo e a alquimia como tema principal (incluindo O Alquimista e O Demônio e a Srta Prym).
 De certo modo, este filme serve para que os escritores brasileiros finalmente ganhem reconhecimento pelo trabalho maravilhoso que vem fazendo há tantos anos...assim como muitos outros escritores já foram homenageados com filmes biográficos ou apenas com filmes em que se fazem presentes.
 Segue abaixo uma lista dos cinco melhores filmes com histórias reais de escritores (ou os cinco que eu mais gosto).





                            V - Marley e Eu (2008)

  Sim, é conhecido por todos que Marley e Eu é um filme sobre a relação de um cachorro de péssimo comportamento com uma família em formação e não exatamente um filme sobre escritores.
 Porém, o filme trata bastante também sobre John Grogan, o protagonista do filme (interpretado por Owen Wilson) tentando crescer dentro do mercado jornalístico. De modo que Marley & Eu possa ser considerado também um filme biográfico de John  Grogan, o jornalista. Mas jornalistas (Ou apenas jornalistas) não ganham espaço nessa lista, e sim escritores...o que Grogan também era, já que este próprio filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por ele mesmo...que é um colunista americano famoso e escritor.
 Por não ser inteiramente focado na vida do escritor mas por ser um filme cativante, emocionante e realista...Marley & Eu ocupa a quinta posição desta lista.


                                      IV - Prezado Sr. Watterson (2013)

 Já é o segundo da lista que não se trata especificamente de um escritor.
 Nos Estados Unidos, e na grande maioria dos países onde a língua inglesa predomina, as tirinhas de jornais Calvin & Haroldo são tão famosas e influentes quanto a Turma da Mônica é por aqui.
 Diferenças básicas são: Turma da Mônica mantém-se firme até hoje e todos conhecem a cara de Maurício de Sousa, enquanto Calvin e Haroldo teve seu fim em 1995 e nunca ninguém viu ou soube nada sobre Bill Waterson, desenhista e escritor de todas as tirinhas já feitas.
 Em formato de documentário, o diretor Joel Allen Schroeder resolveu prestar pelo filme "Prezado Sr. Watterson" várias homenagens ao misterioso artista que emocionou e inspirou tantas pessoas através de seu trabalho que sempre se manteve nas tiras de jornal.


                        III - Magia Além das Palavras - A História de J.K. Rowling (2011)

  J.K. Rowling hoje em dia é considerada uma das melhores escritoras inglesas e é reconhecida universalmente como uma das mulheres mais ricas do mundo, e tudo isso se deve ao fato de que Rowling foi a escritora da saga de sete livros mais famosa do mundo adolescente - A saga Harry Potter.
 Magia Além das Palavras foi então o grande exemplo do que é feito quando alguém faz sucesso - Biografias não autorizadas.
 O filme é assistível, já que faz uso de bons atores (inclusive, a atriz que interpreta Rowling é bem convincente) e tem o belo recurso narrativo de contar a história de vida de uma personalidade através de suas memórias.
 Além de toda a má produção e do roteiro um pouco fraco (afinal, é um filme feito pra TV, esse é o padrão de qualidade deles), mas vale a pena devido a grande história que esses detalhes técnicos chatos insistem em esconder.


                         II - Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013) 

 Emma Thompson é uma atriz impecável quando se trata de personagens metódicos e/ou excêntricos. Isso é fato.
 Tom Hanks interpreta bem como ninguém pessoas tristes e/ou alegres em demasiado. Isso é fato.
 Assim, elogiar as atuações de Emma como P. L. Travers e Tom Hanks como Walt Disney é quase que desnecessário, tendo em mente que são dois atores grandiosos interpretando personagens que foram basicamente feitos para eles (mesmo que tenham realmente existido).
 O filme fala sobre a batalha que o grande empresário Walt Disney enfrentou para que P.L. Travers permitisse que seu livro Mary Poppins fosse adaptado para o cinema. Claro, todos sabem o que acontece (pois o filme foi lançado e acabou se tornando um dos maiores clássicos dos filmes Disney), mas o modo como acontece e como é mostrado no filme é o que realmente traz essa obra ao segundo lugar dessa lista.
 Penetrando no íntimo da alma de Travers, é possível entender todas as "frescuras" que ela solicita na produção do filme (como o pedido da autora para que o estúdio não utilizasse a cor vermelha no desenvolvimento do longa).
 O aprofundamento nas histórias de vida da autora são tão envolventes que fazem com que histórias simples envolvendo comícios políticos sejam significativas, e é o único filme onde a atuação de Colin Farrell (que interpreta o jovem pai de Travers) convence.


                           I - Em Busca da Terra do Nunca (2004)

 Esse filme talvez não seja sobre o escritor mais famoso desta lista, mas é sobre o escritor que é famoso há mais tempo - J.M. Barrie.
 J.M. Barrie, para início de conversa, não sonhava em ser um dramaturgo ou em publicar muitos livros, mas sua ambição real era a de escrever peças de teatro. E foi nessas tentativas que surgiu o personagem a obra que lhe deixou famoso - Peter Pan.
 Em "Em Busca da Terra do Nunca", J.M. Barrie é interpretado por Johnny Depp (que desempenha muito bem o papel, se contendo enquanto personalidade normal e não exagerando nos gritos ou movimentos animados).
 A história de vida de Barrie é a seguinte:
 Cansado de levar a vida de escritor de peças fracassado cuja imaginação jamais era levada a sério por ninguém, o inglês resolve passar uma tarde no parque com seu cachorro quando conhece uma jovem mãe solteira de quatro meninos, com quem desenvolve grande amizade (especialmente com o pequenino Peter) e encontra inspiração para escrever Peter Pan.
 A direção de Marc Foster e as atuações das crianças combinadas com a de Depp são a fórmula perfeita para que a vida de J.M. Barrie se justifique em sua pureza e grandiosidade, para que os boatos envolvendo pedofilia sumam frente a tal inocência exposta entre os personagens....e para que mais pessoas sintam vontade de ler Peter Pan, sabendo todo o drama por qual o escritor passou para que a magia pudesse acontecer.
 É o envolvimento entre personagem, ator e história de vida que coloca Em Busca da Terra do Nunca como primeiro colocado desta lista.

 E você? Concorda com essa lista? Quais outros filmes biográficos de escritores você conhece e acha que ficou faltando nesta lista?
 Comentem ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário