quarta-feira, 9 de julho de 2014

Deus se Escreve com D Maiúsculo.

Ilustração por Mateus Queiroz

 Edgar se sentia leve. Leve de tudo.
  Seus ombros mais leves, pois absolvera o peso dos inúmeros pecados que cometera no passado. A consciência mais leve pois agora dedicava sua vida a algo que acreditava possuir mais valor. E, sem arrependimentos, sentia seu bolso mais leve, e agora olhava diretamente para o motivo disto.
 Em frente ao sofá em que estava sentado, sua antiga televisão. Mas conectada a ela, o plano de TV por assinatura pelo qual havia se comprometido a pagar R$200,00 mensais: A Rede Benção, rede particular da igreja que começara a frequentar, em que 157 emissoras do pacote possuíam programação inteiramente de conteúdo religioso.
 Vazio de pecado, culpa ou dinheiro, Edgar se sentia cheio, como ouvira no culto, do Espírito Santo.
 Aquele também era um dia especial. Não por estar vivo em um mais um dia de sua recente salvação (como qualquer outro), mas por uma espécie de valor novo que resolvera aplicar em si: Aquele seria o primeiro dia em que Edgar não falaria mais palavrões.
 São palavras ofensivas. Feias. Pesadas. Desnecessárias. Até mesmo sem motivo, qualquer um daqueles dizeres poderia magoar, afastar e ofender brutalmente pessoas inocentes. Ao lembrar de como falava aquelas palavras...colocava a mão no peito e olhava para a cruz que possuía na parede de sua sala e agradecia pela nova vida que adotara, seu novo "eu" espiritual enojava seu passado pecador.
 Palavrões...como ele podia falar coisas assim?
 Apanhou o controle remoto e ligou a TV em um canal aleatório.
 Deu de cara com um pastor. Ao seu lado, três homens altos e fortes, de terno e, por algum motivo, imobilizando um homem, deitado no chão. O homem se debatia, esperneava, gritava e babava como um retardado mental.
 - Esse homem - gritava o pastor - está possuído! Com o espírito de Satanás em seu corpo, em sua alma e em seu coração!! ESSE HOMEM - agora o pastor berrava - É UM HOMOSSEXUAL! Esse homem vai contra as leis das escrituras ao dar e receber prazer de alguém do mesmo sexo!! E vai arder. ARDER - estranhamente, agora o pastor ria. - NO FOGO DO INFERNO QUANDO O DIA DO JUÍZO FINAL CHEGAR.
 Tudo aquilo era muito. Os gritos do pastor, do "endemoniado" e da multidão, que parecia estranhamente entusiasmada, assustava Edgar. Ele então, mudou de canal.
 ~click~
Viu então outro pastor, de pé, com uma estatueta de um santo do seu lado. O pastor discursava, enquanto chutava a imagem.
 - Isso aqui não é Deus coisa nenhuma. Isso aqui é uma aberração! Será que Deus pode ser comparado a um boneco assim? Feio! Horrível! Desgraçado! Isso só merece o desprezo.
 Edgar, ainda mais assustado, mudou novamente de canal.
  ~click~
 - Alguém acabou de doar o cartão de crédito aqui pra igreja, mas...cadê a senha? Sem senha não há doação, amigo fiel. Depois você pede milagre e não consegue, e vai achar que Deus é ruim
 click
  - União homossexual não é normal e nem permitida. Eles não deveriam ter filhos. Doentes não deveriam criar crianças. Não deveriam dar continuidade a nossa raça.
 ~click~
  - A AIDS é o câncer gay!
 ~click~
  - Africanos são descendentes de filho que Noé amaldiçoou. Fato da Bíblia. Africanos são amaldiçoados, e ninguém pode cancelar essa condição irrevogável.
 ~click~ ~OFF~
 Edgar desligou a TV. Estava aterrorizado.
 Como? Pessoas tão elevadas espiritualmente...como podiam? Absurdos...como podiam falar coisas assim?
 Respirou fundo e ligou a TV de novo.
 ~click~ ~ON~
  - O gene africano é amaldiçoado, espiritualmente falando. Mas não falo apenas pelos negros. Nós, pessoas brancas, também possuímos o gene africano. E é por isso que todos temos pecados na vida. E quem pecar sem arrependimento, vai arder e merece nossa pena.
 ~click~ ~OFF~
  Desligou a TV de novo. Pôs as mãos no rosto, olhou pra TV, para a cruz da parede...pensou no passado, no presente e em todos os absurdos religiosos que escutara.
 Respirou fundo, e gritou, em lágrimas:
 - Caralho!

3 comentários:

  1. quando um palavrão é apenas um "Desabafo", não vejo problema, mas as vezes repeti-los demais fica feio e desnecessário, melhor cometer os excessos com palavras amenas, educadas, quanto as religioes (Todas) parecem competir entre si e o principal que é ter fé em Deus e respeito entre as nações fica esquecido e sem sentido, seja sua própria igreja e sega a sua religião....bj ao meu escritor favorito.

    ResponderExcluir
  2. Oloco muito dahora, achei chock de monstro

    ResponderExcluir