sábado, 7 de dezembro de 2013

Por que ninguém se importa com a Mulher-Maravilha?


Hoje em dia, o cinema está dominado.
 Quem antes dominava esse cenário tão amplo agora aparece de vez em quando. Tarantino lança um filme há cada dois anos, J.J. Abrams assume duas franquias que (mesmo quebrando recordes de bilheteria) não caem na boca do povo e Steven Spielberg está dormindo há tanto tempo que é quase impossível dizer que ainda é um dos melhores cineastas conhecidos.
 O cinema agora é deles - Os super-heróis. Seres extremamente poderosos que usam capas, ceroulas, armaduras, artefatos mágicos ou apenas sua grande vontade de combater o crime ou, muitas vezes, de obter vingança.

 Provenientes dos quadrinhos, não há um trimestre sem filme de heróis nas telonas. E a maior produtora neste meio é, inegavelmente, a Marvel Studios (e a Fox e a Sony, produtoras de filmes sobre outros heróis da editora Marvel).
 Porém, depois do sucesso que o filme d'Os Vingadores fez ("oh, um filme de equipe fazendo tanto sucesso!"), a DC Comics (ou melhor,a Warner Bros) se sentiu na obrigação de também lançar um filme da Liga da Justiça, sua melhor e mais famosa equipe de heróis, formada classicamente nos quadrinhos por Super Homem, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman, Caçador de Marte e Flash.
 Isso não era uma boa ideia e nem mesmo viável, já que na época o único personagem da editora apresentado nas telonas era o Batman, que já estava tendo uma trilogia encerrada no mesmo ano, com o lançamento de Dark Knight Rises.
 Para recuperar o tempo perdido, foi lançado Homem de Aço em 2013, reapresentando Super Homem, o carro-chefe da DC e possível líder d'A Liga. Pouco tempo depois, uma sequência de Homem de Aço foi anunciada. Uma sequência com a participação de mais um protagonista: O Batman, que, descobrimos depois, será interpretado pelo Ben Affleck.
 Se já não bastasse o fato do "filme do Superman" não ter atingido grandes notas entre os críticos e fãs dos quadrinhos e o fato de TODO MUNDO ter odiado a escolha de ator para o Batman, uma nova notícia nos pega de surpresa.


Foi confirmada a presença de Mulher-Maravilha em Batman VS Superman....e mais = Interpretada por Gal Gadot. O tão esperado filme que, conforme os pensamentos gerais dos fãs, serviria mesmo para introduzir o novo Batman no cinema dando total dedicação ao Super Homem já apresentado e foco ao novo Homem Morcego. Um filme dos dois, já testando a tão almejada parceria.
 E agora, Mulher-Maravilha (interpretada pela Gal Gadot, não podemos esquecer) foi adicionada á equação.
 E há realmente muita coisa para se criticar em relação a essas duas notícias.
 Notícia número um - Teremos Mulher-Maravilha como participação especial no próximo filme da DC Comics.
 Notícia número dois - Gal Gadot será a atriz.
 No caso, todas as críticas negativas que podem ser proferidas em relação à estes novos fatos são:

1 - Mulher-Maravilha é uma personagem muito importante para que faça apenas uma pontinha em um filme do Batman com o kriptoniano. Ela merece um filme solo!
2 - Além de Mulher-Maravilha, os estúdios afirmam que há a remota possibilidade de vermos Robin, Flash e Apocalipse no filme. Com tantos personagens assim, por que não pular esse filme fazer logo um da Liga da Justiça?
3 - Nesse ritmo, o filme vai ter muita coisa! Informação demais em filmes de herói são prejudiciais à qualidade.
4 - Gal Gadot é magra demais pra ser uma amazona. Pouco peito e físico de mulher que conhecemos das HQs.
5 - O currículo da atriz não é muito agradável. Só o que se vê são filmes de ação medianos e uma comédia romântica.
6 - Depois de ter sido tão criticada em escolher Affleck para o homem-morcego, a Warner bem que poderia ter pensado melhor antes de escolher "qualquer um" para interpretar Diana Prince.



Porém, mesmo que hajam motivos de sobra (alguns injustos e errados mas, ainda sim, motivos) para reclamar desta notícia e malhar a atriz como malharam Ben Affleck e Heath Ledger, quando escolhidos para seus papeis....poucos foram os que se pronunciaram contra essa escolha. Ninguém disse que gostou, mas ninguém disse que odiou, A movimentação foi terrivelmente ínfima, o que dá a impressão de que ninguém dá a mínima para essa personagem.
 Mas há explicações. Explicações tristes que simplesmente resumem o motivo de Mulher-Maravilha, Mulher-Gato e qualquer outra super-heroína não surtir tanto efeito quanto Super Homem ou Batman.

Por que as pessoas não reclamaram de:

"1 - Mulher-Maravilha é uma personagem muito importante para que faça apenas uma pontinha em um filme do Batman com o kriptoniano. Ela merece um filme solo!"

Se formos citar filmes bons de super-heróis, teremos inúmeros. Agora cite filmes bons de super-heroínas. Ou melhor, cite apenas filmes de super-heroínas. Pensa-se em Mulher-Gato (aquele com a Halle Berry) e Elektra (o pior filme baseado em HQs de todos os tempos) e mais nada. De resto, apenas outras participações de garotas X-Men, Mulher-Gato nos filmes do Batman e a Viúva Negra n'Os Vingadores. Heroínas não ganham espaço nas telonas, e os fãs, infelizmente, já aceitaram essa regra injusta e sexista que os estúdios de filmagem impõe. Ou seja, a personagem é importante? Evidente que sim, mas ainda é uma heroína e, segundo a Warner Bros, não merece um filme só pra si ou ao menos uma condição de destaque no cinema.

