domingo, 22 de setembro de 2013

Quadrinhos - Chico Bento Moço Nº 1

Quando foi anunciado que a nossa amada e conhecida Turma da Mônica passaria pela singela mudança de que finalmente deixariam de ter seis anos para virarem adolescentes (ou jovens), toda a população do Brasil simplesmente vibrou.
Os mais leigos no assunto alegavam que seria fofo ver os personagens que os ensinaram a ler vivendo novas situações que não enfrentaram antes devido a sua pouca idade.
Os mais rebuscados em linguagem (como eu) alegavam que a Turma da Mônica Jovem seria uma ótima ideia por alguns fatores:

- As crianças que liam Turma da Mônica quando tinham seis anos, agora tem dezesseis anos e vão voltar a acompanhar a vida dos personagens que deixaram de acompanhar (possivelmente) por terem "crescido".
- Mauricio de Sousa é um gênio que pode criar histórias sobre qualquer tipo de tema. Porém, o fato da Turma da Mônica ser criança o limitava. Agora, a turma jovem abriria um grande leque de assuntos não tratados como drogas, sexo etc. 
- Ninguém pode negar o quão interessante é a ideia de vermos nossos ícones de infância crescidos e fazendo referências a animes e mangás. Além de estarem em um novo estilo de quadrinho.
- E por ultimo, mas não menos importante, a infinidade de personagens principais (Cebolinha, Cascão Magali etc) e secundários (Titi, Jeremias, Franjinha) na Turma impediria a temida falta de assunto pra ser abordado e também causaria a grande diversidade de material que o público poderia ter em mãos.

Mas se, por um lado, Turma da Mônica Jovem obteve tanto incentivo dos fãs Chico Bento Moço ( a versão crescida da turma da roça, também do Mauricio de Sousa) foi uma ideia muito rejeitada pelos fãs quando anunciada.


Muita gente reclamou que Mauricio de Sousa e sua equipe estavam querendo encher seus bolsos de dinheiro. Eles com certeza estão. Mas não é apenas isso. 
 Chico Bento Moço claramente não é apenas uma repetição do que fizeram com  Turma da Mônica Jovem. Claro que o conceito de "eles cresceram" é  o mesmo (até vemos uma referência a esta frase na capa acima), mas o conteúdo por trás (ou por dentro) deste conceito se altera bastante. 
 Pra começar, há um motivo para que o nome seja Chico Bento Moço e não Chico Bento Jovem. O tipo de realidade que será tratada em Chico Bento Moço será uma realidade totalmente diferente da de TMJ.
 Enquanto Cebolinha (o principal personagem masculino de TMJ) tem 15/16 anos e se preocupa em como conquistar a Mônica, Chico tem dezoito anos de idade e seu maior problema é enfrentar a vida na cidade e encarar a faculdade de agronomia. Um assunto tao diferente das referências a animes de TMJ que não poderia ter um nome como "Chico Bento Jovem". Este título faria parecer com que fosse tudo farinha do mesmo saco. E não é. 
 Chico Bento não é jovem, Chico Bento agora é moço!!


Outra queixa do público foi que o universo de Chico Bento não era rico e extenso o suficiente como o da TMJ para que houvesse exploração de conteúdo sem o risco de desgastar os personagens. 
Mas eu contrario esta ideia. Acho até que o universo de Chico Bento tem mais a oferecer do que o da Turma da Mônica. Enquanto a galera do Bairro do Limoeiro vive na mesma cidade de antes enfrentando novos tipos de aventuras, a turma da Vila Abobrinha tem a possibilidade de enfrentar novas situações com o passar da idade mas também levam vantagem em um quesito = O ambiente também é diferente do qual estávamos acostumados, criando mais personagens e ainda dobrando o número de possíveis novas aventuras. 

E, por falar em universo explorado, pode-se comentar que todo o potencial do Universo Chico Bento foi aproveitado. Pelo menos, na primeira edição, vemos referências a muitas coisas que conhecíamos dos gibis em que o Chico ainda era criança. Algumas são aparições de personagens e menções claras, outras já exigem um pouco mais de atenção (e conhecimento sobre a turma) para serem captadas.
Por exemplo, as principais referências encontradas na primeira edição de Chico Bento Moço se encontram na lista abaixo, por ordem de aparição:

A aparição mais bonita da revista. 

1 - Primeiramente, aparece Chico falando no seu clássico idioma ; O caipirês, enquanto conversa com sua amiga de infância, a vaca Maiada. 

2 - Enquanto Chico parte em direção a cidade de Nova Esperança para realizar uma prova, ele se lembra das pessoas que o apoiam. As presentes (enquanto abraça seu pai), as distantes (sua mãe rezando com velas e um terço) e as ausentes. Se tratando dos ausentes, Chico olha para o céu e observa uma estrela. De primeira vista, pode ser apenas uma estrela. Depois de melhor analisado, lembramos que aquela estrela pode ser a pequena Mariana, protagonista da historia "Uma Estrelinha Chamada Mariana", irmã mais nova do Chico que morreu ainda bebê e chegou a aparecer algumas vezes em forma de estrela para ajudar Chico e que, como mostrado na imagem acima, nunca o abandonou.

3 - Chico e Zé  Lelé fugindo de um exame de abelhas e pulam em um rio, assim como faziam na infância quando fugiam dos tiros de sal disparados pelo Nhô Lau. 

4 - Uma onça (o recorrente monstro que assombrava a turma quando criança) aparece e o pobre do   Zé  Lelé grita por socorro de um modo peculiar. "Oia a onça!". Quem se lembra dos antigos VHS com o filme do Chico que tenha este chamado como título. 

5 - Ao entrar na sala da Diretora Marocas (sua antiga professora) a turminha assume imagem de crianças aos olhos da mulher, o que nos passa uma bela sensação de nostalgia.

6 - Dois personagens clássicos aparecem. Primeiramente, o padre Lino da Vila Abobrinha dizendo para Chico que a fé move montanhas. Logo em seguida, o primo urbano de Chico, o Zeca, conversa com o pequeno caipira pelo telefone, mostrando que apenas mudou em tamanho e idade.

7 - Enquanto se despede de seu pai, Chico abraça também a galinha Giselda, seu favorito animal de estimação. 

8 - Um conhecido antigo do Chico aparece. Nhô Lau , que antigamente perseguia os garotos que roubassem suas goiabas, agora presenteia o rapaz com um saco cheio de suas goiabas.

9 - Provavelmente, o personagem que mais vibrei quando o reconheci na revista. Andando pela mata, Chico Bento encontra um homem negro e misterioso pedindo por fumo e que, também misteriosamente, some em um redemoinho. Revelando, assim, ser o Saci Pererê...personagem protagonista das historias que Chico ouvia de sua Vó Dita, que o encontra logo em seguida.


A única coisa que realmente daria motivos para os leitores reclamarem de Chico Bento Moço é o fato de terem sensualizado o pobre do Chico. Podemos aceitar que o público agora é  outro e que mudanças são aceitas na aparência dos personagens. Mas sensualizar o personagem que conhecíamos por sua ingenuidade e molecagem é quase inaceitável. Já colocá-lo sem camisa em três quadrinhos da página para que adolescentes histéricas gritem lendo, isso sim é  inaceitável. 

Porém, de resto, a revista parece bem completa. Claro que esta é  apenas a primeira ediçao, então nem podemos tomar nenhuma conclusão precipitada. Pode ser, claro, que quando o Chico finalmente chegar na cidade de Nova Esperança o roteiro se modifique e se distancie muito do que estamos esperando...gerando assim uma decepção. 
Mas se tudo for como na primeira ediçao, parece que Chico Bento Moço será uma ótima revista para colecionar. O que nos resta é  esperar e torcer pra que nos próximos meses, tenhamos material semelhante aos clássicos, como esse:


  

sábado, 7 de setembro de 2013

Top V - Atores que Poderiam Ser o Batman ao Invés do Ben Affleck



 Nos últimos meses, a internet nerd (nossa famosa internerd) explodiu com uma ótima notícia - O próximo filme do Super Homem (continuação de Homem de Aço) teria a participação de Batman, o herói favorito dos DCnautas. Provavelmente, essa foi a melhor notícia da Comic Con.
 Já nas últimas semanas, a internerd também explodiu. Também por causa do Batman e com uma notícia de importância igual ou, talvez, até maior. Porém, desta vez, uma notícia horrível que gerou uma ligeira depressão decepção entre os fãs do Homem Morcego - Ben Affleck, ator famoso por Argo, Pearl Harbor e o fiasco de Demolidor, será o Batman a contracenar com Henry Cavill  (o Super Homem do momento).
 Desde então, todos estão chorando as pitangas. Incluindo o pessoal do Omelete, a dupla do Jovem Nerd, o Izzy Nobre e até mesmo o PRÓPRIO BATMAN!
 Pra se ter uma ideia do quanto a escolha de Affleck foi insatisfatória, algumas pesquisas indicam que a escolha de Affleck foi mais xingada pelo público do que a escolha de George Clooney para o mesmo papel no terrível filme Batman & Robin de Joel Schumacher.
 Assim sendo, começam os inúmeros pensamentos de atores que poderiam ter sido escolhidos para o papel e que, mesmo não perfeitos, fazem jus à nova frase que mais lemos na internerd de 2013 : "Better than Ben Affleck".
 Assim, reuni cinco atores que seriam um ótimo Batman. Ou, pelo menos, um Batman melhor que Ben Affleck, responsável por destruir o Demolidor, no filme de 2003.


                                       
                                                      V - Jake Gylenhaal

 Tá, tá certo. Ele tem um sorriso canastrão e sarcástico igual o do George Clooney (Pior Batman da história), o que é bastante arriscado. Mas Gylenhaal tem expressões faciais, pouca barba, uma cabeça pequena e uma face carismática que o define tanto como herói ou como vilão, o tornando um ótimo anti-herói. E o Batman tem cara de anti-herói, mesmo sendo um característico super-herói, sem declines para o mal.
 Uma lente de contato, tinta preta nos cabelos e uma aparada na barba rala (pura sujeira castanha) fariam com que o eterno Dastan (Príncipe da Pérsia) se tornasse um excelente Bruce Wayne e Batman!
 Sem contar que as piadas rolariam soltas. Se muitos já brincaram com a ideia de Robin e Coringa terem estudado juntos, todos brincariam com a ideia de Batman e Coringa já terem sido amantes.

                                         
                                                                IV - Wes Bentley

 Exatamente! Depois de ter uma barba maneira em Jogos Vorazes, ser personagem em Motoqueiro Fantasma e ter sido um adolescente bizarro e psicótico em Beleza Americana, Bentley tem bagagem o suficiente para ser o Cavaleiro das Trevas. Sem contar que o talentoso de Arkansas já se mostrou digno de fazer uma voz de Batman, e também tem um rosto semelhante ao Bruce Wayne de nossas imaginações.
 Além do mais, Wes tem quem o ajudar a interpretar Batman, afinal, é grande amigo de Christian Bale que, aliás, foi quem sugeriu, em entrevista, que Wes o substituísse.

           
                                                                 III - Scott Adkins

 A pergunta é : Se a Warner pensou em Ben Affleck, por que não pensaram em Scott Adkins?
 Os dois atores são parecidos fisicamente, exceto pelo fato de que Adkins tem um rosto mais rígido, olhos menores, cabelos mais escuros, barba mais grossa e é MUITO mais musculoso do que Affleck. Resumindo, Scott Adkins é literalmente uma versão Batman do Ben Affleck, considerando que já se mostrou um ótimo bad boy como vilão em Mercenários 2 e um excelente lutador em X-Men Origins: Wolverine.


                                                                    II - Josh Brolin

 Brolin era o favorito de muitos.
 Segundo rumores que ele, recentemente, confirmou realmente terem sido cogitados, Brolin era um dos candidatos á Batman. E foi só sair essa notícia que todos ficaram realmente muito empolgados. E quando digo todos, são realmente todos. Incluindo a dupla Jovem Nerd e Azaghal, blogueiros brasileiros que se mostraram defensores de Brolin como Batman.
 A proposta de que no novo filme Batman estaria um pouco mais velho fez com que Brolin se tornasse uma escolha perfeita. Ainda mais depois das fotos em que aparece barbudo!!
 E sobre seus dotes de atuação, não podemos nem nos esquecer de que Josh se provou um excelente calculista barra pesada quando fez Os Goonies e quando fez, mais recentemente, Homens de Preto 3.


                                                              I - Gerard Butler 

 Exatamente!!
 Gerard Butler é a melhor opção para Batman, apesar de todas as diferenças que ele tenha do Homem Morcego.
 Imagine o Batman. Um homem centrado, bilionário, que consegue ser herói e vilão ao mesmo tempo, ter um sorriso amigável e um olhar ameaçador. Agora imagine o Batman gritando "Isso é Gotham!!".
 Todos sabemos que o que Butler faz de melhor é gritar (fato provado em 300, no papel de Rei Leônidas), e algo que seria uma proposta totalmente interessante é um Batman que grita, depois de todos os Batmans sérios e calminhos que tivemos (Adam West, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Michael Keaton). Inovar é sempre bom, ainda mais quando se aposta num ator talentoso que já ganhou prêmio de melhor luta (o que importa muito quando o assunto é Batman).

                                                          Menções Honrosas

 Jim Parsons - Sheldon Cooper (The Big Bang Theory) faria um ótimo Batman em 1960, na era em que Bruce Wayne era um rico canastrão e cômico.


 Danny Pudi - Abed Nadir (Community) já ficou um episódio inteiro vestido de Batman, atuando exatamente igual a Christian Bale, só com as diferenças de ser mais engraçado, mais carismático e mais...muçulmano.


 Jensen Ackles - Dean Winchester (Supernatural) também já soltou o seu clássico "I'm Batman" em um dos episódios do seriado. O curioso é que dessa lista de "menções honrosas", Ackles foi o único a realmente ser cogitado pela Warner para ser o Batman. Uma proposta que desagradou a muitos (como eu) e empolgou a muitos (como o pessoal da página Justice League? More like Batman and his Bitches). Como questão de curiosidade, vale lembrar que Ackles também já foi cogitado para Capitão América e Super Homem.


 E antes que falem que a questão Novo Batman não está sendo levada a sério nesse texto (devido a indicação de Jim Parsons, Jensen Ackles e Danny Pudi), é bom lembrar que existem outras pessoas que deveriam estar levando essa questão á sério e não estão. Pessoas mais importantes do que este texto - A Warner Bros.
 Afinal, não se pode escolher Ben Affleck para ser o maior bad boy da DC Comics e dizer que se está levando a situação á sério.
 O jeito é esperar pra ver no que vai dar...torcendo pra que tenhamos um Batman decente e torcer pra que, um dia após a estreia do filme, esse texto passe a ser considerado oficialmente errado.
 Pois, acreditem...todos os fãs do Batman que estão criticando Affleck desejam estar errados, mas temem estar certos!!