domingo, 22 de dezembro de 2013

Dez Respostas - O Grinch

O Natal se aproxima e, como de costume, o Literatura do Guimarães se adéqua a época e um texto temático surge. Quando o blog era mais informativo, o texto de Natal era uma biografia do Papai Noel. No ano passado, quando eu tava mais filosófico saiu todo um artigo sobre pessoas que odeiam o Natal.
 Como nesse ano eu (e o blog, por consequência) estão MUITO mais cinéfilos e nostálgicos, nada mais justo que falar de um dos personagens do Natal que eu mais gosto (e do meu filme natalino favorito): O Grinch.
 Se você o conhece -é quase certeza que conhece- com certeza é por causa do filme de 2000, dirigido por Ron Howard (diretor que adora adaptar livros do Dan Brown para o cinema) e estrelado pelo nosso tão adorado Jim Carrey.
 No filme de 2000, conhecemos o Grinch; Uma criatura verde e peluda que detesta o Natal, diferente de todo o resto da cidade em que mora...com exceção da pequenina Cindy Lou Quem, que mesmo gostando do Natal não consegue entender seu real significado. Com um roteiro imaginativo, divertido e incrementado pelas expressões faciais de Jim Carrey, os dois personagens preenchem, uns nos outros, o que faltam em seu coração.
 Sem mais informações e curiosidades aqui, começa uma pequena sessão com dez respostas e curiosidades sobre este filme e também toda obra relacionada a este icônico personagem natalino.


sábado, 7 de dezembro de 2013

Por que ninguém se importa com a Mulher-Maravilha?


Hoje em dia, o cinema está dominado.
 Quem antes dominava esse cenário tão amplo agora aparece de vez em quando. Tarantino lança um filme há cada dois anos, J.J. Abrams assume duas franquias que (mesmo quebrando recordes de bilheteria) não caem na boca do povo e Steven Spielberg está dormindo há tanto tempo que é quase impossível dizer que ainda é um dos melhores cineastas conhecidos.
 O cinema agora é deles - Os super-heróis. Seres extremamente poderosos que usam capas, ceroulas, armaduras, artefatos mágicos ou apenas sua grande vontade de combater o crime ou, muitas vezes, de obter vingança.