"2 - Além de Mulher-Maravilha, os estúdios afirmam que há a remota possibilidade de vermos Robin, Flash e Apocalipse no longa. Com tantos personagens assim, por que não pular esse filme fazer logo um da Liga da Justiça? "

A Warner está desesperada. A Marvel já planeja um Vingadores 2, enquanto um filme da Liga da Justiça ainda esperará até 2020 para começar a ser filmado. Ou seja, todo o tempo possível precisa ser aproveitado para apresentar personagens. Isso pode sair corrido e mal-feito? Claro que pode. Mas por enquanto, apenas a Mulher-Maravilha foi confirmada, e personagens femininos (na opinião de alguns fãs) não precisam de construção perfeita. Precisariam apenas de um belo corpo e cenas de ação que o favoreçam (como Scarlett Johansson em Vingadores). Talvez se a integridade de Flash ou Asa Noturna for ameaçada, uma nova rebelião se inicie na internerd. 

"3 - Nesse ritmo, o filme vai ter muita coisa! Informação demais em filmes de herói são prejudiciais à qualidade."

Essa é fácil de justificar. Muita informação, correria e todos os outros defeitos de uma produção cinematográfica ás vezes podem ser compensados pelo conteúdo que apresentam. Nesse caso, o fã pensa "Ainda vai ter Batman e Super Homem? Então tudo bem."

"4 - Gal Gadot é magra demais pra ser uma amazona. Pouco peito e físico de mulher que conhecemos das HQs. "

 É o tipo de crítica que nenhum fã de cinema e adaptações em geral pode utilizar. Gadot irá passar por todo um treinamento antes de finalmente iniciar gravações do filme. A equipe de produção não irá simplesmente lhe dar o uniforme e dizer "Seja o que Hipólita quiser". Todo bom conhecedor do cinema de ação sabe que os atores passam por um grande treinamento, dietas especiais e preparos físicos. Tudo isso para garantir que a modelo sem bunda de Velozes e Furiosos se torne a mística e modelada Diana Prince. A mínima manifestação sobre o corpo de Gadot se deve ao fato de que todos sabem que até o ator mais magro pode se tornar um Schwarzenegger, e Gal Gadot pode não ser uma Mulher Maravilha, mas é uma maravilha de mulher.
 E se ainda há dúvidas sobre os milagres que treino, maquiagem e lentes de contato podem fazer, lembre-se que o mesmo ator que fez The Machinist fez Batman Begins, com diferença de um ano entre os filmes.
  
Adaptação corporal e monetária de Christian Bale. No pain no gain. 

"5 - O currículo da atriz não é muito agradável. Só o que se vê são filmes de ação medianos e uma comédia romântica. "

Depois que julgamos Heath Ledger por ser ator de "O Segredo de Brokeback Mountain" e "10 Coisas que Eu Odeio em Você" e quebramos a cara vendo o ator ser o melhor Coringa que já vimos, aprendemos a não deixar que os filmes antigos de um ator nos deixe com medo dele danificar o filme para o qual está escalado. Portanto, é irrelevante que Gal Gadot já tenha passado por "Velozes e Furiosos" ou "Uma Noite Fora de Série", porque agora ela será a Mulher Maravilha, e filmes medianos no passado não significam o mesmo no presente. E, sem contestar a qualidade de seus trabalhos anteriores, em todos os filmes Gadot se mostrou uma ótima atriz. 


"6 - Depois de ter sido tão criticada em escolher Affleck para o homem-morcego, a Warner bem que poderia ter pensado melhor antes de escolher "qualquer um" para interpretar Diana Prince. "

Sinceramente, o que fizeram com Affleck foi o maior esculhambamento já visto na história da escolha de atores. Mas, claro, com razões. Levando em conta a quantidade de filmes mal atuados por Affleck, ficou quase inaceitável que este pudesse sequer interpretar o Batman. Já com Gal Gadot foi diferente. 
 Haviam muitos atores "cotados" pra Batman. Josh Brolin, Gerard Butler e até mesmo o Jensen Ackles. Isso gerou muita expectativa e uma grande decepção, quando descobriram que nenhum de seus escolhidos era o eleito. Já para Mulher-Maravilha, a única atriz cogitada e que havia animado os fãs era a linda e perfeita para o papel, Jamie Alexander. 

Jamie Alexander como Lady Sif em Thor: O Mundo Sombrio.
Sem contar que Ben Affleck não demonstra ter nenhum tipo de proximidade com Bruce Wayne. Já Gadot é completamente a Mulher-Maravilha da vida real.
 Definição de Mulher-Maravilha - A melhor personagem feminina da DC Comics. Morena e imponente, surpreende por sua beleza estonteante e sua sede de batalha e confronto.
 Definição de Gal Gadot: Garota que em 2004 recebeu o prêmio de Miss Israel e representou o país no concurso Miss Universo, e em 2007 se alistou para o exército do mesmo país. É ou não é uma maravilha de mulher?
 O que sobra de "Princesa" por fora, resta de "Diana de Themyscira". Com dedicação e incentivo de todos os fãs, teremos uma ótima amazona coadjuvando no filme que retratará os maiores heróis da DC Comics. 

 Nota-se que poucos reclamaram de Gal Gadot como Mulher-Maravilha. A maioria deles porque sabe que todo e qualquer possível problema pode ser reparado e até mesmo evitado. Afinal, estamos falando de uma das maiores produções que o cinema de heróis terá...é garantido que tudo será feito com extremo cuidado.
 Agora, para aqueles que pouco se importaram com essa atriz e dizem que super-heroínas não tem graça, Mulher-Maravilha não faz diferença, "tanto faz quem interpretar" ou que dizem preferir a Megan Fox....
 Saibam que Diana se sente muito decepcionada com todos vocês.


3 comentários: