sábado, 24 de agosto de 2013

A Turma do Wolverine - O Que Aconteceu??



Fazia muito tempo que a Marvel não andava tão movimentada.
No cinema, Wolverine Imortal acabou de estrear, levando muitos fãs (alguns frustrados) ao cinema. Sem contar que Thor : Dark World estreia ainda esse ano, e as especulações sobre Vingadores 2, Dias de Um Futuro Esquecido e os filmes do Dr. Estranho, Homem Formiga e Guardiões da Galáxia só aumentam a cada dia.
Ainda, saindo do cinema, a Marvel estoura nos quadrinhos de uma maneira que não acontecia desde os anos noventa...que foi quando boa parte dos clássicos pararam de ocorrer (salvo exceções como Planeta Hulk, Velho Logan e algumas histórias do Deadpool).
Enquanto é lançada a nova revista do Deadpool (Deadpool Mata Deadpool), a épica graphic novel Homens-Aranha e a nova saga do Justiceiro chega a seu segundo volume, uma das mais esperadas sagas dos quadrinhos está sendo publicada no Brasil. Vingadores VS X-Men já está em sua quinta edição, e ainda faz questão de englobar TODAS as outras publicações, com seu selo de V VS X. Desde Os Vingadores, a X-Men, a X-Men Extra, Capitão América e os Vingadores Secretos, Homem de Ferro e Thor....e também a revista Wolverine.
Essa sempre foi uma das coisas mais legais na Marvel, o fato de todos os universos estarem em sintonia. O lance mesmo é de que os acontecimentos gerais sejam os mesmos em todas as HQs, mudando apenas o foco e o ponto de vista,dependendo de quem for o personagem principal da revista.



Porém, de acordo com a edição de agosto da revista Wolverine (Wolverine 105), essa regra parece ter mudado!!
Sim, se você analisou bem esta capa, o que você viu é uma edição especial com 148 páginas (talvez por ser a centésima quinta edição, talvez por ter mais histórias do que costuma). E quando um fã de Wolverine vê uma revista do Wolverine em edição especial e com mais páginas, o pensamento automático é:
Legal! Mais garras, mais essência canadense, mais carcaju...mais Wolverine! Certo? Errado!

Depois da Wolverine 104, com o Ciclope na capa e a filha dele no miolo, o que mais esperávamos era uma revista em que o Logan mostrasse que a revista dele e que é ele quem manda!!. Mas algo aconteceu com essa revista.
"Wolverine" não é mais uma revista que apresenta as aventuras do canadense baixinho, e sim uma revista que ficaria bem mais aceitável com o título de "A Turma do Wolverine".
Mesmo assim, isso não é de se espantar. Enquanto Jason Aaron aumenta esse universo do carcaju para tudo quanto é canto, ficou claro que uma hora ou outra os coadjuvantes ocupariam mais espaço que o Logan. Isso seria aceitável, se o Logan ao menos tivesse seu lugar.



Começando pela primeira história da revista...A história Perseguidos (com arte de Chris Bachalo, desenhista oficial de Wolverine & os X-Men), foca no confronto dos X-Men contra os Vingadores. Claro, tudo ponto de vista da....Rachel Gray? Sim, sim. A filha de Jean e Scott Summers de um futuro alternativo, telepata e ex-hospedeira da Fênix ganha uma história em que ela se vê dividida entre as escolhas de salvar ou ajudar Esperança (a nova hospedeira). Sua condição com a personagem? Irmãs de futuros alternativos. Sua relação com a revista? Simples. Assim como qualquer outro personagem da Marvel, ela é professora e membro sênior da Escola Jean Grey...que tem Logan como seu diretor.

E por algum motivo, os roteiristas acharam que seria legal mostrar os sentimentos e pensamentos de Rachel sobre toda essa confusão com a fênix, uma vez que ela já esteve no lugar de Esperança. E realmente foi legal! Mas a falta de socialização com o Wolverine (que devia se fazer presente em todas as histórias da HQ) é o que dá nos nervos, sendo que boa parte da população nem faz ideia de quem é a Garota Marvel/Rachel Summers, e muitas partes não querem nem saber dela.
"Ah, mas como você pode ver na imagem acima, as lutas principais também tiveram seu foco." Sim, tiveram...mas COMO VOCÊ PODE VER NA IMAGEM ACIMA, o Wolverine não aparece!
Na revista Wolverine, em um "pôster" da maior guerra já existente...o foco tá no Homem Formiga e no Fera saltando.
E pensar que toda essa injustiça não é cometida apenas na primeira história. E ainda é bem leve, comparado ao que se desenrola no resto da revista.

A segunda história é sobre a personagem Avadara Naganandini.
Lembra dela? Pois é, pouca gente lembra.


O Império Shiar, antigo conhecido das histórias em quadrinhos, não poderia deixar de ter um herdeiro estudando na escola de Wolverine...sendo assim, Kid Gladiador (filho do Gladiador) está por lá, aprontando e sendo o bad ass que era também em seu planeta.
Precisando de vigilância constante, Kid Gladiador chegou na Terra acompanhada de Avadara Naganandini...personagem que no início conhecíamos apenas como Rapina, uma guarda-costas do Império Shiar que tinha como função proteger o jovem príncipe alienígena.
A história "Nascida pra Matar" ainda se passa durante o confronto Avengers VS X-Men, focando na personagem de Avadara, dando-lhe flashbacks e narração total da história. Focando nos dramas pessoais da personagem e na belíssima arte de Nick Bradhsaw, a história consegue ser a melhor da edição (no melhor estilo dos episódios de Lost).
Tão bem escrita e desenhada que seria 100% perfeita se fosse publicada na revista "Wolverine e Os X-Men" ou na "X-Men Extra"...mas a melhor história da revista Wolverine não ter relação com Wolverine em si, é o que deixa "Nascida pra Matar" com 99% de qualidade.


A terceira história da revista possui título de Meu Encontro com a Fênix - e nem precisaria, tendo em conta que o casal Kitty Pride e Colossus nunca precisou ser apresentado nem para o público que não conhece quadrinhos (pois os personagens estão relacionados até mesmo nas mais infiéis adaptações).
Talvez, o contexto não esteja explícito - Durante os acontecimentos de Vingadores VS X-Men, Colossus se tornou um dos cinco hospedeiros da Fênix (com Ciclope, Rainha Branca, Namor e sua irmã mais nova Magia), ganhando assim a relativa invulnerabilidade e o poder de fogo constante. Enquanto isso, Kitty continua com os mesmos poderes...porém, trabalhando como diretora da Escola Jean Grey para Estudos Avançados...causando assim, uma certa separação de grupos do tal casal apaixonado.
Louco e possesso pelo poder da Fênix, o jovem russo vai atrás de Kitty para tentar conquistá-la e trazê-la pra seu lado...fazendo-a pensar se ela realmente está defendendo o lado certo, além de apresentar a nostalgia de um dos melhores romances da Marvel e uma arte linda desenhada por Jorge Molina, de ótimo Colossus e péssimo Groxo.
Tudo bem, vamos agradecer o romance, o roteiro e a confusão causada por um mutante super-poderoso possuído por um pássaro de fogo....mas vamos apenas questionar: Se isso tudo é uma ameaça á escola do Wolverine..por que ele não aparece na história?


E então você começa a ler a quarta história da revista (Na Iminência da Batalha), surge o pensamento "Finalmente! Wolverine!".
Acabou o diálogo sobre união do Logan pra Esperança, vire a página e...bum! Estamos no laboratório do Fera, com o mesmo, Homem de Ferro, Punho de Ferro e...Nim. Sim, o Nim (um alienígena mirrado que quase não aparece no Google Imagens) tem bastante destaque nesta história, com a piada de ser o novo queridinho de Tony Stark.
Outras referências, classicismos e cenas cômicas acontecem durante a história, que tem como objetivo aparente brincar com a situação atual e mostrar que por mais que o mundo esteja em perigo...os mutantes e heróis são engraçados.
Homem de Ferro dizendo que vai apresentar o herói Nova para Nim, seu mais novo side-kick.

Isso sem mencionar o encontro cômico do adolescente telepata e punk Quentin Quire com um andante e troll Professor Xavier, um desafiando o outro mentalmente de forma mais ridícula.
E realmente não vou gastar linhas para falar sobre o romance de Groxo e Escalpo, que se fez explícito nessa mesma história.
Enquanto o homem sapo arruma uma namorada, o bilionário adota um alienígena e o ex-cadeirante discute com um adolescente, o velho carcaju que dá título á revista permanece inútil e desaparecido, como deveria estar o Clube do Inferno...que garante vinte páginas SÓ PRA ELE na quinta história da revista, intitulada O Clube do Inferno é Fogo!
O Clube do Inferno é...fogo! Imagine um clube de maçonaria, com pessoas ricas, poderosas e de potencial intelectual altamente elevado. Agora imagine um clube em que pessoas assim além de fascinantes são mutantes ou super-humanos em geral. Esse é o Clube do Inferno, uma associação de vilões malvados como Hitler e inteligentes como Einstein.
Pelo menos, era assim antes de cair nas mãos do roteirista Jason Aaron - Um dos melhores pra criar histórias novas, mas terrível pra reaproveitar histórias antigas...como, no caso, o Clube do Inferno que acabou, por sua culpa, se tornando uma versão mutante e assassina de "KND - A Turma do Bairro".
Como assim? Bem, fazem alguns meses que o Clube do Inferno foi readaptado, colocando uma criança em seu comando.
 "Como? O Clube não era tão poderoso?". Ótima pergunta, e que é respondida nesta história. Claro, sem nem mencionar Wolverine, o suposto dono da revista.


E após o ataque das crianças assassinas, entra a história "A Arma Secreta de Wolverine", sexta história da revista e a primeira história que li na minha vida que me deixou confuso entre o "amar" e "odiar".
Claro, odiar porque se trata de uma história sobre a vida, os poderes e, em suma, a função de um personagem antigo da Marvel. O pensamento de que "até ele tem uma história pra ele, e o Logan não" é o que causou repulsa.
E amar porque é uma história bem escrita, engraçada, repleta de referências à todo o Universo Marvel (sem se esquecer nem do Howard, o Pato, que não é esse) e que, ainda por cima, justifica de forma fofa a existência de um personagem que todos já viram mas ninguém nunca entendeu.

Para surpresa de milhares de pessoas que leem essa HQ, o personagem referido que é o protagonista de tal história é....o Doop!


Doop? Quem é Doop? Esse cara com a cabeça de metal?
Não, Doop é essa meleca verde, dormindo cercado por pizzas, bebidas, revistas e tranqueiras em geral!
Embora a história seja sobre Doop e o pouco que os roteiristas ousam revelar sobre sua espécie, poderes, personalidade ou até mesmo seu gênero sexual...é a história desta edição em que o Logan mais tem destaque, aparecendo o tempo todo para tentar convencer Doop a trabalhar em sua escola (isso, claro, antes da fundação da Academia Jean Grey para Estudos Avançados).

Mesmo essa tendo sido a história que me motivou a escrever este texto em revolta e análise da Wolverine 105, o que se há a reclamar dela é basicamente o fato de colaborar para um revista Wolverine com ausência quase total do personagem titulo. Fora isso, o humor e o contexto "de gibi infanto/juvenil" fazem com que esta história só não seja e melhor da revista devido ao fato de a arte ser de Michael Alreed e não de Chris Bachalo ou Nick Bradshaw.

 Mas que o Doop é foda pra caralho, ah ele é. 



E, finalmente, chegamos á última história da revista, também como uma das mais decepcionantes : Daken - Wolverine Sombrio.
Como já foi mostrado (e explorado até no cinema), Wolverine e o Japão tem uma ligação muito forte. Uma dessas ligações é Daken, filho que Logan teve com Itsu, uma japonesa que conheceu na terra do Oriente.
Ligado á vários outros elementos da Mitologia Wolverine, Daken ganhou sua própria história nas revistas de seu pai, tendo um capítulo de sua saga sendo publicado em cada edição.
Isso incluindo sua luta contra Romulus, seu domínio sobre Madripoor, sua rivalidade com Tigre, seu romance com o artista de cinema Marcus Roston e também com a agente do FBI Donna Kiel....e muito mais.


Entre todas as histórias de Daken, com certeza as do envolvimento com o Agito (tipo de droga que o alucinava e anulava seu fator de cura) foram as que geraram o caminho mais decisivo na existência do personagem - O surgimento de uma doença que com certeza resultaria em sua morte!!
Com o passar do tempo, a doença foi se intensificando..levando Daken Akihiro a tomar uma decisão desesperada porém empolgante para os leitores:
Se Daken morre, ele leva todos os super-heróis junto com ele.
E é assim que chegamos á "Final de Semana Perdido", última história desta edição de Wolverine e também última história de todas as histórias já escritas de Daken, o Wolverine Sombrio.
Essa é, em tese, a única história da qual não podemos reclamar pela ausência do personagem título da revista...já que Daken é um personagem totalmente relacionado a seu pai, seja pelo parentesco, pelos poderes e até pelos personagens que cruzam em seu caminho.


 Porém, a conclusão de Daken (provavelmente o motivo desta revista ter 148 páginas) não agrada!! Mesmo sendo a única história de toda a revista corretamente relacionada ao Logan, não consegue se igualar nem um pouco ás edições anteriores de Daken, que gerou vários fãs e haters pelos arredores da Marvel...e morre (sim, Daken MORRE) sem conseguir nenhum final digno.
 O que compensa nessa história é a bela arte de Matteo Buffagni, Paco Diaz, Andrea Mutti e Riley Rossmo, as aparições de personagens famosos da Marvel e, é claro, a personalidade perspicaz e audaciosa de Daken, que se mantém desde sua primeira aparição.
  Já outro elemento de tal história que a torna insatisfatória é o fato de ser a história conclusiva de Daken (filho mais famoso de Wolverine), e nem mesmo Wolverine ou Daken terem destaque nela.

A conclusão a que chegamos é de que Wolverine é um título esgotado.
Parece que depois de ter lutado em todas as guerras reais e fictícias possíveis, ter se regenerado após ser exposto a bombas nucleares, aprender dezoito idiomas, visitar uma infinidade de países e planetas, participar de todas as equipes da Marvel e namorar vários personagens (incluindo o Hércules)...acabaram-se as ideias que poderiam utilizar no velho carcaju.
 E quando um personagem não tem mais pra onde ir e gera dinheiro, a solução é apelar para o Universo em sua volta...seus amigos e inimigos que o público conhece ou não.
 Tudo pra manter a revista Wolverine no ar, mesmo que o título mais adequado agora seja "A Turma do Wolverine".

Em suma, Wolverine 105 não é uma revista ruim. Suas histórias são engraçadas, divertidas, bem-desenhadas e com ação e drama na medida certa. O que decepciona é apenas o final decepcionante para Daken e ausência de Logan...
Em algum lugar, no mundo dos quadrinhos, a Turma de Wolverine luta contra os vilões e tenta salvar a revista da saturação...enquanto o dono do gibi está barbudo, vivendo em uma caverna...esperando pelo momento em que a Marvel decidir matá-lo pra sempre!

2 comentários:

  1. Concordo... Daken merecia um final mais digno, do que esse final frustrante e "ridículo"... e enquanto ao quadrinho que deveria ser do Wolverine, a unica história que vale a pena é a do Doop -_-...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daken certamente merecia uma história mais bacana para seu "grand finale". Pode ser que ele volte, mas não temos notícias disso ainda.
      Quanto ao quadrinho, gostei de todas as histórias, embora boa parte delas tenha sido desnecessária.
      Mas que o Doop vale a pena, vale sim.
      Obrigado =D

      Excluir