sábado, 26 de julho de 2014

Se Guardiões da Galáxia fizer sucesso...

 Se aproxima a estreia de Guardiões da Galáxia, novo filme da Marvel Studios, baseado em um grupo de heróis existente nas histórias em quadrinhos. Ou quase.
 Desconhecidos do grande público e pouco conhecidos pelo pequeno público, Guardiões da Galáxia (que promete reunir ficção científica e comédia, e acrescentar trama intergalática ao Universo Cinemático Marvel) é um completo tiro no escuro.
 Se o filme fracassar em crítica e bilheteria, então a Marvel irá chorar pelos trilhões de dólares gastos na produção do longa.
 Agora, se for um sucesso....muita coisa vai acontecer e diversas áreas da cultura e do consumo popular irão ser afetadas.
 Querem exemplos?

domingo, 13 de julho de 2014

Sete coisas legais da Alemanha e Uma do Brasil.


 Sim, esse texto é por causa da derrota vergonhosa que a Seleção Brasileira sofreu da Seleção Alemã, perdendo de 7  a 1!
 Aproveitando que hoje, dia 13 de julho de 2014, é o dia em que teremos a final do Mundial de Futebol já que é proibido falar Copa, este vai ser o primeiro e último texto que terá alguma relação com os acontecimentos deste grande evento.
 Após a vitória massacradora da Alemanha, inúmeras piadas com Hitler e os episódios da Alemanha Nazista bombaram nas mídias sociais e em tudo quanto é página humorística do Facebook. O que nos faz pensar que toda a herança cultural popular que a Alemanha tem para nos dar é relacionada a Segunda Guerra Mundial.
 E não! Não é!
 Para desmistificar a Alemanha como "país só de guerra e palavras difíceis", lá vão sete (pelos gols) indicações de filmes, autores, bandas e outras coisas legais que se encontram na Alemanha...tá, e uma do Brasil pro nosso país não se envergonhar. De novo.


quarta-feira, 9 de julho de 2014

Deus se Escreve com D Maiúsculo.

Ilustração por Mateus Queiroz

 Edgar se sentia leve. Leve de tudo.
  Seus ombros mais leves, pois absolvera o peso dos inúmeros pecados que cometera no passado. A consciência mais leve pois agora dedicava sua vida a algo que acreditava possuir mais valor. E, sem arrependimentos, sentia seu bolso mais leve, e agora olhava diretamente para o motivo disto.
 Em frente ao sofá em que estava sentado, sua antiga televisão. Mas conectada a ela, o plano de TV por assinatura pelo qual havia se comprometido a pagar R$200,00 mensais: A Rede Benção, rede particular da igreja que começara a frequentar, em que 157 emissoras do pacote possuíam programação inteiramente de conteúdo religioso.
 Vazio de pecado, culpa ou dinheiro, Edgar se sentia cheio, como ouvira no culto, do Espírito Santo.
 Aquele também era um dia especial. Não por estar vivo em um mais um dia de sua recente salvação (como qualquer outro), mas por uma espécie de valor novo que resolvera aplicar em si: Aquele seria o primeiro dia em que Edgar não falaria mais palavrões.
 São palavras ofensivas. Feias. Pesadas. Desnecessárias. Até mesmo sem motivo, qualquer um daqueles dizeres poderia magoar, afastar e ofender brutalmente pessoas inocentes. Ao lembrar de como falava aquelas palavras...colocava a mão no peito e olhava para a cruz que possuía na parede de sua sala e agradecia pela nova vida que adotara, seu novo "eu" espiritual enojava seu passado pecador.
 Palavrões...como ele podia falar coisas assim?
 Apanhou o controle remoto e ligou a TV em um canal aleatório.
 Deu de cara com um pastor. Ao seu lado, três homens altos e fortes, de terno e, por algum motivo, imobilizando um homem, deitado no chão. O homem se debatia, esperneava, gritava e babava como um retardado mental.
 - Esse homem - gritava o pastor - está possuído! Com o espírito de Satanás em seu corpo, em sua alma e em seu coração!! ESSE HOMEM - agora o pastor berrava - É UM HOMOSSEXUAL! Esse homem vai contra as leis das escrituras ao dar e receber prazer de alguém do mesmo sexo!! E vai arder. ARDER - estranhamente, agora o pastor ria. - NO FOGO DO INFERNO QUANDO O DIA DO JUÍZO FINAL CHEGAR.
 Tudo aquilo era muito. Os gritos do pastor, do "endemoniado" e da multidão, que parecia estranhamente entusiasmada, assustava Edgar. Ele então, mudou de canal.
 ~click~
Viu então outro pastor, de pé, com uma estatueta de um santo do seu lado. O pastor discursava, enquanto chutava a imagem.
 - Isso aqui não é Deus coisa nenhuma. Isso aqui é uma aberração! Será que Deus pode ser comparado a um boneco assim? Feio! Horrível! Desgraçado! Isso só merece o desprezo.
 Edgar, ainda mais assustado, mudou novamente de canal.
  ~click~
 - Alguém acabou de doar o cartão de crédito aqui pra igreja, mas...cadê a senha? Sem senha não há doação, amigo fiel. Depois você pede milagre e não consegue, e vai achar que Deus é ruim
 click
  - União homossexual não é normal e nem permitida. Eles não deveriam ter filhos. Doentes não deveriam criar crianças. Não deveriam dar continuidade a nossa raça.
 ~click~
  - A AIDS é o câncer gay!
 ~click~
  - Africanos são descendentes de filho que Noé amaldiçoou. Fato da Bíblia. Africanos são amaldiçoados, e ninguém pode cancelar essa condição irrevogável.
 ~click~ ~OFF~
 Edgar desligou a TV. Estava aterrorizado.
 Como? Pessoas tão elevadas espiritualmente...como podiam? Absurdos...como podiam falar coisas assim?
 Respirou fundo e ligou a TV de novo.
 ~click~ ~ON~
  - O gene africano é amaldiçoado, espiritualmente falando. Mas não falo apenas pelos negros. Nós, pessoas brancas, também possuímos o gene africano. E é por isso que todos temos pecados na vida. E quem pecar sem arrependimento, vai arder e merece nossa pena.
 ~click~ ~OFF~
  Desligou a TV de novo. Pôs as mãos no rosto, olhou pra TV, para a cruz da parede...pensou no passado, no presente e em todos os absurdos religiosos que escutara.
 Respirou fundo, e gritou, em lágrimas:
 - Caralho!

domingo, 6 de julho de 2014

Influenciados pela Bela Adormecida.


 Em Bela Adormecida, de 1959, foi-nos apresentada Aurora, a terceira princesa oficial da linha de princesas Disney, tendo como antecessoras apenas as clássicas Branca de Neve e Cinderela, sendo também a primeira princesa cujo título do filme não é seu nome próprio. 
 Em todas as linhas de bonecas, toalhas, desenhos e derivados, Aurora é sempre a de menor destaque.  Talvez seja porque seu maior feito conhecido seja dormir por bastante tempo, ou porque as crianças não consigam associá-la com uma única cor, já que seu vestido é ora azul e ora rosa (devido a uma piada do próprio filme sobre as fadas Flora e Primavera trocarem as cores de seu vestido frequentemente).
 Portanto, popular com as crianças ou não, Bela Adormecida reúne o que há de mais clássico em todos os contos de fada Disney e criou vários conceitos utilizados ainda em próximos filmes da Disney.
 Dentro da própria Disney, dentro do núcleo de princesas e dentro do núcleo de filmes de contos de fada, Aurora consegui se mostrar em referências fortes...mesmo dormindo. 

terça-feira, 1 de julho de 2014

Os problemas de Pompeia.



 Entre os filmes ruins que existem em todo o mundo, são poucos os que rendem vários tópicos apenas sobre seus defeitos.
 E um desses poucos com certeza é Pompeia, filme de 2014 dirigido por Paul W.S. Anderson, que aparenta ser o último suspiro da onda de filmes de catástrofe que se iniciou com o apocalíptico 2012.
 É quase consenso entre todas as pessoas do mundo que Pompeia é um péssimo filme (apenas não procure a opinião de Marcelo Hessel sobre o longa, pois esse cara ás vezes se equivoca feio).
 Entenda, passo por passo, quais são os GRANDES problemas que fazem com que Pompeia seja tão ruim a ponto de merecer que um vulcão a destrua.