segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Que Vença o Melhor - Zumbis e Vampiros.

E é com muito orgulho que eu inauguro uma nova categoria aqui no blog, a categoria "Que Vença o Melhor". Nessa categoria, eu vou escolher dois temas, livros, personagens ou qualquer outra cosia relacionada ao mundo da literatura e decidir qual é a melhor por meio de quesitos que serão friamente pesquisados. Hoje, vamos começar tentando descobrir quais são as melhores criaturas: Zumbis ou vampiros.
Mas antes de começar o texto, eu gostaria bastantwe de divulgar o blog/fórum do meu amigo Kaíque Mund of Rockers. Entrem lá, tem bastante informação sobre bandas de rock e tudo o mais.
Então, vamos ao texto.

                                                          Origem do Mito.
Zumbis - Como já citado em um dos textos anteriores, os zumbis tem origem da religião do Vodu, que prometia ressuscitar mortos por meio de feitiços ou poções mágicas. Um dos casos de zumbi mais antigos é o de uma mulher que apareceu em sua aldeia em 1937, sendo que havia falecido e sido enterrada em 1907. Mas os zumbis só se tornaram um caso "popular" mesmo com o filme "White Zombie" de 1932.

Vampiros - Quando os primeiros vampiros surgiram, os zumbis ainda nem pensavam ems er criados. Existem várias evidências e estudos sobre homens pré-históricos (isso mesmo, pouco depois da era dos dinossauros) que acreditavam em demônios "sugadores de sangue". Mas para não humilhar os zumbis tanto assim, é bom ressaltar que os zumbis somente tiveram sucesso no século 18, quando as lendas começaram a surgir no Leste da Europa. E o mais famoso dos livros de vampiros foi escrito em 1987, "Drácula" de Bram Stoker.

Vampiros - 01
Zumbis - 00

Livros sobre as criaturas.

Zumbis - Existem vários bons livros de zumbis como "Guerra Mundial Z", "Pet Sematary", "Orgulho e Preconceito e Zumbis" e "O Guia de Sobrevivência Zumbi". Mas os grandes fãs de literatura acabam caindo na rotina com livros de zumbis. Pelo que se sabe desses mortos-vivos irracionais, é impossível criar um zumbi "do bem" ou que possa ser um "mocinho" de livro. Portanto, grande parte dos livros de zumbi são apenas tutorias ou guias de sobrevivência em uma epidemia ou apocalipse zumbi. E isso enjoa.

Vampiros -  É muito difícil cair na rotina com livros de vampiros. Embora sempre existam os clichês, como "o garoto inocente que virou vampiro e sofre ao ter que sugar sangue das pessoas que ama", repetido em livros como "O Vampiro - Um Conto", de John Polidori, e "Der Vampir" de Heinrich August Ossenfelder. Embora existam livros de vampiros que são reconhecidamente ruins, como os da saga Crepúsculo, livros bons como "Drácula" de Bram Stoker e "Entrevista com o Vampiro" de Anne Rice acabam trazendo de volta a boa reputação dos livros de vampiro.
Vampiros - 02
Zumbis - 00


Séries de TV.

Zumbis - São poucas as séries de zumbis conhecidas pelo grande público ou com grande reconhecimento na mídia. Na verdade, das famosas séries de tv com este tema, as melhores são "The Walking Dead", "Death Valley" (ainda inédita no Brasil) e uma série de humor que promete ser totalmente épica "Zombieland", que vai estrear ainda no segundo semestre de 2012. Todas essas séries passam uma boa imagem dos seres, sem afetar os mitos e as origens dos mitos.

Vampiros - Em quesito de quantidade, é bom considerarmos que existem muito mais seriados sobre vamíros do que seriados sobre zumbis. Mas já dizem os ditados populares, "Quantidade não é qualidade". Se formos examinar os seriados de zumbis, os únicos bons são três "The Vampire Diaries", "True Blood" e "Buffy - Caça-vampiros", sendo que´o único seriado que segue o mito original dos vampiros sem criar novas versões dos vampiros é "Buffy - Caça-vampiros". Ou seja, em quesito "seriado", os zumbis sim são melhores.

Vampiros - 02
Zumbis - 01

Poderes e pontos fracos.

Zumbis - Em quesito de "ataque" os zumbis são bem poderosos, fugindo do padrão criado pelo filme "A Noite dos Mortos Vivos" , podendo correr muito rápido, tendo força descomunal  e desumana, incluindo até agildiade de felinos selvagens ou de demônios muitas vezes demonstrados em filmes. Lembrando sempre que a mais perigosa "arma" dos zumbis é o fato de precisarem de carne humana para realizarem seu desejo e poderem ficar "tranquilos", sendo que também podem se alimentar de carne de outros animais (como no filme "Survival of the Death"). E zumbis só podem morrer se levarem uma forte pancada no cérebro ou se forem decaptados, sendo assim uma morte muito difícil de ser realizada.

Vampiros - As habilidades de ataque dos vampiros são total e grandiosamente mais poderosas do que as dos zumbis.  Enquanto os zumbis são apenas fortes, velozes e transmissores de vírus terroríficos, os vampiros tem tudo isso e ainda possuem e abusam de habilidades sensoriais como "ler mentes" ou "perceber sentimentos e emoções". Mas enquanto sobram poderes, também sobram pontos fracos, o que acaba colocando os vampiros abaixo dos zumbis em "taxa de mortalidade". A luz solar pode matar os vampiros, assim como contato físico com alhos, água benta e estacas de madeiras. Lembrando que até mesmo um simples crucifixo pode atordoar um vampiro. Ou seja, entre vampiros e zumbis, ambos possuem vantagens e desvantagens em um combate. Empate nessa categoria!.

Vampiros - 03
Zumbis - 02


Carinho pelo público.

Zumbis - Os filmes e games de zumbis (como Resident Evil ou Left 4 Dead) fazem bastante sucesso, mas ás vezes acabam chamando atenção do público masculino em sua maioria, já que criar "galãs ou ídolos femininos" se utilizando dos zumbis é uma tarefa meio que impossível. Sete pessoas foram entrevistadas, e apenas três preferem zumbis á vampiros.

Vampiros - Filmes de vampiros costumam fazer bastante sucesso com todos os tipos de públicos. O público masculino é agradado com os monstros e sua ferocidade , e o público feminino é agradado com o charme dessas criaturas. Sete pessoas foram entrevistadas, e quatro preferem vampiros á zumbis.

Placar final.

Vampiros - 04
Zumbis -02

É, por mais que eu idolatre os zumbis, no quesito geral os vampiros são melhores e mais bem vistos pelo público.
Vitória dos vampiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário