sábado, 3 de maio de 2014

O Incrível Homem-Aranha 2: A Ameaça de Síndrome


 Ontem, dia 1 de maio de 2014, houve a estreia de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, segundo filme do reboot da franquia de filmes do cabeça de teia dirigida por Marc Webb (nosso antigo conhecido de 500 Dias com Ela).
 O que se pode dizer do filme é o mesmo que podemos dizer de seu antecessor. Bastante fidelidade aos quadrinhos (salvo certas adaptações necessárias para que não ficasse ridículo em cena), comédia e ação nos níveis certos e ótimos efeitos especiais...porém o roteiro falha em certos pontos ao não proporcionar uma motivação convincente para os acontecimentos e muita correria para resolver certas questões.
 P.S.: Desta vez, vou tentar passar a menor quantidade de spoilers possível.

 Mas se o filme falha no roteiro, a culpa não é apenas de seus três roteiristas Alex Kurtzman, Roberto Orci e Jeff Pinkner (Ou cinco, se somarmos Stan Lee e Steve Ditko), e sim também de Brad Bird, roteirista de alguns filmes infantis.
 Por que Brad Bird? Pois bem. Além de dirigir e roteirizar Ratatouille, Gigante de Aço e Protocolo Fantasma, Bird também é o criador do famoso filme Os Incríveis, único longa-metragem da Disney/Pixar sobre super-herois
 "Okay, mas qual é a relação?"
 Faça uma sessão dupla. Primeiro, assista Os Incríveis, animação de 2004. Logo depois, assista este novo filme do Homem-Aranha, lançado exatos dez anos depois. E com um pouco de tempo, você vai começar a pensar em como os dois filmes são bizarramente parecidos!

Primeira semelhança é que, nas HQs, tanto Os Incríveis quanto o Homem Aranha já enfrentaram o Quarteto Fantástico...ZOERA!!