quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Um filme da Liga da Justiça não é uma boa ideia.

Entre os cinéfilos (como eu) e os leitores de quadrinhos (como eu) já não é novidade que seremos presenteados com um filme da Liga da Justiça, este que poderá ser dirigido por Ben Affleck (ator de Pearl Harbor e Demolidor). Um filme da Liga da Justiça não seria nem ao menos divertido se não tivesse personagens como Super Homem, Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha e Flash, assim como o filme Justice League of America foi um grande fiasco sem boa parte destes personagens.
Algo que também não é novidade é que a DC Comics vive tentando pegar carona no sucesso da Marvel (uma prova disso foi quando a Marvel lançou o primeiro casamento entre dois personagens gays e a DC anunciou, logo em seguida, que o primeiro Lanterna Verde, Alan Scott, era homossexual). Tanto que, pouco antes da estreia de Vingadores, a Warner anunciou a probabilidade de um filme da Liga, e depois que Vingadores estreou e conseguiu aprovação de noventa por cento da crítica e arrecadou tantos milhões de dólares, a Warner logo confirmou que um filme da Liga da Justiça seria desenvolvido.
Isso logo dá dois deveres aos produtores do filme da Liga.
Primeiro dever: O filme precisa ser bom, os DCnautas já estão cansados de só filme do Batman ser bom e vários filmes ruins surgirem (como Lanterna Verde, Batman & Robin e Mulher-Gato). Lançar um filme que levante tantas expectativas assim e que seja ruim quebraria as pernas da DC e diria "Pronto, DC está proibida de lançar grandes produções a partir de agora."
Segundo dever: Ser, pelo menos, tão bom quanto Vingadores. Já que o filme da Liga é uma mera consequência do sucesso de Vingadores, nada mais justo para os fãs do que ter pelo menos a qualidade igualada com este.
Mas, se pensar bem, não é tão fácil assim fazer um filme desses dar certo e se "dar certo" é uma tarefa semi-impossível, é melhor nem tentar. Os motivos vem a seguir.

Quando se lança um filme "de equipe", sendo de super-heróis (como Vingadores) ou não (como Mercenários), é necessário que todos os personagens se relacionem bem, é necessário que todos os personagens estejam na mesma sintonia para que o filme possa ter um único ritmo, sem ser uma mistura/mudança repentina de gêneros (igual a filmes terríveis como Hancock).
O filme dos Vingadores foi, tecnicamente, anunciado em uma cena pós-créditos do Homem de Ferro. A partir deste momento ficou claro que o protagonista dos Vingadores seria, sem dúvida nenhuma, o Homem de Ferro e, consequentemente, o filme todo, assim como seus personagens, deveriam seguir o ritmo do Homem de Ferro que era um ritmo animado, divertido, com bastante humor.
Após isso vieram os outros filmes dos outros Vingadores, como O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010) Thor (2011) e Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), todos seguindo o padrão divertido, com ação e humor (com exceção do filme do Hulk, que foi o primeiro a ser lançado).
Seguindo o exemplo do primeiro filme do Homem de Ferro, os outros tiveram todos um alívio cômico e muita, muita ação.
Isso deixou um padrão de personagens e personalidades:

 Hulk = Tenso.
Homem de Ferro = Divertido.
Thor = Divertido
Capitão América = Divertido.
E isso tornou os outros Vingadores (Viúva Negra e Gavião Arqueiro) divertidos por consequência, já que foram "brindes" dos filmes do Thor e do Homem de Ferro 2.

Ou seja, a Marvel tinha três opções.
Primeira opção: Lançar o filme dos Vingadores sem o Hulk, por ele estar fora da vibe dos outros personagens.
Segunda opção: Se arriscar e lançar um filme todo divertido com apenas um personagem tecnicamente dramático, fazendo um contraste terrível.
Terceira opção: Lançar o filme totalmente divertido, criando uma nova personalidade para o Hulk apagando quase que totalmente qualquer vestígio que o último filme do Hulk pudesse ter deixado.
A opção escolhida foi a terceira, e mudaram totalmente o Hulk, desde personalidade até ator e feições gráficas (baseadas nas feições do ator Mark Ruffalo). Quem assistiu o filme sabe que a mudança foi necessária e certeira. O contraste de um personagem tenso seria muito ruim para um filme onde tudo é colorido e diversão. A adaptação do Hulk para o "Universo Homem de Ferro" foi ótima e um dos pontos cruciais para que o filme fizesse sentido.

 Agora, uma possível pergunta seja : "Mas o que tudo isso tem a ver com o filme da Liga da Justiça?"
Fácil de explicar.
Quem conhece os heróis da Liga sabe que eles todos tem sua personalidade definida e que não tem nenhuma necessidade de estarem todos na mesma sintonia. Mas isso é nos quadrinhos e nos desenhos animados, onde se tem vinte e quatro episódios por temporada ou até inúmeros meses para se finalizar uma única história. Quando se faz um filme de três horas ou menos é necessário de história que se finalize em um único ritmo (e isso já ficou mais do que claro neste texto).
Então, as opções para a Warner (que está por trás do projeto do filme da Liga) são as mesmas que a Marvel teve na hora de criar um filme dos Vingadores. Ou eles criam um filme com várias sintonias (que tem grandes chances de sair muito ruim), ou eles criam um filme numa sintonia só, seguindo a personalidade do personagem que definirá toda a história e tonalidade do filme.
Mas, seguindo este raciocínio, entramos em uma rua sem saída. Se fizerem um filme com contrastes de sintonias de personagens, há grandes chances de sair péssimo. Se fizerem um filme seguindo a sintonia de um único personagem, corre o risco de sair muito parecido com Vingadores, e isto também é inaceitável.

E entre esperar por um filme que tem tudo pra dar errado e não esperar por filme nenhum, prefiro que não haja nenhum filme da Liga, por enquanto.



 Mas, bem, esta é a minha opinião. E você? O que acha sobre um filme da Liga da Justiça? Aprova ou acha que tem tudo pra dar errado?
Deixe a sua opinião nos comentários. =D

2 comentários: