sexta-feira, 9 de março de 2012

Os Discípulos de Homer.

Quem nunca assistiu a um bom episódio de Os Simpsons que atire a primeira pedra. É muito raro de se encontrar alguém que não goste de Simpsons, pois, apesar de ser um "desenho animado", ele consegue ser bastante engraçado e atingir a todos os públicos.
The Simpson é uma série animada sobre uma família típica americana, com personagens que realmente possam existir nos Estados Unidos. Só que o que torna essa série diferenciada de outras séries animadas (como Tom e Jerry, Scooby Doo, Pica Pau e Popeye) é que ela consegue ser politicamente incorreta de um modo engraçado e polêmico ao mesmo tempo, já que a série sempre engloba temas universais, como racismo, países, uso de drogas e gravidez na adolescência. Só que eles fazem tudo isso de um modo muito ingênuo, e isso torna a série tão engraçada e cativante.
Mas não é sobre isso que o texto falará, mas sim sobre algo relativo. Simpson é tão bom, mas tão bom, que seu sucesso inspirou outras redes ( e até mesmo as mesmas redes) a criarem outras animações para "adultos", seguindo esse formato. E esse texto será apenas uma pequena propaganda e crítica sobre cada um desses desenhos adultos.

                                                                 South Park

South Park é uma série que foi criada entre 1992 e 1995. Talvez seja até errôneo afirmar que South Park deriva de Simpsons, pois a única coisa que tem em comum é que são animações de humor. South Park se difere de Os Simpsons em animação, dublagem de qualidade e qualidade das piadas. Embora South Park arrance algumas risadas com seu humor forçado, satírico e muitas vezes negro, no resto do tempo ele só te faz pensar o quanto os outros desenhos são bons e o quanto esse desenho é apelativo. A fórmula de humor de South Park é a mesma forma de humor chula do programa Pânico na TV e o site Eletric Retard, um humor forçado e sem graça. Nada contra o humor negro, apenas que tudo em excesso é ruim (por isso que as maratonas de Simpson tem pouca audiência).


                                                           Family Guy (Uma Família da Pesada)

Parece que Seth Macfarlane observou o sucesso que Os Simpsons fazia, e também observou o sucesso que South Park também fazia, então em 1999 criou Family Guy (ou Uma Família da Pesada, como é chamada no Brasil). Macfarlane (o criador da série) uniu o formato da animação, de personagens e de histórias de Os Simpsons e o humor ácido de South Park e assim criou Family Guy, a considerada melhor série animada de todos os tempos. Uma das grandes sacadas desse seriado são as piadas com famosos, doenças e raças (originadas de South Park) e as pitadas de humor ingênuo e familiar (originado de Os Simpsons). Mas uma das idéias copiadas de Simpsons que deu errado nesse seriado foi o fato de tentar tornar o "pai burro" o personagem principal da série, pois é bem notável que o público prefere Stewie, o bebê psicopata da família Griffin.


Futurama

Ainda em 1999 os "homens" da Fox perceberam que esse negócio de fazer desenho animado de humor dava certo, e achou melhor fazer algum com um público alvo específico. E assim surgiu Futurama, um dos primeiros seriados dedicado aos nerds. O programa é dos mesmos criadores de Simpsons, então a qualidade das piadas não muda, apenas o tema geral das piadas é que mudou, se centrando na maioria das vezes em ciência e ícones da cultura sci-fi (conhecida também como cultura pop ou cultura nerd). Por esse exato motivo que a série foi cancelada algumas vezes, somente porque era dedicada aos nerds e não ao públuico geral como Family Guy e Simpsons. Mesmo assim, o humor da série ainda é fabuloso, e os episódiso só melhoram a cada nova temporada. E uma das grandes sacadas da série é que já que o seriado se passa no futuro, várias teorias sobre os ícones do passado (que para nós seriam o presente) são formadas, criando futuros alternativos divertidos na mente dos espectadores.

American Dad

A série American Dad, lançada em 2005, tem o mesmo formato de Family Guy e The Simpsons. Mas isso não garante qualidade. O seriado é um lixo. As piadas são iguais as de Os Simpsons, mas um seriado de humor precisa de muito mais além do que apenas piadas boas, precisa também se histórias boas (coisa que American Dad não possui, pois mesmo com temas interessantes como alienígenas e FBI, os episódios ficam cada vez mais entediantes) e também precisa de bons personagens (o que a série definitivamente não tem, e os roteiristas parecem saber disso, pois os personagens mudam de personalidade a cada episódio, e isso não é legal ou engraçado como vocês devem imaginar). De todos os seriados derivados de Os Simpsons, American Dad deve ser o que deixa Homer menos orgulhoso.


The Cleveland Show

Cleveland Brown, o personagem principal desse seriado de 2009, era originalmente um personagem secundário de Family Guy, que mesmo aparecendo em quase todos os episódios tinha pouca importância no seriado. Então, brincando com o quase anonimato desse personagem, os criadores da série criaram um seriado apenas para Cleveland, chamado The Cleveland Show. O humor, a história e a criação dos personagens é estremamente parecida com Family Guy, e isso deixa o seriado muito bom, pouco original, mas mesmo assim com uma qualidade incrível. Em geral o seriado pode ser apontado apenas como uma versão negra de Family Guy, e isso não deixa de ser divertido.

Resumindo tudo isso, The Simpson apenas criou um novo modo de criar seriados de sucesso, e se tornou uma grande referência popular, gerando todos esses "discípulos animados" que citei acima. E é certo declarar que todos esses seriados citados, devem ao seriado The Simpsons (principalmente ao Homer) um muito obrigado.
Homer deve estar orgulhoso por ter originado tantos seriados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário