quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Top V - Enrolações Fictícias

Todos sabem o que são enrolações.
É algo realmente muito chato.
É aquilo que está sempre em desenvolvimento, nunca chegando a lugar nenhum, ás vezes até repetindo certos elementos do desenvolvimento. Isso ocorre em inúmero aspectos, desde a vida real até a ficção. E é sobre isso que o Top V de hoje é.
Os cinco maiores tipos de enrolações no mundo da ficção, incluindo filmes, seriados, livros e até histórias em quadrinhos.
Ps: Lista baseada na opinião do autor.

                                                            05 - Quadrinhos Marvel

Sim, sou um grande fã da Marvel e praticamente um fã-boy do Wolverine. De modo que fica até estranho que eu aponte defeitos em qualquer aspecto dessa fabulosa produtora de HQs.
A verdade é que muitas vezes as graphic novels, os arcos e até as histórias regulares dos quadrinhos Marvel gastam inúmeras edições (ás vezes até mais de doze) com pura enrolação, frisando coisas desnecessárias e acrescentando elementos sem função ou contribuição para o enredo (assim foi em boa parte de "A Vingança de Wolverine"). O que salva é que os roteiristas da Marvel , em sua grande maioria, são ótimos escritores, de modo que se há enrolação, é programada pra preencher o número de revistas previstas pra história, e os roteiristas acabam sempre dando um ótimo final ao roteiro, e assim a conclusão perfeita acaba justificando todo o tempo que o leitor gastou com pura enrolação.
PS: O fato de DC Comics não ter sido mencionada não significa que eu prefira DC a Marvel, apenas que o pequeno contato que tive com DC foi em poucas edições de "Batman" que li há tempos e também por desenhos e filmes. Assim sendo, não pude checar se também há enrolação nas HQs da DC. Sou um leitor e crítico da Marvel, para mim a DC Comics está em segundo plano.

                                                                       04 - Lost

Aqui poderia ser incluso, ao invés de apenas Lost, seriados de televisão em geral. Mas isso seria injusto, levando em conta que a maioria dos seriados são diretos, com história bem escrita e bem equilibrada. Ou seja, seriados como Game of Thrones, Friends, Prison Break e até Two And a Half Men ficam de fora quando o assunto é enrolação. Um dos únicos seriados que realmente merece esse troféu é Lost.
Com seis temporadas e cento e vinte e um episódios oficiais, Lost é um dos melhores seriados produzidos e um dos seriados com maior audiência e aprovação do público de toda a história da televisão. Por ser um seriado de enredo extenso com elementos complexos e centenas de personagens diferentes (os personagens presentes na imagem acima não compõe nem metade de todos os personagens), é justificável que a história se enrole em alguns pontos desde que o final compense o tempo levado pela enrolação. Mas quem conhece o seriado sabe que Lost foi totalmente o inverso disso tudo. Conforme o tempo foi passando, milhares de mistérios foram surgindo no seriado, e os roteiristas começaram a enrolar o seriado substituindo um mistério por outro, de modo que quando os mistérios fossem revelados, os telespectadores ficariam chocados. O final chegou e realmente os espectadores ficaram chocados, mas a razão foi outra : Mais de noventa por cento dos mistérios ficaram sem resposta, e os que foram respondidos obtiveram uma resposta muito ruim...ou seja, a enrolação acabou não compensando.
Ps: Não me levem a mal, Lost é meu seriado favorito, apesar de tudo.

                                                   03 - Percy Jackson e os Olimpianos

Percy Jackson tinha tudo pra ser o novo "Harry Potter"...e o único motivo de não ter alcançado esse status foi o baixo investimento em filmes, de modo que só existe um filme baseado em um dos livros da saga (e, por sinal, um péssimo filme).
A saga de Percy, assim como boa parte de famosas sagas literárias, tem muita enrolação.
Resumindo bem a história da saga: Percy é um garoto de doze anos que se descobre filho de Poseidon e herdeiro de seus poderes majestosos. Junto com seus amigos Grover, um sátiro, e Annabeth, filha de Atena, Percy vive várias aventuras e passa por vários perigos. O principal perigo de toda a saga é Cronos, que foi destronado e despedaçado há milhares de anos atrás e agora planeja um retorno triunfal, agrupando vários capangas para ajudá-lo em sua "vingança".
Durante todos os volumes da saga, eles dizem que o dia do retorno de Cronos está perto, treinam contra isso, preparam suas tropas e nada do tal Cronos aparecer. Ele só aparece no último volume da saga!!
Aí dizem que se é uma saga com um determinado número de livros, a história precisa ser estendida para que  preencha todos os livros e a história de cada uma das obras converse entre si. Isso está errado. Harry Potter é um exemplo de que se há uma saga que conte uma única história principal, não é preciso enrolar em torno dessa história, e sim criar outras sub-histórias paralelas que divirtam o leitor e não o faça perder o foco. Percy Jackson não fez isso, sendo que todos os livros retratam os acontecimentos que indicam o quão próximo está o retorno de Cronos. Ainda assim, a enrolação compensa, pois qualquer tipo de historia fica mais divertida quando uma mitologia é escolhida e seguida de forma tão fiel pelo exímio escritor Rick Riordan.

                                                                 02 - Dragon Ball Z

Todos os animes poderiam ser inclusos aqui neste tópico, mas seria injusto com animes pequenos e que não enrolam, como Another e Mirai Nikki, e outros animes que, mesmo sendo longos, não se utilizam de enrolação, como One Piece e Death Note. Hoje em dia pode até não parecer, mas Dragon Ball Z (com certeza o anime mais famoso e mais adorado em todo o mundo) foi a razão de muitas crianças terem se tornado violentas.
Não, a violência não veio da multidão de figurantes gritando "Satã", das lutas sangrentas e demoras de Goku e todas as fases de Freeza ou da forma agressiva como Vegeta falava e despedaçava seus eletrônicos. A violência derivada de DBZ (modo carinhoso de como os fãs tratam o anime)  vem dos inúmeros episódios com enrolação...Namekusei ia explodir em cinco minutos. Cinco minutos que nunca passavam, e demoravam semanas até que Namekusei "explodisse" ou que o arco se finalizasse.
Como diz o provérbio atual "De uma volta ao mundo, e quando terminar, um dia haverá se passado em Dragon Ball Z".

                                                                01 - Novelas da Globo

Observação: Todo tipo de novela é totalmente repleta de enrolações, as da Globo foram destacadas porque, convenhamos, são elas as que realmente fazem estrondoso sucesso.
Como o empresário (também meu tio) Wagner Guimarães já citou uma vez : Novela deriva de "novelo", ou seja, é definitivamente, uma coisa enrolada. Esse top V foi elaborado de forma que as obras com enrolações mais inconvenientes e piores características ficariam nos primeiros lugares. Se não fosse isso, as novelas poderiam estar bem mais próximas das histórias Marvel nesta lista, tendo em conta que, assim como as HQs, vários capítulos são gastos apenas frisando coisas que já foram mais do que esclarecidas em capítulos passados (dando vida á famosa expressão "bater na mesma tecla"). Um grande exemplo disso foi a recente e popular Avenida Brasil, obra onde foram gastas mais que duas semanas apenas com cenas desnecessárias da personagem Nina (Débora Falabella) maltratando Carminha (Adriana Esteves). E como a obra "novela" já é algo com tantos lados negativos, como propagação de ideias criminosas e de má índole, a característica "enrolação" é algo não aceitável e que muitas vezes torna a novela um elemento impossível de tolerar e assistir.

Enfim, essa foi a opinião do dono deste blog. Concordam com tudo aí? Faltou algo? Houve injustiça na organização? Deixe um comentário sobre enrolações....só que sem enrolar muito.


2 comentários: