terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Humor - O Mundo Gira em Torno Dele.

Esse texto não tem como objetivo expressar opiniões e falar sobre os tão recentemente comentados limites no humor. Não tem como objetivo dizer se o caso Rafinha Bastos merece ou não toda a repercussão que está tomando. E não tem como objetivo nenhum falar mal dos comediantes que se utilizam do humor negro já que, em minha opinião, o humor negro e sarcástico é o melhor tipo de humor.
O único real objetivo desse texto é provar que nos dias de hoje, a coisa mais importante, a coisa que mais lucra e que mais faz sucesso social e publicamente é o humor. O ato de ser engraçado é um dom que hoje muitos tem, e não tem vergonha ou medo de o mostrar. Diferente de outros dons, o dom de ser engraçado não é o só um dom que você tem ou não tem, é um dom que você precisa ter para que se torne socialmente aceitável. Já que as pessoas são bombardeadas com humor na televisão, nas redes socias, nos blogs, nos vídeos do Youtube, no teatro e até nas músicas, o clima da realidade fica estranho se não for bombardeado pelo humor também.
E para provar tudo isso e realizar o objetivo desse texto, explicarei cada um dos tópicos, desde o humor na música até o dos teatros.

Humor na Música

Muitas bandas de vários gêneros ( na maioria das vezes o Rock'N Roll e o rock alternativo) se utilizam do humor em suas lestras para que consigam chamar atenção, e depois do sucesso conseguido devido ás letras "engraçadas" finalmente mostrar suas letras sérias e começar o verdadeiro som para o qual se prepararam. Algumas das bandas de humor mais famosas são a banda de heavy metal Tenacious D (que tem como um de seus integrantes o famoso ator Jack Black), a famosa banda brasileira Mamonas Assassinas que, infelizmente, não existe mais devido a um acidente aéreo que matou todos os cinco integrantes da banda,e a famosa banda Ultraje a Rigor, que tem como vocalista e guitarrista o famoso Roger Moreira.
O fato do humor ser importante na música é fácil de se achar em relação a essas três bandas. Tenacious D fez tanto sucesso com suas letras engraçadas que em 2006 ganhou um longa-metragem de comédia baseado na origem da banda chamado "Tenacious D in: The Pick of Destiny" e uma série de tv em 2002.
Já a banda Ultraje a Rigor, banda criadora de letras como "Nada Declarar", Filha da Puta", "Pelado" e "Marylou" , é uma banda de rock nacional muito famosa e aclamada, fazendo parte da era de ouro do rock brasileiro, tanto que em 1985 trouxe o primeiro disco de platina e diamante para o rock nacional, e em 2008 seu álbum "Nós Vamos Invadir a sua Praia", que contém apenas músicas com "letras engraçadas" foi eleito o melhor álbum da história do rock brasileiro.
E não devemos nos esquecer de mencionar Mamonas Assassinas, foto acima, que, como já dito anteriormente, acabou devido á morte de todos os integrantes em um acidente de avião. Mesmo depois de tantos anos da morte dos integrantes e do consequente fim da banda, Mamonas Assassinas ainda é considerada uma das maiores bandas da história da música brasileira, com seus famosos hits "Robocop Gay", "Uma Arlinda Mulher" e "Não Peide Aqui, Baby".


Humor na Internet
Já se foi o tempo em que a internet era usada apenas para se informar e fazer as crianças se distrairem com os meros joguinhos online.
Há bastante tempo, inúmeros blogs e sites foram sendo criados com inúmeros temas diferentes. E além dos sites, foram criadas as redes sociais, com o intuito de fazer com que os indíviduos viciados em internet passassem boa parte do tempo tentando fazer amizades virtuais. E assim como o "ser engraçado" é necessário na vida social real, a vida social virtual não deveria ser diferente.
Além de inúmeros blogs e sites humorísticos que se utilizam dos memes como o Ah!Negão, Não Intendo, Capinaremos, Dr Pepper e Will Tirando, o humor é um dos protagonistas nas redes sociais.
Mais de metade das comunidades do Orkut são de conteúdo humorístico, e são muitos os usuários do Facebook que se utilizam de sua conta para contarem piadas e fazerem comentários cômicos sobre as atualidades, assim como grande parte das páginas do Facebook são de conteúdo humorístico como Humor no Face, Trollei Minha Vó e Rachei. E não podemos nos esquecer do tão comentado Twitter, que, atualmente, parece estar sendo usado apenas para divulgar o trabalho de humoristas que soltam, em apenas 140 caracteres, suas piadas prontas e curtas.

Humor no Youtube

Sim, já escrevi sobre humor na internet. Sim, sei que o Youtube é apenas mais uma rede social.
Só que o texto sobre "humor na internet" ficaria muito longo se eu incluisse o Youtube. Então aqui está um texto apenas sobre o humor no Youtube.
É certo dizer que mais ou menos 80% dos vídeos encontrados no Youtube possuem conteúdo humorístico. Boa parte desses vídeos são os vídeos de pessoas se machucando, levando tombos, tropeçando, levando sustos. ou seja, todos esses atos que provocam o riso da desgraça alheia. E o resto dos "vídeos engraçados" são os tão famosos vlogs, onde uma ou mais pessoas faz um blog em vídeo, sobre um ou vários temas.
Os vlogs mais famosos no Brasil são o "Não Faz Sentido", o "Mas Poxa Vida" e o "Vagazoide", e todos esses três consistem em pessoas expressando sua opinião sobre temas atuais, como conjuntos musicais, sucessos adolescentes e assuntos do cotidiano. Assim comoo Twitter, o Youtube vem colaborando muito com a divulgação do trabalho de vários humoristas, como o tão famoso Rafinha Bastos.


Humor na Televisão

Não há como negar que a televisão sempre foi o maior e melhor de divulgação da comédia. Muito antes do novo humor surgir, feras da comédia nacional como Ronald Golias, Jô Soares e Chico Anysio já enfeitava a telinha e arrancavam gargalhadas do público. Mas hoje, mais do que nunca, o humor está em alta.
Não há um único programa da TV aberta (exceto os jornalísticos) que não tenha uma única parte com conteúdo humorístico, ou que não tente chamar a atenção com "cenas engraçadas".
O número de programas humorísticos só cresce, como  Agora é Tarde, CQC, Pânico na TV, Tapas e Beijos, Zorra Total, A Praça é Nossa, Legendários, Show do Tom e etc.
E até programas que não tem a "comédia" como tema abusam de cenas cômicas para chamar a atenção, destaque para "Mais Você", "Programa Sílvio Santos" e "Bem Estar".
É necessário o humor para chamar a atenção na televisão.



Humor no Teatro

Antigamente, "humor no teatro" fazia com que as pessoas se lembrassem de peças de teatro de comédia e de seus ícones como Ronald Golias, Jô Soares entre outros. Mas "humor no teatro" deixou de ser considerado há algum tempo, pois o teatro resolveu abrir espaço para os comediantes stand up, que são os comediantes que fazem humor sem o uso de um personagem, utilizando textos escritos por ele mesmo, textos que na maioria das vezes retratam a realidade e o cotidiano. Não só no teatro, o stand up ganhou bastante espaço e divulgação na televisão, o que fez ainda mais pessoas irem aos teatros para assistirem comediantes como Bruno Motta, Rafinha Bastos, Fábio Porchat, Danilo Gentilli e Murilo Couto. Especialmente Rafinha Bastos e Danilo Gentilli foram quem começaram com o humor mais ácido e ofensivo, que conquistou muitos fãs e inimigos. Existem muitos grupos de humor especializados em apresentações nos teatros, como Comédia em Pé, Comédia ao Vivo, ImproRiso e 3Tosterona. Atualmente, os teatros dedicam grande parte de seus horário para apresentaçãoes de comediantes stand up, pois isso é o que o público quer.
O público quer rir.

É isso. Em uma roda de amigos, qual é o mais legal, o que todos gostam, o que mais chama a atenção? O engraçado.
Em uma novela, filme ou seriado, qual é o personagem favorito pelo público? O engraçado.
Qual é o programa de televisão com maior audiência? Com certeza é o programa de comédia.
O público quer o "engraçado". Agora, o difícil é estabelecer o que é engraçado e o que não é. O humor sempre evoluiu, e está parado há muito tempo. A comédia precisa evoluir, e nem pensar em retroceder. Porque os insultos não são mais tão engraçados como no começo do stand up, assim como a tão famosa "torta na cara" perdeu a graça há tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário